domingo, 9 de julho de 2023

Sangue e ouro (2023)

 


Padrão netflix, filme sobre a segunda guerra, roteiro bem linear, chega a ser um pouco exagerado na caracterização dos personagens e diálogos que são bem estereotipados.

Nesse sentido imita um pouco o estilo do Tarantino, mas aí fica só na cenas rápidas e violenta, de uma maneira um pouco gratuita.

Não dá para comparar com Bastardos Inglórios... acaba ficando no meio termo ação e caricatura.

A sinopse é um desertor em uma cidade do interior alemão durante o regime nazista, que se envolve em uma caça a um tesouro judeu. Na aventura ele é ajudado por uma jovem fazendeira que se torna seu par romântico.

O design de arte é bacana, mas fica nisso, o roteiro é bem linear e previsível.

Se você gosta de filmes de guerra com ação, aventura e humor, pode ser uma boa opção.

Nota 6, disponível netflix.

Sangue e Ouro | Site oficial da Netflix


Come true / Não feche os olhos (2020)


Muuucho loko...

Sou fã de filmes com atmosfera onírica ou sobre sonhos, esse junta isso com ficcção científica numa atmosfera beeeem sombria. 

Só de ser produção canadense já merece uma conferida.

O filme tem muitas referências diretas e indiretas a obra do autor Phillip K Dick, aqui no blog já comentei a série Electric Dreams.

Ele é bem parecido também com o Vanishing Waves, e lembra o Upstream Color, e os filmes do David Lynch.

Come True conta a história de Sarah, uma jovem que sofre de insônia e pesadelos. Em busca de uma solução, ela se inscreve em um estudo científico que monitora o sono dos voluntários.

Essa parte é onde o filme perde um pouco, na caracterização um pouco clichê dos personagens, mas por outro lado, não é a toa que fica até parecendo que o Harry Potter está no filme, isso tem uma razão que não posso contar para não dar spoiler... o estudo é cercado de mistério, que dá o clima de suspense do filme.

O ponto alto com certeza é o design visual e a fotografia bem soturna, e a trilha sonora eletrônica das cenas  malucas dos sonhos e pesadelos, que podem ser bem incômodas para algumas pessoas. 

Bom roteiro e prende até o final do tipo surpreendente.

Nota 8 recomendo, ainda mais porque só durmo a base de zolpidem.

https://www.imdb.com/title/tt7026488/



 
 











sexta-feira, 7 de julho de 2023

Os outros (2023)

 

Tragédia e ódio puro...

Uma das melhores produções nacionais dos últimos tempos, ótimo texto, ótima produção visual, mesmo o elenco sendo de primeira categoria, o roteiro é tão bom que acaba ofuscando as ótimas atuações tanto dos veteranos quanto dos estreantes.

Curiosamente, o cuidado na composição das cenas e nas entrelinhas do texto acaba roubando um pouco da espontaneidade, com atores latinos talvez daria mais sangre.

Em resumo um retrato extremamente fiel do inferno comum da vida contemporânea em condomínio. Só quem já morou que sabe.

No caso um condomínio chiquetésimo, com moradores cuiqueirentos.

A trama começa com uma briga de adolescentes na quadra, envolvendo os pais e vizinhos em camadas amargas e sem fim de pura intolerância, raiva e vingança, estendendo para o crime e corrupção dentro do condomínio,  sem final feliz. Adoro.

Série original do Globoplay  estrelada por Adriana Esteves, Maeve Jinkings, Milhem Cortaz, Drica Moraes, Eduardo Sterblitch. 

Melhor papel da carreira do Sterblitch até que enfim acertou um personagem!

A série foi criada por Lucas Paraizo, autor de “Sob Pressão”, e traz Fernanda Torres como uma das roteiristas.

Nota 9, recomendo só para quem nunca quis bater em vizinho.


https://globoplay.globo.com/os-outros/t/vbN21h5xX1/




domingo, 2 de julho de 2023

Vortex (2023)

 

Romance com ficção são gêneros difíceis de misturar...

Pior ainda se o argumento da ficção para a viagem no tempo é ruim.

Referência ao clássico Minority Report do Spielberg, o argumento é baseado em um óculos que permite ver uma cena de crime em realidade virtual 3D e que por um "bug" que o roteiro não explica, permite um policial interagir com sua esposa morta há 27 anos...

Aí o roteiro vai só em cima do já visto e fisicamente errado "se mudar o passado, muda o futuro" ou também chamado Efeito Borboleta.

Salva um pouco o design de produção, mas como falei nada novo que o Spielberg não tenha mostrado...

Os personagens também não ajudam muito, fora o casal  principal todos os outros não são adequadamente desenvolvidos, nem mesmo o assassino, então fica com no máximo nota 6.

Vale para treinar o francês, mas nessa linha recomendo então assistir Les Revenants, aí sim uma série francesa porreta que inclusive foi refilmada em inglês, mas o original é melhor!!

https://www.imdb.com/title/tt15850486/




Five days at Memorial (2022)

 


Que me crucifiquem o quanto quiserem, mas fiquei mais incomodado com a falta de iniciativa do povo de quebrar as janelas do hospital e fazer balsa com o que tivesse à mão, que com a eutanásia dos pacientes...

Sem querer diminuir em nada a relevância e tamanho da tragédia humana da história, analisando do ponto de vista estritamente como produto midiático, seria para um filme de uma hora e quarenta e produziram oito capítulos de uma hora... 

Baseada no livro homônimo de Sheri Fink, narra os acontecimentos dramáticos que ocorreram no hospital Memorial Medical Center, em Nova Orleans, durante e após a passagem do furacão Katrina, em 2005.

Se lembram bem o presidente era o George Bush que deixou a cidade à própria sorte.

Boa atuação da Vera Farmiga e Cherry Jones.

Achei que mesmo com todo custo de produção o resultado final não ficou bom... nota 6.



https://www.imdb.com/title/tt3283594/

Young Ahmed (2019)

'''


Recuperando um post do facebook em 2019:

Esse filme ganhou melhor diretor e foi indicado para palma de ouro em #Cannes2019, tem um argumento interessante sobre o fundamentalismo religioso que é um fenômeno que estamos vendo aqui no Brasil, e até prende o espectador mas comete o pecado fatal de não ter um final!

Nota 6, recomendo a série Our Boys da HBO que é bem melhor.

The night manager (2016)

 

Recuperando um rápido comentário no facebook em 2016 para deixar guardado aqui no blogger:

Ótimo roteiro, elenco e produção! A BBC não economizou. Tom Hiddelston e Hugh Laurie estão fantásticos mas o melhor personagem é o leão de chácara homossexual Corky, com o melhor sarcasmo que o humor negro inglês pode ter!

Nota 9, recomendo!


https://www.imdb.com/title/tt1399664/