segunda-feira, 22 de março de 2021

Colectiv (2020)

 Colectiv Poster

Este documentário está indicado em duas categorias no #oscar2021: melhor filme estrangeiro e melhor documentário de longa metragem.

Com relação à primeira, a indicação foi inadequada, devido ao grande número de boas produções que mereceriam mais, inclusive o nosso Bacurau e outros que comentei por aqui no blog.

Mas como documentário, é essencial que ele seja visto pelo maior número possível de brasileiros, pois tem tudo a ver com a distopia pela qual estamos passando no momento.

O documentário mostra a trajetória de um grupo de jornalistas que conta a história das vítimas de um incêndio na boate Colectiv em Bucareste em outubro de 2015, que matou 64 pessoas, 27 no incêndio e 37 depois. As mortes posteriores ao incêndio ocorreram por problemas de corrupção no sistema de saúde romeno, envolvendo desde a seleção para diretores de hospitais, o envio de pacientes para países vizinhos  até grandes empresas fornecedoras que fraudavam produtos usados na assepsia das salas de cirurgia.

Essas mortes forçaram a troca do gabinete de governo e a queda do ministro da saúde.

É impossível não traçar paralelos com o Brasil em que banalizamos a morte de quase 3000 pessoas por dia e tivemos quatro ministros da saúde em menos de um ano.

O incêndio da  Colectiv teve a mesma causa do incêndio na boate Kiss em Santa Maria, RS: fogos de artifício para finalizar a apresentação de um show na boate. No crime brasileiro, 242 pessoas morreram e 680 ficaram feridas. Em 27/01/2021 esse caso completou oito anos sem que ninguém, além das próprias vítimas e seus familiares, tenham sido punidos.

Como justificar para as pessoas do futuro que quase 300.000 mortos por covid-19 no Brasil na data de hoje 22/03/2021 não tenha sido suficiente para incriminar e derrubar um governo que nem esse nome merece?

Nota 8 para o documentário, porque como sociedade, estamos mesmo com nota zero.

https://www.imdb.com/title/tt10706602/




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário