A melhor série do ano até o momento, no gênero Ficção Científica, indiscutivelmente.
A ver se a 7a temporada de Inside #9, que segue no topo há sete anos sucedendo Breaking Bad, terá condições de superar.
Parte da história se passa na Lumon, uma empresa mais do que sinistra e incomum, cujos empregados tem tarefas bizarras como classificar conjuntos de números ou criar carneirinhos, mas não têm ideia do que é exatamente o negócio ou produto da firma.
O argumento é que mediante um processo de microcirurgia no cérebro, quando estão na empresa eles não se lembram de suas vidas pessoais e vice-versa, quando estão fora da empresa não tem memórias do que se passa lá dentro.
Dirigida por Ben Stiller, o design de arte é simplesmente SENSACIONAL. Ao entrar na empresa todas as imagens e todos os espaços são literalmente comprimidos e claustrofóbicos, corredores intermináveis e labirínticos, monocromáticos, obsessivamente organizados e limpos, absolutamente simétricos e disciplinados, para tudo há uma regra no manual. Nota-se que na verdade há uma clara analogia entre o manual e a Bíblia e tudo na empresa se processa como numa seita religiosa, cujo deus é o dono e fundador da empresa.
Ao descumprir as regras os funcionários são submetidos a sessões de verdadeira lavagem cerebral e tortura, ironicamente chamadas de terapia de bem estar e uma das salas onde isso ocorre é chamada de sala de descanso (break room).
O mais bacana é o tratamento retrô que é dado aos equipamentos, os computadores e demais utensílios são todos analógicos, com a cara dos anos 1960 ou antes.
Fora da empresa todo o cenário muda em ambientes mais quentes como o interior da casa ou um bar ou mais frios, como ruas sob neve, admitindo o caos e desequilíbrio do mundo real.
São MUITAS referências que estão na tela, desde 2001 uma odisseia no espaço, Star Trek, mas também clássicos como o Iluminado, Matrix, Black Mirror e por aí vai.
Como a série foi filmada durante a pandemia, curiosamente o ator principal Adam Scott viveu na pele o mundo ambientado na história, pois durante o período de filmagens dividiu o dia no estúdio cheio de medidas de segurança sanitária, com as noites isolado e longe da família.
Uma distopia não muito distante do mundo real, recomendo só para quem dá conta de perceber o quanto o trabalho acaba muita vez nos fazendo parecer ou nos tornando pessoas bem diferentes do que somos intimamente.
Destaque para o Christopher Walken e John Turturro que roubam a cena como coadjuvantes.
Nota 10, disponível na Apple TV.
Está com nota 8,7 no imdb, quem acompanha esse ranking sabe que é uma nota muito alta!
https://www.imdb.com/title/tt11280740/
E para quem é nerd de internet, a série surfa numa mitologia que tem se consolidado na rede chamada de "Backrooms" dá um Google ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário