domingo, 7 de julho de 2024

SILO (2023~)

A Apple TV+ não decepciona quando o gênero é FC!

No catálogo do streaming tem muitas produções de primeira qualidade, sendo que a campeã melhor de 2022 e 2a temporada mais aguardada dos últimos dois anos é Ruptura

Por lá os fãs do gênero encontramos também Fundação, For All Mankind, dentre outras.

O Silo estava na minha fila de séries desde o lançamento no ano passado e não saiu da curva, ótima série de FC dramática adaptada de uma trilogia de livros  do autor Hugh Howey , totalmente focada no roteiro e personagens, com poucos efeitos especiais, mesmo assim com um design de produção muito cuidadoso, e que consegue manter o mistério que prende o espectador até a última cena.

A história se passa em um futuro pós-apocalíptico, onde os últimos sobreviventes da humanidade vivem por várias gerações em um silo subterrâneo com dezenas de andares, protegidos de um (suposto) ambiente tóxico do mundo exterior.

Para viabilizar isso, todo um sistema de governo autoritário baseado em censura e controle genético e da informação tem que ser imposto à força. Nesse sentido, as produções de tv estadunidenses mostram toda a sua sutileza, e lógico que os habitantes mais ricos moram nos níveis mais altos e os trabalhadores no fundo do Silo.

E longe de terem à sua disposição recursos tecnológicos avançados e computadores falantes, uma das coisas mais legais na direção de arte, que até poderia ser mais explorada é que é tudo antigo e reciclado. 

Bom roteiro, vai entrelaçando as subtramas dos personagens com a trama principal de forma que consegue adentrar bem todos os arcos, ate mesmos dos personagens que são praticamente figurantes. A reviravolta é um pouco previsível, a chave da trama só é entregue no último episódio, com um cliff hanger  muito bem feito.

O único elemento do roteiro que considerei mais inverossímil e acaba gerando uns furos em termos do tempo que os personagens gastam para ir de um lugar ao outro é a inexistência de elevadores. Para não ter que explicar muito um dos personagens principais explicita que isso é um dos grandes mistérios a serem resolvidos.

A protagonista principal é uma engenheira, filha de um médico da classe alta que sai de casa adolescente e vai morar com a classe trabalhadora. Ela começa a buscar respostas sobre os mistérios que rondam o tal silo, desvendando segredos perigosos e ameaçando a ordem social.

Nesse aspecto as referências de distopias clássicas são sem dúvida Admirável Mundo Novo e 1984.

Aliás estou chocado que o SyFy produziu uma série com a história do Huxley em 2020 e eu nem fiquei sabendo!!! Vou ter que furar a fila...

O elenco está sensacional, a produtora executiva é a atriz principal Rebecca Ferguson e inclui nomes como Tim Robbins, que junto com o restante estão muito bem.

A série não apenas entretém, mas também deixa reflexões sobre temas como sustentabilidade, sobrevivência, sociedade e a natureza humana. 

Nota 8, recomendo, se alinha com outras grandes obras do gênero e estabelece seu próprio espaço, oferecendo uma visão um futuro possível, para uma humanidade que não quer conviver com o diferente nem preservar o próprio planeta. 

Silo (Série de TV 2023– ) - IMDb





Nenhum comentário:

Postar um comentário