segunda-feira, 31 de maio de 2021

A voz humana (2020)

 The Human Voice Poster

Ando mesmo brigando com as notas do imdb, esse está com 6,9 e gostei bastante dele...

Contei aqui e já assisti onze longas do Almodóvar, e adorei esse curta, achei até melhor que muitos longas dele.

Pode ser porque sou fã de carteirinha da Tilda Swinton, mas acho que o formato acabou demandando do diretor uma maior atenção na síntese visual, que via de regra ele já  faz muito bem.

Somado a isso, as características e densidade do texto naturalmente exigiram uma maior capacidade de criar metáforas em muitas camadas, no mesmo plano de cena. O cartaz já é um exemplo desse exercício que vai da primeira até a última cena, inclusive os créditos.

É uma adaptação de uma peça,  em que uma mulher de meia idade conversa ao telefone com o amente que acaba de abandoná-la. Um  monólogo, que na verdade é um diálogo telefônico,  em que o espectador espectador escuta um dos falantes e é forçado a imaginar a fala do outro que não está em cena.

Uma grande sacada foi assumir a casa da personagem literalmente como cenário e para quem curte arte, moda e design o filme é um vulcão de referências visuais. Se vc faz parte desse público, considere imperdível.

Nota 9, recomendo! Acho que merece indicação para o #oscar2022, mas não é muito a cara da academia...

https://www.imdb.com/title/tt11760792/ 

Almodóvar busca na atuação de Tilda Swinton o abrigo à sua alma gay -  01/04/2021 - Ilustrada - Folha

Antevisão | A Voz Humana: A Mulher de Fogo | Magazine.HD 

Almodóvar busca na atuação de Tilda Swinton o abrigo à sua alma gay -  01/04/2021 - Ilustrada - Folha 

La voz humana - Filmin

 

 

domingo, 30 de maio de 2021

Cruella (2021)

 Cruella Poster

Produção manda o estagiário abrir a lista de indicados do #oscar2022 e anotar esse para atriz principal, atriz coadjuvante, direção de arte, figurino (esse pode até já deixar reservado), cabelo e maquiagem e se bobear até canção original.

Confesso que estava com preguiça depois de tanto live action ruim que a Disney andou lançando, mas sou obrigado a dar o braço a torcer que é um bom filme, ótimo entretenimento, a altura dos desenhos originais e também da caracterização anterior com a Glenn Close.

As duas Emmas, Stone e Thompson estão perfeitas e, e o restante do elenco também está muito bem. 

Ótimas participações de Emily Beecham que ganhou melhor atriz por Little Joe em #Cannes2019, e Paul Walter Houser que deveria ter sido indicado no #Oscar2020 pelo "Caso Richard Jewell". Destaque também para o Kayvan Novak, o Nandor da hilária série O que fazemos nas sombras, fazendo uma ponta de advogado.

O roteiro tem um bom equilíbrio entre drama e comédia, na dose certa para agradar aos públicos infantil e adulto. 

A história mostra a origem da vilã que já conhecemos, conseguindo até relativizar as suas malvadezas e deixá-la com ares de heroína, ao contrastar com uma outra vilã ainda pior, magníficamente representada pela competentíssima Emma Thompson, que reencarna a Miranda de "O diabo veste Prada" como se tivesse saído de um cartaz antigo dos anos 1920, esbanjando deboche, em algumas cenas, só mexendo a sobrancelha ou o nariz.

O figurino conta com um vestido arrasador em cada cena e a trilha sonora também está sensacional, o que nunca deixou de ser uma marca dos bons filmes da Disney.

Nota  8. Recomendo. Tem tudo para ser recorde de arrecadação da indústria em 2021.

https://www.imdb.com/title/tt3228774/ 



 

sexta-feira, 28 de maio de 2021

L'amant double (2017)

 O Amante Duplo Poster

Muuucho loko! Indicado a palma de ouro em #Cannes2017.

Esse filme começa parecendo que vai ser como 9 1/2 semanas de amor ou 50 tons de cinza e termina parecendo com o Iluminado... 

Muitas referências a Brian de Palma, Alfred Hitchcock, Roman Polanski, "o bebê de Rosemary". 

Parece um roteiro escrito pelo Stanley Kubrick e dirigido pelo David Lynch

Recomendadíssimo mas só para quem não se incomoda de terminar o filme com aquela sensação de "hein? peraí..." 

Muitas camadas subliminares, psicólogos assistam ae e me digam! nota 8, merecida indicação para palma de ouro.

domingo, 23 de maio de 2021

História de um Casamento (2019)

 História de um Casamento Poster

Atenção: este comentário contem spoiler. 

Pra início de conversa, o título está errado, pois é uma história de divórcio....

Xarope, mas um bom xarope. Roteiro batido, de divórcio no tribunal envolvendo guarda de filho. 

Ok, mereceu a indicação de filme para o #oscar2020 mas não tem condições de concorrer com Coringa, Era uma vez em Hollywood e muito menos com Parasita. 

Adam Driver e Scarlett Johansson tb mereceram as indicações, e as atuações que salvam o filme, junto com a Laura Dern e o Ray Lyotta. 

Porém, considerando o tema, é bem pior que outros que já concorreram como "sem amor" e "uma separação", mas vale conferir.

 

1917 (2019)

 1917 Poster

Fiquei bem decepcionado com este filme, depois de ler tanta crítica boa... 

Meloso, ritmo lento. O mérito do filme é ser bem filmado, a fotografia é cuidadosa e bem feita, mas tenta fingir que é um plano sequência contínuo que não cola e o roteiro dá sono até no meio do bombardeio. 

Dá para enumerar uns cem filmes de guerra melhores. No inicio do filme o uniforme dos soldados está lavado, passado e engomado... 

Mas parece que as pessoas  gostaram, afinal foi indicado em inúmeras categorias inclusive melhor filme e ganhou vários #oscar2020...

Pra mim, dispensável, nota 6.

 

 

sábado, 22 de maio de 2021

Feito na América (2017)

 Feito na América Poster

Bom thriller, bem humorado e andamento dentro do padrão hollywoodiano mas sem nada que vc já não tenha visto antes em outros filmes de tráfico de drogas por avião ou com o Tom Cruise pilotando aviões...

Esse especificamente é baseado na história de Barry Seal um piloto americano que trabalhou para a CIA nos anos 1980 e teve participação no caso Irã-contras.

Sinceramente gostei mais de Vips, com o nosso Wagner Moura. Fica no mesmo nível de  outros filmes parecidos nessa temática como Traffic, Profissão de Risco, Cães de guerra e Prenda-me se for capaz.

Recomendo, nota 7.

https://www.imdb.com/title/tt3532216/

Abacus: Pequeno o Bastante Para Condenar (2016)

Abacus: Pequeno o Bastante Para Condenar Poster

Indicado a melhor documentário no #Oscar2018. Bom filme, conta a história de um pequeno banco comunitário em Chinatown (Nova Iorque), único banco a ser acusado de fraude e perseguido pelo governo dos EUA após a crise financeira de 2008.

Ao final do processo, a família acumulou gastos de 10 milhões de dólares para enfrentar o governo. Seja nos EUA ou aqui, a justiça é um ramo lucrativo.

 Disponível no prime video.

https://www.imdb.com/title/tt5952382/

 

Calls (2021-)


Aêêêê... ainda existem mentes criativas trabalhando na indústria do entretenimento!!! No meio de tanta série enlatada, é muito bom de vez em quando ser surpreendido por alguma coisa com vigor original e essa série tem isso. 

Porque eu adorei esta série:

- Não tem imagens dos atores, somente áudio, efeitos sonoros e gráficos, o que te força a prestar atenção e usar a imaginação;

- Como o título indica, a série retrata chamadas telefônicas, o roteiro não é sensacional, no momento de revelar a trama dá algumas derrapadas, mesmo assim é acima da média; 

- Os episódios são curtos, na maioria entre 12 e 20min, a princípio parece uma antologia com histórias separadas, mas aos poucos o espectador vai conectando os pontos;

- A parte visual é constituída pelo texto da chamada que é mostrado na tela, e junto com outros elementos gráficos e sonoros - que remetem a ondas e espectros sonoros, é utilizado para expressar o clima de cada cena que é deixada para o espectador imaginar;

- O design gráfico consegue expressar os muitos ruídos que sempre experimentamos na comunicação por telefone e por mensagens de texto;

Baseada em uma série francesa com o mesmo nome, versão em inglês produzida pela Apple TV.

Nota 9, com certeza a melhor de 2021, só perdendo para Inside no. 9, até o momento.

https://www.imdb.com/title/tt9327706/



 

domingo, 16 de maio de 2021

Hot fuzz / chumbo grosso (2007)

 Chumbo Grosso Poster

Boa comédia, ótimo elenco, entrega o que o título promete.

A sinopse é o melhor policial da corporação de Londres, com ficha impecável e tolerância zero, que é transferido para uma cidadezinha no interior porque está atrapalhando as promoções dos colegas de batalhão. 

O problema é que a tal cidadezinha é cheia de esquemas e o roteiro envolve também um serial killer.

Bom entretenimento, divertido, bem exagerado, ótimo timing e boas piadas, mas perde um pouco a mão com a grossura e quantidade de chumbo na parte final do filme.

Nota 7, recomendo. https://www.imdb.com/title/tt0425112/

 

Entre Facas e Segredos (2019)

 Entre Facas e Segredos Poster

 Bom entretenimento, ótimo elenco, mas não vale a indicação para melhor roteiro original no #oscar2020

Mediano, linear, apresenta os personagens com nome na tela, pouca reviravolta para filme de mistério.

Mesmo assim recomendo, nota 7, mas não é nem de longe um dos melhores do gênero... nem tem mordomo!...

 https://www.imdb.com/title/tt8946378/

Vida Selvagem (2018)

 Vida Selvagem Poster

Bom filme, difícil achar adjetivos para ele, o que me ocorre é "difuso". Esses tons pastéis aí do cartaz são de propósito, nada no filme é muito extremo, desde a fotografia até direção de arte e o roteiro adaptado.

Isso reforça a angústia de acompanhar a narrativa estruturada na perspectiva do filho do casal, que pouco a pouco vai vendo a família perfeita do sonho americano se corroendo e desfazendo.

Nem os incêndios que estão no filme aumentam a temperatura.

Boas performances da Carey Mulligan e do Jake Gyllenhall,  Paul Dano é um ator estreante na direção, vocês vão se lembrar dele como o irmão mais velho da pequena miss sunshine.

Exagerou na neutralidade. Como manifesto é positivo por não fazer juízo de valor nem do pai que abandona a família,  nem da mãe que vai a luta e busca um novo relacionamento, nem do filho que nada faz para evitar a separação.

Mas como entretenimento, faltou paixão e emoção. Talvez seja exatamente esse o argumento.

Nota 7. Nessa temática recomendo mais o iraniano "Uma separação".

https://www.imdb.com/title/tt5929754/

 


sábado, 15 de maio de 2021

Bombshell (2019)

 O Escândalo Poster

Bom filme, mereceu a a indicação para o #oscar2020, se não estivesse concorrendo com Parasita e Coringa, acho que até teria chance de ganhar. 

O tema não é original: assédio sexual nos bastidores da TV, mas é algo que sempre merece ser mostrado, o problema é que os filmes denúncia do oscar sempre ficam no limite entre criticar e reforçar ou naturalizar o que estão criticando... nesse caso acho que o filme é razoavelmente bem sucedido no que pretende destacar, tem muitas camadas da cultura americana que é difícil para os brasileiros percebermos, apesar de que aqui no Brasil já vivenciamos mais ou menos o que é a disputa de narrativa e poder entre republicanos e democratas, guardadas as devidas proporções. 

O elenco é muito bom, destaque para o John Lithgow e Charlize Theron, ambos estão difíceis de reconhecer... Nota 7,5 recomendo.

https://www.imdb.com/title/tt6394270/ 

Mary Shelley (2017)

 Mary Shelley Poster

Mais pompa do que cinema... Sinceramente um desperdício, a história teria todos os elementos para gerar um roteiro super denso, mas o resultado é um xarope diluído.

Uma jovem escritora no século XIX, aficionada por contos de terror, que sai de casa para viver com um poeta libertino porém casado e que  de quebra leva a irmã junto? Dá um filmão né? Só que não...

Fica a impressão que o orçamento foi para direção de arte, figurinos e penteados, que  ainda salvam alguma coisa, mas a dupla de atriz e ator principais deixaram muito a desejar.

Nota 6, recomendo só para quem gosta de filme que mostra os verdadeiros criados mudos ingleses perto da mesa de jantar.


 

When they see us / olhos que condenam (2019)

 Olhos que Condenam Poster

Por mais que seja pertinente e haja muitos pontos em comum, eu sempre acho muito difícil transpor as leituras e representações da mídia estadunidense sobre racismo para o contexto brasileiro.

Eu realmente não acho que é só uma questão de traduzir jargões.

Não há dúvida que o racismo estrutural é uma chaga aberta do Brasil, mas eu tenho dúvida sim sobre o quanto as produções feitas nos EUA para cinema e TV são capazes de despertar uma mobilização aqui, necessária para transformar isso.

Na maioria das vezes (repito muito isso nos comentários que registro nesse blog) elas me parecem reforçar os preconceitos que poderiam estar pretendendo denunciar.

O ponto mais positivo que vi nessa minissérie é que ela me pareceu mais sincera nesse aspecto. Como é padrão nas dramatizações de casos reais, tem lá seus exageros apelativos na tentativa de emocionar, mas o resultado é bastante satisfatório - uma exceção quando se fala de produções da Netflix.

A sinopse é o caso real conhecido como "os cinco do Central Park", ocorrido em 1989. 

Cinco jovens pobres, quatro negros e um hispânico foram injusta e controversamente condenados pelo estupro de uma jovem branca. Eles cumpriram entre seis e treze anos de prisão, até que o real culpado confessasse o crime, em 2002, o que ficou provado por exames de DNA. 

Detalhe: na época, Trump gastou 85 mil dólares em anúncios de jornal pedindo a pena de morte para os garotos.

O tema central é muito bem abordado e a consagrada diretora Ava Duvernay conseguiu desdobrar a narrativa para mostrar o impacto nas famílias.

São quatro episódios compridos, de uma hora, o último 90min. E vale a pena conferir as entrevistas com os protagonistas reais, contendo inclusive os vídeos reais das confissões a que foram coagidos, como por exemplo esse abaixo.

Nota 9. Recomendo. https://www.imdb.com/title/tt7137906/  

Depois dessa coloquei o longa Selma dessa mesma diretora, e a série recente Them na fila.



sexta-feira, 14 de maio de 2021

Jojo Rabbit (2019)

 Jojo Rabbit Poster

Vi esse filme ainda no calor da polêmica do especial de natal porta dos fundos e etc sou inteiramente contra censura de qualquer tipo ao humor, inclusive quando tira sarro da religião ou neste caso, do nazismo. 

Esse tipo de humor mais ousado anda em cima de uma lâmina tão afiada que às vezes parece até que passa um pouco do limite, pois às vezes o preconceito fala mais alto que a inteligência e é difícil perceber o quão cômica pode ser uma tragédia e não percebemos a crítica ácida. 

É até desconcertante ver que dá para fazer um filme super alto astral sobre os horrores cometidos pelos alemães na 2a guerra. 

O ator Taika Waititi que faz Hitler que é o diretor do filme está muito bem no papel. Posteriormente passei a acompanhar a produção dele, e tanto o longa quanto a série O que fazemos nas sombras são absolutamente imperdíveis.

O Sam Rockwell tambem está muito bem no filme. 

Merecida indicação para produção de arte e figurino no #oscar2020

Scarlett Johansson bombou na temporada,  indicada para melhor atriz em Historia de um casamento e atriz coadjuvante neste - merecida. 

Mas para melhor filme, a indicação foi exagerada. Para este tema a minha recomendação vai para "bastardos inglórios", "Ele está de volta", lembro também de "trem da vida" e de Chaplin, o do Roberto Benigni (A vida é bela), nunca curti muito. 

Nota 8, assista só se você se sente preparad@ para piadas sobre maneiras de matar judeus.

https://www.imdb.com/title/tt2584384/

 

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Ford vs Ferrari (2019)

  Ford vs Ferrari Poster

"Filme de corrida". Bastava dizer isso. 

Melhor filme no #oscar2020? Sério, academia?... 

Quantas vezes já viram o roteiro - prepara para corrida - corre, corre, corre - perde chora ganha comemora? 

Indicação merecida para o Christian Bale, em 2020 ano o páreo para ator foi difícil. 

Matt Damon também está muito bem, merecia mais que o Joe Pesce pelo irlandês. 

Nota 7 só por causa das atuações. 

Recomendo só para quem assistiu os nove filmes Velozes e Furiosos... e gostou. O filme não é ruim mas o Relâmpago McQueen e o Tom Mate são mais divertidos.

Istanbul pelo olhar dos cães e gatos: Stray (2020) e Kedi (2016)

 

 Empenho: Pelos Olhos dos Cães Poster  Gatos Poster

Istanbul é uma cidade apaixonante, por muitos motivos.

O que mais me encantou na cidade, que também se pode ver nesses dois documentários, é a música do Alcorão cantado nas mesquitas, que preenche toda a cidade, no nascer e no pôr do sol. A cena final do Stray é exatamente com isso e ficou sensacional.

Outra característica marcante - até pelo cheiro - é a presença dos gatos, em maior número que a dos cães, são milhões.

Em ambos os documentários é possível sentir um pouquinho da cultura turca, que tem alguns pontos em comum com a brasileira - para além dos estereótipos, o jeitinho brasileiro encontra ressonância no jeitinho turco.

Recomendo ambos os filmes, nota 8.

Confiram os trailers clicando nos cartazes e os meus álbuns de fotos no facebook estão nos links abaixo


 Nenhuma descrição de foto disponível. 

Nenhuma descrição de foto disponível. 

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível. 

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.299061436790568&type=3 

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.299079200122125&type=3 

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.299096466787065&type=3

 

No matarás (2020)

 No matarás Poster

Mediano a ruim.  Filme espanhol de 2020, o roteiro é bem inverossímil, a sinopse é um rapaz todo certinho que em uma determinada noite cruza o caminho de uma moça toda erradinha...

Curiosamente é um pouco parecido com outro que vi recentemente, Cuando los angeles duermen, mas o roteiro não se compara, esse é bem pior e por mais que tente lançar mão de situações físicas, inclusive sexuais, não consegue chegar no mesmo nível de tensão.

O ritmo na primeira metade do filme é super lento e na cena mais tensa do filme eu achei que ele iria virar uma comédia, que estava rolando um golpe parecido com o do meloso "Focus/Golpe Duplo", mas não, ele segue em frente como um thriller ruim mesmo.

Igualmente tem ecos e referências do Depois de Horas do Scorcese, mas sem o Scorcese...

Nota 5, recomendo só para quem está treinando espanhol assistindo filmes sem legenda.

https://www.imdb.com/title/tt4359330/


 

terça-feira, 11 de maio de 2021

Ad Astra: Rumo às Estrelas (2019)

Ad Astra: Rumo às Estrelas Poster

Esse filme lembra um pouco o Interestelar, que não curti muito, contrariando o senso geral, pois raramente encontro alguém que também não tenha gostado.

 Um astronauta viaja uma viagem compriiiida pelas estrelas, envolvendo vida e morte de vários cientistas e tripulações no processo, só para fazer uma DR com o pai.

 Nota 6, ainda rapou uma indicação de mixagem de som no #oscar2020, recomendo só para quem estiver com insônia.

 Minha astronauta favorita continua sendo a tenente Ripley, de Alien.

 

A cabana (2017)

 A Cabana Poster

Mediano para ruim, um dos filmes estadunidenses mais pretensiosos que já vi... Os jargões comuns com soldados americanos matando asiáticos, russos, árabes ou hispânicos (tanto faz) para salvar o mundo são mais honestos.

A intenção até que é muito boa, mas o resultado é uma xaropada mais que desastrosa.

A sinopse é um cidadão de bem, americano estereótipo típico que por conta da perda de um familiar próximo se revolta com Deus e é convidado a passar um fim de semana numa cabana, literalmente na companhia do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

O filme tenta atacar questões existenciais as mais complexas com um melodrama novelesco barato cheio de chavões, como se fosse alta filosofia, as referências visuais do filme são parecidas com as que vc encontra em folhetos religiosos.

 

Não que essa temática seja tabu, mas no gênero comédia dramática Deus já foi melhor representado, por exemplo pela Alanis Morrissete em Dogma ou até mesmo pelo Morgan Freeman contracenando com o Jim Carrey e o Steve Carrell. E lógico pela tetracampeã Francis McDormand em Belas Maldições. Infelizmente a Octavia Spencer mandou mal... A brasileira Alice Braga faz uma ponta no filme.

Nota 5, não recomendo, a não ser que vc acredite num paraíso celeste silvestre ensolarado e florido com criancinhas brincando com leõezinhos mansinhos. Nesse caso vai fundo, que vc vai adorar.