Fortíssimo candidato ao #oscar2023 de melhor animação. Se ganhar, ficarei bem contente, pois em termos técnicos ficou perfeito, eu diria mais que o Gato de Botas 2.
Projeto antigo do já consagrado diretor, que está na sua quinta indicação para o Oscar e já levou duas estatuetas pelo duvidoso A Forma da Água, no ano passado foi indicado pelo Beco do Pesadelo.
Interessantíssima versão, destaque não só para a técnica em stop motion, a cargo do codiretor Mark Gustafson (Fantástico Sr. Raposo / Wes Anderson) , mas também para as dublagens em grande elenco, com Tilda Swinton, Evan Mc Gregor, Cate Blanchett, Christopher Waltz e David Bradley.
Eu não o classificaria como um filme infantil, pelo contrário, as crianças não vão gostar muito do tom sombrio e temas nem tão infantis que essa versão traz, lembrando um pouco o Inteligência Artificial do Spielberg.
Só pra começar a história é passada na Itália fascista do período entre Guerras, inclusive tem uma caricatura do Mussolini, ambiente que o diretor já tratou criticamente antes em Labirinto do Fauno e no Espinha do Diabo. Fica meio óbvio mas com tanto ditador de direita e massa de manobra por aí, é válido.
Outro tema que já logo no início é colocado e tratado sem amenizar muito é a morte, sendo que o personagem transita algumas vezes pelo além durante o filme.
Outra coisa que deve assustar os pequenos é que os personagens não são "bonitos", sendo que todos chamam atenção pelos defeitos físicos e são deliberadamente feios.
A técnica de animação stop motion além da casar perfeitamente com o boneco de madeira articulado também aproxima a dinâmica dos demais personagens dos autômatos.
Alguns personagens do original são alterados com sucesso, por exemplo a Fada Azul, ganha uma irmã doppelganger, uma dando o dom da vida e a outra controlando a morte.
Das grandes produções dessa história recentemente, esse foi o que mais me agradou.
Nota 8, disponível Netflix!
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