quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Nightmare Alley / O beco do pesadelo (2021)

 Nightmare Alley (2021) - IMDb

Ótimo filme, bom roteiro, excelente elenco, indicado para quatro #Oscar2022: filme, figurino, design de produção e fotografia, vencendo em qualquer uma, terá merecido.

O ponto alto certamente é o ótimo e grande elenco, Bradley Cooper já é figurinha batida nas grandes produções anuais, neste inclusive ele é um dos produtores executivos. São bem marcantes as cenas do início em que ele quase não fala e vai fazendo a transição para um mestre na lábia de enganar.

Mas vem com performances maíusculas da Toni Collete e Cate Blanchett que sou fã de carteirinha,  Willem Dafoe, Rooney Mara, Richard Jenkins e para mim o melhor coadjuvante foi o Richard Strathairn que tem se destacado na série The Expanse e está magnífico no filme.

O filme é a segunda montagem para o cinema do livro homônimo de 1946. Refletindo o clima depressivo da crise econômica e da segunda guerra mundial, o diretor Guillermo del Toro entrega um thriller sinistrão e noir, em alguns momentos até flertando com um horror corporal (parecido com o de Titane) juntando muito bem e com muito cuidado nos detalhes,  todas essas categorias em que foi indicado, articulando muito bem os mesmos elementos vistos no Labirinto do Fauno e a Colina Escarlate.

A sinopse é um jovem homem atormentado pela memória do pai que se junta a uma trupe mais que exótica de um carnival - mistura de circo com parque de diversões. Com o seu grande talento e facilidade de aprendizado ele vai logo dominando todos os "macetes" dos números e se torna muito hábil na arte do mentalismo, fingindo ser um médium e se aperfeiçoando cada vez mais na arte de iludir, até encontrar uma psicóloga femme fatale que vai mudar a sua vida, para pior...

Sombrio... e belo! Nota 8, recomendo.

https://www.imdb.com/title/tt7740496/

Os filmes todos que concorrem ao oscar desse ano são compridíssimos, esse tem 2h30min, Drive My Car está na minha fila aqui, já vi que tem 3h...

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário