Será que o que o Tarantino tentou com Django Livre o Jeymes Samuel conseguiu com esse filme?
Não tenho certeza... bem difícil comentar. Imagino o quão difícil tenha sido reunir as condições para filmá-lo.
Inicia com o letreiro: Essas.Pessoas.Existiram.
Minha impressão do filme como entretenimento foi boa, eu daria uma nota 7, porém o que eu mais gostei nele foram os elementos que talvez ele tenta criticar e contextualizar, que é a violência gráfica e exagerada e os personagens malvadões dos filmes do Tarantino. Dá para falar que é imitação?
Mas aí tem a questão do protagonismo contra o racismo, que outros diretores, como por exemplo o Spike Lee usam muito bem e que resultou em ótimos filmes como o recente Infiltrado na Klan. Mesmo os filmes produzidos pelo Will Smith que eu não gosto tanto também vão bem nesse aspecto.
No outro extremo está o Ed Murphy, meio que com a comédia de protesto, que eu não curto muito.
O roteiro em si é bem simplista, uma briga de gangues no velho oeste, só que com o estilo e linguagem do hip hop.
Então é isso - um western que incorpora e exagera todos os elementos visuais e cênicos do gênero, é visualmente bem interessante - com atores negros nos papéis principais protestando não só por meio de uma espécie blaxploitation ao contrário, mas radicalizando, ao ponto de por exemplo, quando mostra o interior de um banco, o cenário é todo branco.
E onde tantos outros avançaram no significado, ele pára na visualidade.
Aí deixa a gente pensando se não reforça tudo o que pretenderia criticar.
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