sábado, 18 de novembro de 2023

Missão Impossível - Acerto de Contas Parte Um (2023)



Tudo que vende sempre pode vender mais um pouco.

Sétimo filme da franquia, com 3h de duração e aviso de cliffhanger no título? Só para os bravos..

Quem gosta do gênero não vai se importar com o roteiro absolutamente batido de herói x vilão em meio a tiros e piruetas sem fim, e lógico tem a parte do público que assiste o ator e não o filme.

Também não vejo diferença nenhuma do vilão computador com luzinhas para o vilão Inteligência Artificial... a skynet do exterminador do futuro já exterminou a humanidade há trinta anos

E se parece tanta evolução combater um cérebro eletrônico maléfico, é até difícil pensar em algo mais demodê que o sexismo com os personagens femininos desse gênero...

Pra mim o que salva o filme são as locações em Roma, que são bem bacanas. O resto é mais do mesmo bom e velho 007, com uma dose extra de extravagância e exagero na ação e perseguições alucinantes frenéticas, com câmeras e ângulos especiais, sem pausa para respirar e o final o espectador já sabe antes de começar, só na parte 2...

Fica como produto para os aficionados o hábito que o ator tem de dispensar os dublês:

Do elenco destaco o Simon Pegg (Chumbo Grosso), e a Vanessa Kirby que esteve tão bem em Pieces of a Woman, mas nesse está pra lá de ruim no papel de "viúva branca"...

Nota 7 recomendo só para quem estiver com estoque de guaraná e pipoca para 3h de filme e vai mandar uma mulher buscar na cozinha.

Missão: Impossível - Acerto de Contas Parte Um (2023) - IMDb


domingo, 12 de novembro de 2023

Vigaristas / The Brothers Bloom (2008)


Comédia de aventura xarope já antiguinha, estava na minha fila para colocar aqui no blog e como está relacionada com o Confidence, que vi recentemente, segue o post.

O filme conta a história de dois irmãos que são mestres na arte de enganar as pessoas com golpes elaborados. Eles decidem fazer seu último trabalho envolvendo uma excêntrica herdeira (R Weisz) que adora colecionar hobbies. 

O filme é meio longo e mistura humor, romance, ação e drama com os plot twists típicos do gênero

O roteiro é razoável mas não é nenhuma Brastemp, com os personagens caricatos típicos do gênero de golpe as críticas negativas que o filme recebeu foram exatamente por exagerar na caricatura.

O elenco salva bem, a R. Weisz já tinha aparecido em um papel parecido (Confidence). Os irmãos Bloom são interpretados conpetentemente por Adrien Brody e Mark Ruffalo (vide a excelente série I know this much is true que comentei aqui no blog). 

A trilha sonora mistura elementos de diferentes estilos musicais, como jazz, folk, rock e música clássica. 

Nota 6. Tem outros melhores veja a listinha que deixei no comentário do Confidence.

Vigaristas (2008) - IMDb

Confidence (2003)


Médio, bom entretenimento mas com roteiros e personagens já batidinhos nada que não tenhamos visto antes, até pela idade do filme...

Roteiro de assalto, golpe e trapaça com os personagens típicos, apesar de batido o roteiro entrega bons plot twists, e é bem humorado.

Destaque para o elenco que não decepciona mas também não empolga... Edward Burns é o protagonista Jake Vig, um líder nato e inteligente, que sabe como manipular as situações a seu favor. Dustin Hoffman é The King, um vilão excêntrico e imprevisível, que rouba a cena sempre que aparece. Rachel Weisz é Lily, uma femme fatale  batedora de carteiras que se junta ao grupo de Jake e obviamente tem uma cena de silhueta pelada para levantar a audiência... Paul Giamatti é Gordo, o braço direito e amigo de Jake, que tem um jeito nervoso e divertido. Andy Garcia é Gunther Butan, o agente do FBI obcecado em capturar Jake e seus comparsas.

Esse diretor dirigiu vários episódios de House of Cards e tb a continuação de 50 tons de cinza, então dá para ter uma idéia.

O ponto alto é a trilha sonora bem eclética, com rock, jazz e hip hop. Confira o preview neste LINK

O meu favorito desse tipo é disparado o Nueve Reinas. Antes da era do streaming importei o dvd da Argentina pelo correio.

A oscarizada R Weiss faz um papel parecido no divertido Os Vigaristas.

E tem vários desse tipo comentados aqui no blog: Jóias brutas,  Trapaça, Magnatas do crime

Nota 7, médio.

https://www.imdb.com/title/tt0310910/ 

domingo, 5 de novembro de 2023

A incrível História de Henry Sugar / O caçador de ratos / O cisne / Veneno (2023)

 



Wes Anderson é um dos diretores que estão com certeza na minha lista top 5.

Atualizando em fevereiro/2024: Na torcida para Henry Sugar levar o #oscar2024 de melhor curta!

Confira os posts aqui no blog sobre o Asteroid City e também A Crônica Francesa.

Em geral o padrão Netflix é elenco caro e roteiro ruim, mas com os quatro curtas lançados recentemente, definitivamente eles conseguiram escapar da curva, com um surpreendente investimento na obra do escritor britânico Ronald Dahl, autor de clássicos infantis como Matilda, A Fantástica Fábrica de Chocolate e O Bom Gigante Amigo. 

A Netflix gastou quase 2 BILHÕES de dólares para comprar os direitos das histórias de Dahl. Até o momento, havia lançado somente Matilda - O Musical.

Em 2009 Wes Anderson dirigiu a ótima adaptação de Dahl,  O Fantástico Sr. Raposo, usando slow motion que também ficou sensacional em A ilha dos cachorros

Chega agora no streaming essa tetralogia de curtas metragens no melhor estilo Anderson, para abordar os ângulos mais adultos e sombrios da obra do escritor, do qual encontrei controversas menções de "racista" e "antissemita".

Mas se esses aspectos estão lá nos curtas, estão bem implícitos, eu só vi os ângulos adultos e sombrios mesmo... para ser sincero achei até o contrário, e talvez isso já deriva da direção espetacular do Wes Anderson.

A marca registrada do WA são a estética visual distinta e a narrativa envolvente, calcada numa caracterização dos personagens a partir dos aspectos mais excêntricos. 

Visualmente  a palheta de cores pastel dão aquele delicioso aspecto retrô, com enquadramentos obsessivamente simétricos, ao mesmo tempo simples e detalhados. As cenas parecem com pinturas ou com história em quadrinhos. Como sempre os movimentos de câmera lineares e trocas de cenário que remetem ao teatro.

Os roteiros são sempre bons, exigindo atenção do espectador para captar o humor britânico nas frases rápidas, nesse caso aquele humor frio e seco para as desventuras da vida e das pessoas, que surpreendentemente é até leve. 

Nos curtas aparece também um recurso muito utilizado por WA que é a metanarrativa, aqui nesse caso específico tem o próprio Dahl contando a história, dentro da qual os próprios personagens também são narradores.

E o bom elenco que é a parte boa do padrão netflix, aqui está brilhando, sendo que vários são já figurinhas carimbadas dos filmes do WA:  Ralph Fiennes (Valdemort) , Rupert Friend, e outros nomes famosos como Benedict Cumberbatch (Dr. Estranho), Dev Patel e Ben Kingsley (Gandi).

Em  "A incrível História de Henry Sugar", um homem rico e entediado descobre um livro misterioso em sua biblioteca. O livro relata a vida de um iogue indiano que desenvolveu o poder de ver através de objetos sólidos. Henry fica fascinado pelo livro e decide tentar aprender o mesmo truque. Depois de anos de treinamento ele consegue dominar a habilidade de ver através das cartas de baralho e usa isso para ganhar dinheiro nos cassinos. Porém, ele logo percebe que isso não lhe traz felicidade. 


 

"O caçador de ratos" mostra um homem que chega a uma pequena vila inglesa para resolver o problema de roedores em uma oficina. O curta tem uma atmosfera incômoda de terror - que normalmente os ratos inspiram -  Ralph Fiennes interpreta o papel com uma expressão e um comportamento de um roedor. Esse desperta um debate um pouco mais aprofundado, sobre o que é aceitável e o que não é em uma sociedade. Ratos são pragas razoavelmente inteligentes que devem ser eliminadas, quem vai fazer esse trabalho sujo?...





"O Cisne" conta a história de Peter Watson, um menino inteligente e apaixonado por pássaros, que sofre bullying e tortura de dois colegas valentões, Ernie e Raymond. O que começa como uma brincadeira de mau gosto evolui para uma questão de vida ou morte, eventualmente resultando na morte de um cisne que Peter admira. Aqui se fala da perda da inocência infantil perante a crueldade humana.



E por último, em "Veneno", um homem é picado por uma cobra venenosa, seu sócio e um médico tentam salvá-lo. No segundo plano a história explora o veneno não apenas como uma ameaça física, mas também como uma manifestação do racismo e da xenofobia. O protagonista Harry (Benedict Cumberbatch) é um britânico que vive na Índia e se recusa a ser atendido pelo médico local.


Disponíveis na netflix:

A Incrível História de Henry Sugar | Site oficial da Netflix

O Caçador de Ratos | Site oficial da Netflix

O Cisne | Site oficial da Netflix

Veneno | Site oficial da Netflix







sábado, 4 de novembro de 2023

Asteroid City (2023)

 


Indicado para palma de ouro em #Cannes2023.

Eu sou fã demais desse diretor, então mesmo quando o filme não agrada muito a crítica eu gosto.

A marca registrada do Wes Anderson é a obsessão na composição visual das cenas, até os mínimos detalhes, misturando técnicas de slow motion, maquetes e cenários com as cenas filmadas ao vivo.

A narrativa em histórias com personagens absolutamente excêntricos também é o que faz os filmes dele serem tão diferentes.

O melhor mesmo são os roteiros inteligentes e abertos daquele tipo que vc diz "espera aí..." quando o filme termina e vc fica em dúvida se perdeu alguma parte.

Aqui no blog tem um comentário sobre A Crônica Francesa e vc pode conferir os outros no IMDB

Neste ano ele lançou também uma ótima série de curtas na Netflix, confira o meu outro POST.

O estilo do Wes Anderson é parecido com o do Noam Baumbach (Barbie, Ruído Branco, Historia de um Casamento) aliás os dois colaboraram diretamente em The Life Aquatic e também no Fantástico Senhor Raposo

Asteroid City é uma cidade fictícia do deserto americano na década de 1950 que sedia uma convenção de jovens gênios astrônomos. 

No meio da convenção acontece a cena principal do filme: um contato imediato impagável.

Além disso o filme é encenado como uma peça de teatro dentro de uma peça transmitida na TV , aí que o roteiro complica - adoooro. O personagem principal é um escritor famoso por sua obra ficcional sobre um pai em luto que viaja com sua família nada convencional. Com o humor bem seco característico do WA, o filme explora temas como a passagem do tempo, a nostalgia e o significado da família.

A fotografia chapada e composta é muito bacana, a cidadezinha em si é uma mistura de elementos futuristas e clássicos, com cores fortes e brilhantes e formas geométricas, o que cria uma sensação de surrealismo.A tela é mostrada em formato 4:3 e apresenta uma paleta de cores pastel que dá aquele resultado deliciosamente retrô típico do diretor.  As cenas são obsessivamente compostas e os cenários são meticulosamente decorados. Os gadgets inventados pelos adolescentes dão uma pitada futurista, a mistura ficou sensacional.

Como de costume vários atores já são figurinhas carimbadas do diretor, como Bill Murray e Tilda Swinton. Nesse aparecem também o Tom Hanks, Scarlett Johansson, Jason Schwartzman, Bryan Cranston, JAdrien Brody, Steve Carell, Matt Dillon, Hong Chau entre outros.

Olha o Seu Jorge fazendo uma ponta no filme:



A trilha sonora completa a ambientação nostálgica e caipira, mais texano impossível. Está disponível neste link do youtube music

A crítica não gostou muito, a nota do filme no imdb está com 6,6. Para quem não curte muito o cinema mais cult, o filme pode mesmo ser meio monótono e longo. Alguns críticos apontaram que Asteroid City é mais do mesmo na filmografia de Anderson, que repete sua fórmula estética e narrativa sem muita inovação ou ousadia.  Há também quem tenha achado o filme superficial e pretensioso, que não explora a fundo os temas que propõe e que se apoia em clichês e estereótipos.

Xarope por xarope, há quem prefira novela das 7, eu acho mais bacana o cinema feito como revista em quadrinhos do Wes Anderson, como forma leve de abordar o peso da vida e do mundo.

Nota 8, para quem gosta de filme que encerra com música que tem assovio: