Wes Anderson é um dos diretores que estão com certeza na minha lista top 5.
Atualizando em fevereiro/2024: Na torcida para Henry Sugar levar o #oscar2024 de melhor curta!
Confira os posts aqui no blog sobre o Asteroid City e também A Crônica Francesa.
Em geral o padrão Netflix é elenco caro e roteiro ruim, mas com os quatro curtas lançados recentemente, definitivamente eles conseguiram escapar da curva, com um surpreendente investimento na obra do escritor britânico Ronald Dahl, autor de clássicos infantis como Matilda, A Fantástica Fábrica de Chocolate e O Bom Gigante Amigo.
A Netflix gastou quase 2 BILHÕES de dólares para comprar os direitos das histórias de Dahl. Até o momento, havia lançado somente Matilda - O Musical.
Em 2009 Wes Anderson dirigiu a ótima adaptação de Dahl, O Fantástico Sr. Raposo, usando slow motion que também ficou sensacional em A ilha dos cachorros.
Chega agora no streaming essa tetralogia de curtas metragens no melhor estilo Anderson, para abordar os ângulos mais adultos e sombrios da obra do escritor, do qual encontrei controversas menções de "racista" e "antissemita".
Mas se esses aspectos estão lá nos curtas, estão bem implícitos, eu só vi os ângulos adultos e sombrios mesmo... para ser sincero achei até o contrário, e talvez isso já deriva da direção espetacular do Wes Anderson.
A marca registrada do WA são a estética visual distinta e a narrativa envolvente, calcada numa caracterização dos personagens a partir dos aspectos mais excêntricos.
Visualmente a palheta de cores pastel dão aquele delicioso aspecto retrô, com enquadramentos obsessivamente simétricos, ao mesmo tempo simples e detalhados. As cenas parecem com pinturas ou com história em quadrinhos. Como sempre os movimentos de câmera lineares e trocas de cenário que remetem ao teatro.
Os roteiros são sempre bons, exigindo atenção do espectador para captar o humor britânico nas frases rápidas, nesse caso aquele humor frio e seco para as desventuras da vida e das pessoas, que surpreendentemente é até leve.
Nos curtas aparece também um recurso muito utilizado por WA que é a metanarrativa, aqui nesse caso específico tem o próprio Dahl contando a história, dentro da qual os próprios personagens também são narradores.
E o bom elenco que é a parte boa do padrão netflix, aqui está brilhando, sendo que vários são já figurinhas carimbadas dos filmes do WA: Ralph Fiennes (Valdemort) , Rupert Friend, e outros nomes famosos como Benedict Cumberbatch (Dr. Estranho), Dev Patel e Ben Kingsley (Gandi).
Em "A incrível História de Henry Sugar", um homem rico e entediado descobre um livro misterioso em sua biblioteca. O livro relata a vida de um iogue indiano que desenvolveu o poder de ver através de objetos sólidos. Henry fica fascinado pelo livro e decide tentar aprender o mesmo truque. Depois de anos de treinamento ele consegue dominar a habilidade de ver através das cartas de baralho e usa isso para ganhar dinheiro nos cassinos. Porém, ele logo percebe que isso não lhe traz felicidade.
"O caçador de ratos" mostra um homem que chega a uma pequena vila inglesa para resolver o problema de roedores em uma oficina. O curta tem uma atmosfera incômoda de terror - que normalmente os ratos inspiram - Ralph Fiennes interpreta o papel com uma expressão e um comportamento de um roedor. Esse desperta um debate um pouco mais aprofundado, sobre o que é aceitável e o que não é em uma sociedade. Ratos são pragas razoavelmente inteligentes que devem ser eliminadas, quem vai fazer esse trabalho sujo?...
"O Cisne" conta a história de Peter Watson, um menino inteligente e apaixonado por pássaros, que sofre bullying e tortura de dois colegas valentões, Ernie e Raymond. O que começa como uma brincadeira de mau gosto evolui para uma questão de vida ou morte, eventualmente resultando na morte de um cisne que Peter admira. Aqui se fala da perda da inocência infantil perante a crueldade humana.
E por último, em "Veneno", um homem é picado por uma cobra venenosa, seu sócio e um médico tentam salvá-lo. No segundo plano a história explora o veneno não apenas como uma ameaça física, mas também como uma manifestação do racismo e da xenofobia. O protagonista Harry (Benedict Cumberbatch) é um britânico que vive na Índia e se recusa a ser atendido pelo médico local.
Disponíveis na netflix:
A Incrível História de Henry Sugar | Site oficial da Netflix
O Caçador de Ratos | Site oficial da Netflix
O Cisne | Site oficial da Netflix
Veneno | Site oficial da Netflix
Nenhum comentário:
Postar um comentário