Resolvi dar uma revisitada na filmografia dos irmãos Coen, #maratonacoen esse já estava na minha lista há algum tempo.
O filme não é unanimidade, foi fracasso de bilheteria mas aos poucos foi se consolidando como uma espécie de clássico cult underground, assim como existem convenções para reunir gente vestida de Elvis existe uma de Lebowskis...
Confiram aqui umas fotos da Lebowski fest...
Ótimo elenco, sou muito fã do John Goodman seja em papeis mais cômicos ou dramáticos, do J Bridges nem tanto. O saudoso Philip S Hoffman também está bem. Junto com Bridges e Goodman, o John Torturro e o Steve Buscemi compõem o time dos atores favoritos dos irmãos, que inclui também o George Clooney (que não aparece nesse especificamente).
Talvez o que mais me agrada, assim como na obra do Tarantino é a construção de roteiros não lineares, (que só parecem) non sense e o capricho na construção dos anti-heróis, que mesmo sendo os piores psicopatas do crime acabam ganhando a simpatia da audiência.
É o avesso dos mocinhos cowboys e por isso mesmo muitos destes filmes ou se passam ou incorporam o ritmo dos gangster thrillers, muitas vezes adotando explicitamente a estética dos filmes de faroeste ou de máfia.
Nesse caso específico o "cara", personagem principal está mais para hippie que para psicopata, mas o personagem do Goodman é o típico bolsominion descontrolado.
Nota 7. Recomendo, mas como disse, faz mais sentido no contexto de uma filmografia obra razoavelmente extensa.
Confira mais sobre o estilo dos irmãos Coen no link: https://www.imdb.com/video/vi2667428377?playlistId=tt0101410&ref_=vp_rv_0
Nenhum comentário:
Postar um comentário