Ótimo documentário, vencedor da audiência e indicado para o prêmio do grande juri no festival de #Sundance2020.
Baseado no livro de Naoki Higashida, escrito quando o autor - que tem transtorno do espectro autista severo - tinha 13 anos.
O livro foi produzido por meio de comunicação não verbal, apontando as letras do alfabeto, o autor tem deficiência na fala, e demonstra, de maneira absolutamente impactante e emocionante, toda a complexidade das mentes que lidam diariamente para superar as limitações e dificuldades do TEA.
O documentário foi montado usando passagens do livro e acompanha o cotidiano de alguns jovens em diferentes países - EUA, Inglaterra, Índia e Serra Leoa, que mesmo sendo não-falantes, tiraram a sorte grande de encontrar acolhimento, apoio e método, melhorando a sua qualidade de vida e permitindo-lhes expressar habilidades, conhecimentos e sentimentos, que muitos "neuro-típicos"não possuem.
Nota 10, essencial para quem quiser entender um pouco mais desse universo complexo e ajudar a romper as barreiras, que na maioria das vezes são muito mais de ignorância e preconceito, que de adaptação.
Uma outra boa sugestão para fazer essa aproximação é a série Atypical.
Se quiser conferir o livro, pode encontrá-lo neste link.
https://www.facebook.com/reasonijumpfilm/
https://www.imdb.com/title/tt9098928/
Nenhum comentário:
Postar um comentário