Indicado a melhor filme no Festival de Veneza 2019.
Excelente filme, no meu gosto é meu gênero favorito: tragédia sem limites, começa ruim e só piora.
Bom roteiro adaptado, belíssima fotografia em preto e branco em que os vários elementos de tons, ângulos e planos estão totalmente a serviço da narrativa, muito bem filmado, ótimo elenco com grandes nomes bem conhecidos dos cinéfilos.
Esse sim mereceria o nome de "desventuras em série".
A sinopse é um garoto judeu que se perde da família durante a segunda guerra mundial e vai caindo na mão de um vilão pior que o outro, em vários países da Europa Oriental.
O roteiro é dividido em vários capítulos, um para cada pessoa a quem ele vai sobrevivendo ao longo de vários invernos.Tarja preta, se vc não tolera filme com violência infantil física e explícita de vários tipos, inclusive sexual, não assista, pois o mais leve que acontece com o personagem é tomar chicotadas e ser jogado na fossa da igreja. O filme começa com os vizinhos queimando vivo o animal de estimação dele.
O que mexe com a cabeça é pensar como o desespero pode simplesmente eliminar o "humano" do ser humano. Aliás a maneira como o roteiro incorpora os animais no filme abrem essa reflexão.
Só não dou nota 10 porque ficou comprido demais, o filme tem três horas de duração e isso também é proposital, quando vc já não aguenta mais, ainda tem muito sofrimento pela frente. O filme nem tem muitos diálogos, pois quem está com fome, dor e frio não fica falando muito.
Recomendo, mas só para quem já tem consciência de que por dentro somos todos um pouco fascistas.
https://www.imdb.com/title/tt1667354/
Nenhum comentário:
Postar um comentário