sábado, 25 de dezembro de 2021

Matrix resurrections (2021)

Pôster de 'Matrix Resurrections' reúne antigos e novos personagens

Acharam mesmo que essa continuação ia ressuscitar espetacularmente a franquia, mesmo depois de uma das diretoras ter se recusado a dirigir porque não queria "andar para trás com a carreira"?

Lamento informar mas a outra irmã foi lá e entregou o que todo mundo queria, com competência e profissionalismo, mas como os executivos de Hollywood só estão preocupados em ganhar mais dinheiro, talvez ninguém tenha notado mas ela fez igualzinho ao George Lucas: literalmente matou a história, sem qualquer chance de ressurreição futura, pegou seus milhõezinhos e o público que fique com essa porcaria. Vocês não gostam disso? Então toma aí.

O filme já começa meio deprê com o super herói voador Neo de volta à velha rotina do escritório. E vai daí para pior... tem uma cena que ele tenta voar e não consegue. 

Tem MUITAS cenas no filme que revelam essa intenção, desde as várias vezes que o personagem tenta cometer suicídio mas o sistema não deixa e principalmente a cena em que um dos programas malvados diz que as pessoas conectadas com a matrix não querem nada novo, de qualidade, todos querem ser controlados e ficar nessa gosma mesmo.

Não deu para contratar o Hugo Weaving e o Laurence Fishbourne? Não tem problema, bota aí as cenas antigas mesmo e troca os atores, inventa qualquer justificativa no roteiro que ninguém vai nem reparar.

Ninguém vai reparar que copiaram e colaram o John Wick e nesse filme ele não sabe atirar.

Uma boa parte das duas horas e meia é gasta com flashbacks e muitas piadas e reviews da trilogia, beirando um saudosismo e uma repetição que na minha opinião foram deliberadamente desrespeitosas, para não correr o risco que quererem fazer um filme número cinco...

E a pá de cal é a cena pós créditos, no melhor estilo vingadores, anunciando como a saga vai continuar... no tiktok, que a maioria doo publico nem vai ver, pois já terá saido do cinema.

Que final mais melancólico para um grande sucesso do fim dos anos 1990. Os fãs de Alien e do Exterminador do Futuro devem estar mais satisfeitos com as gororobas que continuam a sair.

Triste para os fãs, mas ao mesmo tempo tem que aplaudir a diretora que soube usar todos os recursos da indústria para mostrar que há limites e que Hollywood pode muito, mas não pode tudo, mesmo se der lucro requentando uma história que havia terminado bem há quase vinte anos.

Como saldo entre os quatro longas e a animação Animatrix, fico disparado com a última, que é onde as ideias da franquia foram desenvolvidas com mais liberdade.

Nota 5, não recomendo, mais coerente que ver esse filme no cinema é pagar o dobro do ingresso pela pipoca e coca-cola, que só pra isso que ele foi feito.




 

The green knight (2021)

The Green Knight Archives - Home of the Alternative Movie Poster -AMP-

Este é um ótimo filme, mas dificilmente vai conseguir agradar ao público brasileiro.

É uma história de jornada épica, um conto da távola redonda, que se passa em castelos, pântanos e florestas, a fotografia é belíssima.

É do mesmo diretor de Sombras da Vida / A ghost history, filme que amo, e de certa forma trata a mesma temática, com uma originalidade extrema, e por isso mesmo, quem gosta de roteiro linear não vai curtir o filme.

A sinopse é um recém sagrado cavaleiro que na ceia de natal luta com um ser mítico e misterioso, o qual lhe desafia a encontrá-lo novamente em um ano, para que ele possa revidar os mesmos golpes de espada que recebeu.

E assim, o filme desviando narrativamente do que estamos acostumados a ver, vai desfiando a jornada deste herói em sua saga até encontrar o Cavaleiro Verde.

Não chega a ser spoiler contar então que o tal Cavaleiro é uma metáfora da morte, ser mítico e indecifrável com o qual todos nós já temos encontro marcado, e que o princípio ou o final da jornada pouco importam, o que é relevante de fato está no caminho.

Belíssimo filme, mas certamente fadado ao fracasso nessas terras onde os mais amados são o whatsapp e o tiktok.

Se calhar, assistam, mas se vc fica muito no whatsapp e tiktok, deixe para lá.

Nota 8. https://www.imdb.com/title/tt9243804/

 

Unforgivable / imperdoável (2021)

 Imperdoável poster - Foto 10 - AdoroCinema

Peguei para ver esse filme com muita preguiça, por causa do péssimo Bird Box e porque em geral a Netflix gasta tudo só no casting e esquece que o filme precisa de roteiro.

Mas... até que esse dá para o gasto, é melhor que o anterior que a S Bullock fez para o canal de streaming.

Filme de atriz, nesse caso nem deve ter sobrado muito para o resto do elenco, mas todos fazem um bom trabalho, o resultado é bem razoável.

Eu não diria que é ponto alto da carreira dela porque eu adoro Crash sem limites e até mesmo os dois filmes da Miss Simpatia (apesar do meu ator favorito nesses ser o William Shatner).

Um dos pecados do filme é exatamente não dar espaço para os personagens coadjuvantes, nem o par romântico é desenvolvido e também por exemplo o arco dos irmãos, ou da família do advogado - pelo menos ele e a esposa, dava para aprofundar um pouco mais, sem alongar muito a montagem. 

Enfim não é nenhuma Brastemp, eu acho que na temática ex-presidiários o recente The card counter vai até mais fundo, tem também a ótima série When they see us - essa sim, é soco no estômago. Contando também as séries Oz e Orange is the new black.

No conjunto funciona bem, entrega o que se espera, nem mais, nem menos, devido ao trabalho competente da atriz e do elenco.

Nota 7, recomendo, mas se vc não viu Crash, vencedor do #oscar2006 de melhor filme, não sabe o que está perdendo.


 

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Still Alice / Para sempre Alice (2016)

Still Alice (2014) | Still alice, Alice movie, Movie posters minimalist 

Resgatando e atualizando um comentário curtinho que fiz no facebook em 2016:

Esplêndido, mesmo desconsiderando a catarse com a minha condição. 

#oscar2015 merecidíssimo de melhor atriz. 

Nota 9. Esse sim merece um lenço de papel.

Compare com "Ensaio sobre a cegueira", The father e Little Fish.

https://www.imdb.com/title/tt3316960/

 

Little fish / Memórias de um amor (2020)

 Little Fish - Filme 2020 - AdoroCinema

Romance não é muito a minha praia, mas esse mistura um pouco de ficção científica no argumento e o resultado ficou simples e bom, gostei bastante.

A sinopse é a história de um jovem casal vivendo em meio a uma pandemia de um virus que causa perda de memória progressiva.

O filme é bem simples e direto e apesar dos clichês básicos do gênero e essa tradução horrorosa do título, o produto final ficou um filme leve e bem interessante sobre o que resta mesmo para lembrar no final de tudo.

Não chega nem aos pés do "Ensaio sobre a cegueira", mas compõe por baixo com esse e com "Para sempre Alice" e também com o ótimo e premiado Meu Pai, um bom pacote para pensar sobre como e o quê lembramos e esquecemos.

Confiram também El olvido que seremos, comentei recentemente por aqui.

Link do filme no imdb: https://www.imdb.com/title/tt9735470/

 

sábado, 11 de dezembro de 2021

Peçanha contra o animal (2021)

 Peçanha Contra o Animal (2021) - IMDb

Escrito pelo Tabet para si mesmo no personagem.

Merece o crédito e divulgação porque nem todo mundo tem coragem de trolar o Johnny Saad em público.

Funciona como um longa do Porta dos Fundos, ou seja, algumas piadas são sensacionais, outras nem tanto.

Na verdade eu nem gosto tanto do personagem nos vídeos, mas no conjunto com o parceiro, o chefe e colegas da delegacia, dá para ir além do brucutu fascista.

Lembra um pouco o Ed Mort ou o Johnny English.

Estamos precisando rir mais, então vem a calhar, nota 6.

O mais louco é que é capaz da turma que se sentiu ofendida com os especiais de natal gostar.

 

 


 

The soul (2021)

 The Soul (2021) - IMDb

Produção chinesa, bom filme de ficção com alguns toques de suspense, bom roteiro, no jeitinho que os americanos gostam de pegar para refilmar.

O filme começa com um argumento de assombração mas a trama vai desenrolando com muitas reviravoltas, até previsíveis, mas respeitando a inteligência do espectador.

A sinopse é o dono de uma grande empresa de biotecnologia, em 2032 que morre assassinado, aparentemente pelo próprio filho, sob a influência do fantasma da sua mulher suicida, e sendo traído pela nova esposa, com seu sócio na empresa.

No início fiquei com a impressão de que era mapeado (atores escaneados e aplicados sobre computação gráfica) pois mexeram muito na fotografia, mais perfeito do que natural, cada plano tem dezenas de camadas adicionadas, até os mínimos detalhes.

Porém a performance dramática dos atores é bem exagerada, tem hora que parece novela mexicana.

E certamente podia ser mais curto que 2h10min, se refilmarem, certamente vão cortar meia hora.

Mesmo assim recomendo, nota 7.

https://www.imdb.com/title/tt13598976/