domingo, 8 de junho de 2025

Aniara (2018)


Ficção científica sueca, bom filme, não é muito conhecido, merece uma conferida!

Só de não ser falado em inglês nem focar nos efeitos especiais ou narrativas heroicas mas sim em questões filosóficas e existenciais, já vale a sessão.

E também pela forma extremamente realística com que apresenta o argumento, apesar de alguns furinhos de roteiro.

Baseado em um livro homônimo de Harry Martinson, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura. O roteiro se mantem fiel ao espírito do texto original, enfatizando a insignificância humana diante das distâncias invencíveis.

A história acompanha uma nave espacial que transporta colonos para Marte, mas que, após um acidente, perde sua rota e fica à deriva no espaço. Sem possibilidade de retorno, os passageiros precisam lidar com a dura realidade de que jamais sairão da nave.

Com uma abordagem minimalista e profundamente reflexiva, que se distancia dos roteiros convencionais do gênero, moldada pela angústia, onde a esperança e o desespero se tornam forças opostas que moldam o destino dos personagens, seus traumas e limitações psicológicas e suas reações diante da inevitabilidade do destino. 

A trama gira em torno de uma tripulante encarregada de operar um sistema de realidade virtual que permite aos passageiros reviver memórias da Terra, função que se torna cada vez mais essencial para a sanidade dos viajantes ao longo da viagem. 

A fotografia tem uma atmosfera opressiva. Em vez de cenários grandiosos e efeitos visuais espetaculares, o filme aposta em uma estética minimalista, utilizando espaços fechados e iluminação artificial para reforçar a sensação de confinamento. 

O foco não é nos efeitos, mas os que foram utilizados não deixam nada a desejar em relação às produções médias do gênero.

Parece um pouco com 2001 uma odisséia no espaço.

Ou seja se vc curte FC com porte de drama psicológico essa é uma boa pedida.

Nota 8 pelos furos do roteiro que poupariam aos personagens muitas desventuras e algumas cenas de nudez achei que somam pouco para o roteiro, poderiam ser em menor número e concentrar nas essenciais.

Disponível em vários streamings.

Aniara (2018) - IMDb







Nenhum comentário:

Postar um comentário