domingo, 1 de junho de 2025

O esquema fenício (2025)

Quem me lê aqui nesse blog sabe que sou fã incondicional do multipremiado diretor Wes Anderson.

Vencedor do #Oscar2024 pela Incrível História de Henry Sugar, duplamente indicado no #Oscar20219 por Ilha dos Cachorros e nove indicações tendo ganhado quatro #oscar2015 pelo Grande Hotel Budapeste.

Confira tyambém a minha resenha do Asteroid City e A Crônica Francesa.

Aqui uma ótima resenha da filmografia do diretor: https://www.domusweb.it/en/news/2025/05/22/wes-anderson-movies-design-furniture.html

Se precisar, ligue a tradução no navegador.

A Olivia nos deu uma cortesia e fomos assistir esse já na estreia..

Uma das coisas que eu adoro no Wes Anderson é que ele conseguiu desenvolver um estilo que para muitos pode até parecer monótono, mas só para quem não presta atenção nos detalhes.. 

A assinatura inconfundível do diretor são a fotografia e um design gráfico obsessivo que regem todo o filme com uma composição de cenas absurda de tão detalhada, mas ao mesmo tempo com maquetes e efeitos práticos que fazem o filme parecer um trabalho escolar do ensino fundamental. 

E também um ótimo desenvolvimento de personagens e diálogos. Mas se vc não gosta de diálogos longos e divertidas batalhas verbais, pode achar cansativo...

Esse foi coescrito com o Roman Coppola e estreou no Festival de Cannes  - que não dá para parar de gritar É do Brasil!!! pelas vitórias do Kleber Mendonça e Wagner Moura!

O roteiro acompanha Zsa-Zsa Korda, um magnata excêntrico que decide deserdar seus nove filhos e deixar sua fortuna para sua única filha Liesl, uma noviça aspirante a freira.  Após sobreviver a várias tentativas de assassinato ele decide tentar convencê-la a cuidar dos negócios da família e concretizar o maior projeto de vida de Korda, o esquema que dá nome ao filme. O objetivo dela porém é tentar descobrir quem matou a sua mãe, pois o pai tem fama de ter mandado matar as suas várias esposas.

Acompanhados por Bjorn, um tutor norueguês obcecado por insetos, eles embarcam em uma viagem a vários locais do mundo, cheia de negociações, traições e perigos inesperados. No caminho, precisam lidar com empresários, empreiteiros, terroristas estrangeiros e assassinos determinados a impedir que o esquema se concretize. O filme mistura espionagem, comédia sombria e ação, trazendo o estilo visual característico do diretor , com simetria impecável e uma paleta de cores cuidadosamente trabalhada. 

A estrutura do filme é dividida em capítulos, baseados nos personagens que eles buscam para realizar "o esquema".

O elenco é mega estrelado, com muitas figurinhas carimbadas do diretor: Benicio Del Toro, Jeffrey Wright, Scarlett Johansson, Tom Hanks, Bryan Cranston, Benedict Cumberbatch, Bill Murray e vários outros.

A trilha sonora eclética é mais uma virtude do filme. 

Nota 9 e tomara que entre nas listas do #Oscar2026.

Para os fãs do diretor, a produção oferece tudo o que se espera de um filme de Anderson: humor refinado, personagens excêntricos e uma direção meticulosa. 

Já quem entrou no cinema achando que ia ver a Scarlett Johansson de dominatrix dando voadora, levantou no meio do filme...

https://www.imdb.com/pt/title/tt30840798/












Nenhum comentário:

Postar um comentário