Eu sou fã do Ricardo Darin e do cinema argentino, tem vários comentados aqui no blog, já contei que encomendei o dvd de Nueve Reinas em Buenos Aires nos primórdios da internet.
Bom filme, indicado ao #oscar2023 como filme estrangeiro.
É um filme para perpetuar a memória argentina da ditadura, que lá durou sete anos, enquanto aqui amargamos o triplo.
Usando os nossos nomes, a sinopse é focada no PGR que recebe do STF a incubência de acusar os militares pelos seus crimes.
Mais que tudo é um filme que fala ao Brasil no atual momento, para mostrar que o fascismo não se discute, apenas se combate, #SEMANISTIA.
A Argentina foi o único país da América Latina que fez esse dever de casa.
A conjuntura do filme em muitos pontos é semelhante à nossa atual conjuntura, depois de sobrevivermos a um necrogoverno genocida.
O julgamento, transmitido pela mídia, de certa forma lembra bastante a recente CPI da covid.
Vale compará-lo ao El olvido que seremos, e a muitos filmes brasileiros, recentes e antigos.
Deixo aqui a lista da Carta Capital: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/16-filmes-essenciais-para-entender-o-que-foi-a-ditadura-no-brasil/
Deixa sobretudo a lição de que é preciso acertar as contas com o passado.
E dos mais recentes, me ocorrem Democracia em Vertigem, A thousand cuts, Collectiv, Marighella.
Dou nota 7 porque o filme acaba passando um certo zelo excessivo ou medo de tratar com um tema que talvez seja mais tabu para os argentinos que pra nós, até pelo trauma ser mais recente.
Ao incorporar os arcos da família ao personagem central do procurador geral dá uma suavizada no que poderia ter sido um papel bem mais nervoso e tenso para o Darin e acaba surtindo o efeito contrário, dando mais leveza para as ameaças de morte que eles recebem.
Vide por exemplo como o Almodovar fez em Madres Paralelas, que tem o mesmo tema de fundo.
Nesse sentido, Nuevo Orden é extremamente mais raivoso e visceral.
Pode ser que o diretor tenha escolhido um estilo de narrativa que desse ao filme uma recepção mais universal, em qualquer país, pois o fascismo não tem idioma nem fronteira.
Disponível no Prime vídeo.
https://www.imdb.com/title/tt15301048/
Nenhum comentário:
Postar um comentário