Ótimo filme!!
Cinco indicações para o #oscar2024, incluindo melhor filme, melhor ator principal (Jeffrey Wright) e coadjuvante (Sterling K. Brown) , melhor roteiro adaptado, e melhor trilha sonora original.
Todas indicações merecidíssimas, com destaque para os atores que entregam uma performance e uma química sensacional, mas de fato é o roteiro extremamente inteligente que é o ponto alto do filme.
A trama gira em torno de um escritor negro muito erudito, que se recusa a "baixar o nível" e perpetuar estereótipos em suas obras, visando o sucesso comercial.
Frustrado com a falta de reconhecimento, ele decide escrever um romance popular recheado de clichês, utilizando um pseudônimo, satirizando a indústria editorial e confrontando suas próprias contradições - e a coisa explode de tanto vender.
As coisas se complicam quando ele é convidado a fazer parte de um júri para um prêmio de literatura e o tal livro entra na lista dos concorrentes.
Para piorar um produtor de Hollywood aparece querendo comprar os direitos do livro e fazer um filme, e na tentativa de encerrar a pegadinha, ele fala que só vai aceitar se a editora aceitar mudar o nome do livro e do filme para F****-SE! Porém eles aceitam...
Ou seja é o meu estilo favorito de filme que começa ruim e vai piorando.
A trilha sonora tem relação direta com o nome do personagem principal - Thelonious "Monk" Ellison, que faz uma referência direta ao Thelonious Monk, um dos mais importantes da história do Jazz. Aqui em casa tenho coletâneas dele e esse é mais um motivo para ter adorado o filme!
American Fiction Soundtrack (by Laura Karpman) (download-soundtracks.com)
O final é surpreendente e pode deixar muita gente na dúvida se entendeu mesmo o roteiro.
Nota 8 - Recomendadíssimo!
Disponível prime vídeo:
Ficção Americana (2023) - IMDb
Nenhum comentário:
Postar um comentário