Kleber Mendonça Filho é PHODA.
Que belo exercício de memória e uma declaração de amor ao cinema, com jeito, tempero, sotaque e tom brasileiro e recifense!
Este filme foi a indicação do Brasil para o #Oscar2024 mas não entrou na lista final... O vencedor Zona de Interesse, o bom A Sala dos Professores e o ótimo Dias Perfeitos todos mereceram mas com certeza Retratos Fantasmas mereceria mais que Io Capitano ou Sociedade da Neve.
Indicado ao prêmio Golden Eye em #Cannes2023.
Kléber vai construindo uma filmografia única, com linguagem própria, marcada pela crítica social precisa e cirúrgica, ao mesmo tempo que consegue decantar nos filmes uma memória histórica altamente conectada com a vivência e experiência local.
São exemplos de que o melhor que podemos falar para o mundo estará sempre embasado no nosso próprio mundo. Da minha janela eu vejo o mundo...
Este vem na sequência de O som ao redor, Aquarius e o excepcional Bacurau.
O filme funciona como uma colagem afetiva, um álbum dos retratos fantasmagóricos, um depoimento narrado em primeira pessoa com uma marca fortemente autobiográfica que explora a história do centro da cidade do Recife, contada a partir das salas de cinema.
Na primeira parte o diretor explora a sua história a partir da história do apartamento de sua mãe. Eu não tinha noção de que os filmes anteriores dele tinham sido locados aí.
A partir desse olhar profundamente vivenciado localmente o roteiro expande gradativamente a abrangência geográfica das ponderações memorialísticas do diretor: da casa à rua, depois ao bairro de Setúbal, e por fim a cidade.
Nesse sentido o filme tem todo um sentido arquitetônico e urbanístico --> s e n s a c i o n a l.
Uma coisa muito bacana é a forma como ele vai resignificando os títulos dos filmes nas fachadas dos cinemas, de acordo com cada momento histórico / político / social.
A cena final grudou na minha cabeça. Ela mostra o diretor pegando um uber e conversando com o motorista sobre os temas do filme, ao som da música Rise do Herb Alpert.
A trilha sonora está nesta PLAYLIST do youtube, destacando a música Rise. Aí me diz se tem outra que combina mais com um rolê pela cidade, de metrô, ônibus ou táxi, em qualquer dia ou horário:
Veja a entrevista para o Metropolis:
Enfim, um filme brasileiro maiúsculo, coerente e necessário, que marca a filmografia deste grande cineasta brasileiro.
Nota 9, recomendadíssimo, fiquei só pensando como BH mereceria algo do tipo.
Retratos Fantasmas (2023) - IMDb
Disponível netflix:
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