domingo, 17 de março de 2024

Retratos fantasmas (2023)

 


Kleber Mendonça Filho é PHODA.

Que belo exercício de memória e uma declaração de amor ao cinema, com jeito, tempero, sotaque e tom brasileiro e recifense!

Este filme foi a indicação do Brasil para o #Oscar2024 mas não entrou na lista final... O vencedor Zona de Interesseo bom A Sala dos Professores e o ótimo Dias Perfeitos todos mereceram mas com certeza Retratos Fantasmas mereceria mais que Io Capitano ou  Sociedade da Neve

Indicado ao prêmio Golden Eye em #Cannes2023.

Kléber vai construindo uma filmografia única, com linguagem própria, marcada pela crítica social precisa e cirúrgica, ao mesmo tempo que consegue decantar nos filmes uma memória histórica altamente conectada com a vivência e experiência local.

São exemplos de que o melhor que podemos falar para o mundo estará sempre embasado no nosso próprio mundo. Da minha janela eu vejo o mundo...

Este vem na sequência de O som ao redor, Aquarius e o excepcional Bacurau

O filme funciona como uma colagem afetiva, um álbum dos retratos fantasmagóricos, um depoimento narrado em primeira pessoa com uma marca fortemente autobiográfica que explora a história do centro da cidade do Recife, contada a partir das salas de cinema. 

Na primeira parte o diretor explora a sua história a partir da história do apartamento de sua mãe. Eu não tinha noção de que os filmes anteriores dele tinham sido locados aí.

A partir desse olhar profundamente vivenciado localmente o roteiro expande gradativamente a abrangência geográfica das ponderações memorialísticas do diretor: da casa à rua, depois ao bairro de Setúbal, e por fim a cidade.

Nesse sentido o filme tem todo um sentido arquitetônico e urbanístico --> s e n s a c i o n a l.

Uma coisa muito bacana é a forma como ele vai resignificando os títulos dos filmes nas fachadas dos cinemas, de acordo com cada momento histórico / político / social.

A cena final grudou na minha cabeça. Ela mostra o diretor pegando um uber e conversando com o motorista sobre os temas do filme, ao som da música Rise do Herb Alpert.

A trilha sonora está nesta PLAYLIST do youtube, destacando a música Rise. Aí me diz se tem outra que combina mais com um rolê pela cidade, de metrô, ônibus ou táxi, em qualquer dia ou horário:


Veja a entrevista para o Metropolis:


Enfim, um filme brasileiro maiúsculo, coerente e  necessário, que marca a filmografia deste grande cineasta brasileiro.

Nota 9, recomendadíssimo, fiquei só pensando como BH mereceria algo do tipo.

Retratos Fantasmas (2023) - IMDb

Disponível netflix:

Retratos Fantasmas | Netflix


















Nenhum comentário:

Postar um comentário