domingo, 25 de fevereiro de 2024

Zona de interesse (2023)

 

Bem no meio do circo que se armou para vender mais jornal manchado de sangue palestino, estreia esse filme sobre o Holocausto que é sim um dos melhores de 2023. Mais um para o portfolio da A24.

Cinco indicações para o #Oscar2024, melhor som é ors concurs, IMBATÍVEL.

Além de melhor som, mais quatro indicações merecidas para melhor filme, melhor filme internacional, melhor diretor e melhor roteiro adaptado. 

Vencedor do grande prêmio do juri e melhor som em #Cannes2023, indicado para palma de ouro.

Ganhou os #Bafta2024 de melhor filme britânico, melhor filme em língua não inglesa.

E tem razão para tantos prêmios mesmo.

Em essência o filme trata do que Hannah Arendt chamou de Banalidade do mal.

Roteiro adaptado do romance homônimo escrito por Martin Amis, o filme retrata a vida de Rudolf Höss  comandante do campo de concentração de Auschwitz, e sua esposa Hedwig (interpretada por Sandra Hüller que também concorre ao #Oscar2024 por Anatomia de uma queda). 

Eles desfrutam de uma vida aparentemente comum e bucólica, em uma casa rica e confortável, com jardim, piscina, horta, cavalariça. No entanto, literalmente por trás dessa fachada de tranquilidade, a família vive ao lado do campo de concentração, a casa faz divisa com o campo. Através dos olhos e atitudes do casal e filhos, o filme explora a banalidade do mal e a complacência alemã durante o Holocausto,  normalizado pelas pessoas, que mantinham suas vidas confortáveis enquanto um genocídio estava sendo praticado.  O roteiro mostra uma vida doméstica aprazível numa paisagem bucólica enquanto o bicho pega ao lado.

Por isso que o filme tem um design de som magnífico, é talvez o elemento mais poderoso e assustador do filme. O som dos trens, crematórios, os gritos dos prisioneiros, todos os sons perturbadores de Auschwitz são apresentados, criando um filme que evita a violência imagética. O som é um personagem por si só, testemunhando o terror que não aparece na tela e criando uma atmosfera de tensão e suspense, aumentando o impacto emocional do filme.

Isso já começa na cena de abertura, que lembra o mesmo conceito da abertura do filme Melancolia.

A montagem também é bem peculiar, às vezes até confusa. Só alguns dias depois do filme ficar na cabeça é que fazem muito sentido as cenas filmadas em infra vermelho e também no Museu do Holocausto. 

A fotografia lembra um pouco os filmes do Wes Anderson (tem vários comentados aqui no blog), com tons pastéis e cenas bem simétricas, remetendo ao apuro e rigor tecnocrático nazista que se torna mais cruel ainda por se basear no caos da morte.

No vídeo abaixo o diretor mostra alguns recursos utilizados para filmar cenas em plano sequência em diferentes pontos da locação:



Dos anteriores desse diretor eu adorei o Sexy Beast, mas não gostei tanto de Reencarnação.

Atenção não é um filme para agradar o grande público, principalmente para quem conhece os detalhes de como funcionavam os campos de concentração, o filme é sutil, complexo, tem elementos bem perturbadores, apresentados em uma perspectiva que foge totalmente aos clichês de Hollywood, evitando a espetacularização dos horrores do campo. Não é mostrada nenhuma imagem de alguém morrendo, no entanto está tudo lá.

Vale compará-lo ao Nada de novo no front que ganhou 4 #oscar2023.

Nota 9 recomendo. Não é entretenimento. É para ouvir, ver e pensar...

Nos cinemas.

Zona de Interesse (2023) - IMDb

Abaixo um texto que eu trabalhava na minha disciplina de Introdução à Tecnologia:

    UM EXEMPLO DO PENSAMENTO TECNOCRÁTICO

 

Geheime Reichache (Assunto secreto do Reich)

 

Berlim, 5 de junho de 1942.

Mudanças a introduzir nos veículos especiais atualmente em serviço em Kumholf, Chelmno, e naqueles que estão em construção

 

Desde o mês de dezembro de 1941, noventa e sete mil foram tratados (verarbeitet) pelos três veículos em serviços sem maiores incidentes. Entretanto, levando em conta as observações feitas até então, as seguintes mudanças técnicas se impõem:

 

1. O carregamento normal dos caminhões é geralmente de nove a dez por metro quadrado. Nos  veículos Saurer, que são muito volumosos, a utilização máxima do espaço não é possível. Não por causa de uma sobrecarga eventual, mas porque o carregamento à capacidade máxima teria repercussões sobre a estabilidade do veículo. Uma diminuição do espaço de carga parece, portanto, necessária. Seria absolutamente necessário reduzir esse espaço em um metro, em lugar de procurar resolver o problema como se fez até o momento, diminuindo o número de peças a carregar. Este último procedimento tem a desvantagem de acarretar um tempo de funcionamento mais longo, pois o espaço vazio também precisa ser enchido de óxido de carbono. Em compensação, se se diminui o espaço de carga, carregando completamente o veículo, o tempo de funcionamento pode ser consideravelmente reduzido. Os construtores da máquina disseram-nos por ocasião de uma conversa

que a redução da parte traseira do caminhão acarretaria um desequilíbrio indesejável. A parte dianteira, sustentam eles, seria de fato sobrecarregada. Mas na realidade o equilíbrio se restabelece involuntariamente pelo fato de que a mercadoria carregada mostra, durante o funcionamento, uma tendência natural a se apertar contra as portas traseiras e se encontra, ao final da operação, deitada sobretudo nesse lugar. Assim, nenhuma sobrecarga da maquinaria dianteira se produz.

2. É preciso proteger a iluminação contra a destruição mais do que se fez até o momento. Redes de ferro devem cercar as lâmpadas a fim de evitar que sejam estragadas. A prática demonstrou que se poderiam dispensar as lâmpadas, dado que estas aparentemente nunca são utilizadas. Entretanto, pôde-se observar que no momento do fechamento das portas, o carregamento comprime-se sempre fortemente contra elas, desde que se faz a obscuridade. Isso resulta do fato de que o carregamento precipita-se naturalmente para a luz, quando a obscuridade se faz, o que torna o fechamento das portas difícil. Além disso, pôde-se observar que por causa do caráter inquietante da escuridão os gritos sempre explodem no momento do fechamento das portas. Portanto seria oportuno acender a iluminação antes e durante os primeiros minutos do funcionamento.

 3. Para uma limpeza fácil do veículo, é preciso dispor no meio do piso um buraco de escoamento  bem estanque. O tampo do buraco, de um diâmetro de 200 a 300mm, será provido de um sifão inclinado, de maneira a que os líquidos fluídos já possam escorrer durante o funcionamento. No momento da limpeza, o buraco de escoamento servirá para a passagem da sujeira mais pesada.

 As mudanças técnicas acima devem ser introduzidas nos veículos em serviço unicamente no momento em que estes tiverem necessidades de consertos. Quanto aos dez veículos novos encomendados à Saurer, deverão, na medida do possível ser planejados com todas as inovações e mudanças deduzidas da prática e da experiência.

 Submetido à decisão do Gruppenleiter II D. SS-Obersturmbannführer Walter Rauff

 Devidamente assinado.

 Extraído de

LANZMANN, Claude. Shoah - Vozes e Faces do holocausto. São Paulo, Brasiliense, 1987






    

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