domingo, 18 de fevereiro de 2024

O professor substituto (2018)

 


"A hora da saída" (título em francês) não é um filme comum. Ao contrário das produções hollywoodianas que romantizam a vida escolar com clichês e finais previsíveis, este drama mergulha em um universo sombrio e realista, explorando as nuances das relações interpessoais dentro do ambiente educacional.

Catarse total...

A história já começa com o pé na porta, o professor de uma turma de alunos superdotados tem que ser substituído devido a um triste e chocante acontecimento perante a turma já na primeira cena. Esse é o ponto de partida para uma profunda reflexão sobre os desafios e dilemas que afligem tanto professores quanto alunos.

O talento dos jovens atores é um dos pontos fortes do filme. Sua naturalidade e entrega aos papéis eclipsa, em alguns momentos, até mesmo a performance do ator principal. A química entre o elenco é palpável, contribuindo para a construção de uma atmosfera densa e envolvente.

A direção opta por um estilo minimalista, sem trilha sonora e com foco nos diálogos e nas expressões dos personagens. Essa escolha contribui para a construção de um clima pesado e claustrofóbico, que reflete a angústia e a solidão que permeiam a vida escolar.

"O Professor Substituto" aborda temas sensíveis e que muitas vezes são ignorados nas produções cinematográficas. A frieza e a crueldade coexistem com a ética e o bom senso, expondo a face obscura da escola.

O roteiro toca mas não entra em temas que poderiam potencializar mais a tensão e angústia do filme como assédio sexual, o papel dos pais e outros, e seu defeito é exatamente deixar de desenvolver mais os personagens e centrar nas mensagens que pretende passar a respeito da escola e do meio ambiente, essa última, na minha opinião, até desvia o filme de onde poderia chegar.

Se você curte filme de high school xarope que gera suspense para o beijo no baile, provavelmente vai odiar. pois uma das virtudes deste filme é ser um high school movie "lado B". De certa forma lembra os filmes do Dogma 95, daria até para montá-lo sem trilha sonora. Eu costumo dizer que tudo de bom e ruim que existe no mundo existe na escola e o filme navega na zona cinzenta do que raramente dizem entre si professores/as e alunos/as bem como em seus próprios guetos, onde muitas vezes só a ética e o bom senso demarcam algum limite para a frieza e crueldade e a solidão é um dos fardos pesados

Nota 8, Recomendo, especialmente para aqueles que trabalham no ambiente escolar. A obra serve como um alerta para os problemas que podem existir dentro das escolas e para a necessidade de um diálogo aberto e honesto sobre esses temas.

Disponível no MUBI.

O Professor Substituto (2018) - IMDb



Nenhum comentário:

Postar um comentário