terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Io capitano (2023)

 


Em que pese toda importância e relevância de tratar do tema da imigração ilegal, na lista de mais de 80 filmes que disputaram a indicação de melhor filme internacional para o #Oscar tem outros melhores...

In profile: the 88 international feature Oscar 2024 contenders

E não é o primeiro filme no Oscar que acaba reforçando o preconceito que pretendia denunciar...

A sinopse é a história dos primos Seydou e Moussa decidem deixar Dakar, no Senegal, e embarcar em uma épica jornada rumo à Europa, em busca de um futuro melhor.

Para mim o filme já fracassa na rota que eles fazem, percorrendo mais de 4000Km no interior da África  atravessando o deserto, sendo que Dakar é uma península... seria mais plausível uma rota clandestina de lá até algum porto de travessia ilegal do Mediterrâneo... e o argumento que dá o título do filme de que um adolescente franzino consegue pilotar um barco sem nunca ter pisado em um, e ainda por cima controlar um motim de homens muito mais fortes, para mim também simplesmente não cola...

O filme aposta em focar no sofrimento físico, quando há todo um universo humano, ético e político por trás da crise migratória na Europa, que não são abordados... Até mesmo o arco da família no qual o filme investe no início, literalmente fica pelo caminho.

Aí os perrengues que o personagem enfrenta perdem o sentido, pois se constrói um herói - negro - mas fortemente marcado por uma visão francamente romântica e... branca.

Então só dá para lamentar que o nacional Retratos Fantasmas não tenha entrado nessa lista.

Nota 5. Não recomendo.

Nos cinemas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário