Cinco indicações para o #Oscar2024: filme, direção, roteiro original, montagem e atriz e vencedor da Palma de Ouro em #Cannes2023.
O filme tem muitos elementos que eu geralmente curto: final aberto, tragédia, mistério, suspense psicológico, drama familiar denso, mas por algum motivo não me agradou, na contramão da crítica, pois foi um dos mais aclamados do ano passado.
O mesmo já tinha acontecido com o anterior da diretora Justine Triet, Sibyl, que também achei meio frustrante.
Acho que o principal motivo é que o roteiro, apesar de ter várias virtudes, acaba caindo no filme de julgamento.
Nesse gênero dois muito interessantes que assisti recentemente e vou postar foram o Les Chambres Rouges e Saint Omer.
A sinopse é uma escritora alemã que vive um casamento turbulento com um autônomo (cuja profissão o roteiro não revela) em um chalé isolado nos Alpes franceses. Ele é encontrado morto e ela se torna a principal suspeita. A investigação explora os segredos e mentiras que permeavam o relacionamento. Através do testemunho de Daniel, o filho do casal que é cego, a trama se torna complexa e ambígua e deixa para o espectador a tarefa de ligar os pontos e decidir sobre a verdade do que ocorreu. A narrativa é bastante não linear, com flashbacks e saltos no tempo e cria a atmosfera de mistério e ambiguidade que permeia o filme.
Indicação merecida para Sandra Hüller, que também atua em Sibyl, O homem ideal e eu adorei em Toni Erdamnn, indicado a palma de ouro em #Cannes2016 e melhor filme estrangeiro no #Oscar2017.
Confira o comentário sobre o Zona de Interesse, no qual ela atua e que teve 4 indicações para #oscar2024..
A fotografia ajuda a criar a atmosfera melancólica e claustrofóbica do filme. A paleta de cores frias e os planos longos e estáticos contribuem para a sensação de isolamento e aprisionamento. A trilha também contribui para a construção da psique dos personagens.
Nota 7, recomendo só para quem conhece o conceito jurídico de verdade real.
Anatomia de uma Queda (2023) - IMDb
Nos cinemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário