Indicado para melhor filme internacional no #Oscar2024.
Nesta ano a academia resolveu olhar para os dramas escolares, indicando também Os Rejeitados.
Confira nesse link acima uma listinha de filmes sobre esse tema que estão comentados aqui no blog, com destaque para O professor substituto.
Se com toda a flexibilidade brasileira o dia a dia da escola tem material para escrever muito roteiro, imagine na rigidez de uma escola fundamental alemã.
A primeira coisa que a Maira estranhou é ausência de um disciplinário que impede os alunos fugirem da escola na hora que bem entenderem.
O filme aborda de maneira germânica e provocativa as relações complexas entre as pessoas que trabalham no ambiente escolar, que francamente são as mesmas seja uma escola primária ou em uma universidade...
A primeira cena já mostra alguns professores coagindo os representantes de uma turma a denunciarem colegas suspeitos de uma série de roubos que estão ocorrendo na escola.
A protagonista principal é a professora da 6a série que está no seu primeiro emprego. Ela acaba obtendo uma prova de quem é o culpado, mas utilizando de meios questionáveis.
Após fazer a denúncia uma série de dilemas sociais, éticos, morais e emocionais vão se desdobrar e o roubo passa a ser o menor dos problemas diante do imbróglio que só aumenta, e infelizmente termina de maneira muito triste (na minha opinião, pois o final é um tanto aberto a diferentes interpretações).
Nota 8, recomendadíssimo para quem é ou já foi professor ou aluno...
Nos cinemas.
A Sala dos Professores (2023) - IMDb
Nenhum comentário:
Postar um comentário