sábado, 7 de setembro de 2024

Trap / Armadilha (2024)


Eu sou fã do Shyamalan, mas esse é talvez o pior da carreira dele, que vai ficando marcada por altos e baixos...

Eu gostei dos últimos Old, que já foi na zona de conforto, adorei o Split que ele mesmo estragou depois em Glass

A Visita recuperou o melhor desde A Vila

Mas esse roteiro, pelamordedeus, ruim com força.

O filme gira em torno de Cooper (Josh Hartnett) e sua filha Riley (Ariel Donoghue), que participam de um show da popstar Lady Raven (Saleka Shyamalan - filha do Diretor). 

A premissa tenta, mas não consegue, um thriller psicológico em que Cooper, já nas primeiras cenas se revela o serial killer conhecido como "The Butcher" e tenta escapar de uma armadilha montada pela polícia. 

Nem a dupla do Arquivo X faria uma caricatura mais pouco crível do FBI...

Shyamalan é conhecido por seus roteiros cheios de reviravoltas, mas Armadilha falha em reproduzir a maestria de O Sexto Sentido ou Corpo Fechado, onde os plots twists são bem fundamentados no enredo.  O uso de temas como medo e paranoia, presente de maneira eficaz em Sinais, é também mal explorado nesse. 

A construção do suspense, um ponto forte nos primeiros filmes dele aqui se desintegra em um amontoado de eventos improváveis e mal justificados. A construção de uma atmosfera sombria e estranha que também é um ponto forte do diretor, aqui é extremamente preguiçosa e desleixada... Outro problema  é a falta de coerência nas ações dos personagens.  O vilão, é retratado de maneira ambígua, misturando pessimamente o pai amoroso com um suposto assassino implacável, e diga-se de passagem, bem incompetente. 

O ator principal  até que faz o seu trabalho, mas é prejudicado pelo roteiro. E o principal ficando mais ou menos já atrapalha os coadjuvantes. 

A fotografia também tenta navegar entre palhetas azuis e vermelhas, mas tb não dá muito certo. Nem a trilha sonora funciona, resvalando para um merchant forçado e descarado da carreira da filha.

Eu sempre digo que tudo que vende pode vender mais um pouco mas hoje não, Shyamalan. 

Nota 4. Não recomendo.

Nos cinemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário