Obra-Prima dos irmãos Coen, cuja filmografia está marcada aqui no blog com #maratonacoen (coloque na caixa de busca), é um dos filmes mais emblemáticos dos irmãos Joel e Ethan.
Este clássico moderno solidificou a reputação dos Coen como mestres do cinema com sua narrativa típica, com violência e contrastando um humor irônico e ácido com a frieza do cenário rural americano.
O roteiro é uma joia de concisão e impacto, oferecendo uma trama que é, ao mesmo tempo, simples e profundamente complexa.
Fargo segue sendo sucesso de crítica e público recebeu sete indicações ao #Oscar1997, incluindo Filme, Diretor e Ator , ganhou Melhor Atriz e principalmente Melhor Roteiro Original.
A história gira em torno de Jerry Lundegaard (William Macy), um vendedor de carros fracassado que planeja o sequestro de sua própria esposa para extorquir dinheiro de seu sogro rico. Para executar o plano, ele contrata dois criminosos, Carl Showalter (Steve Buscemi) e Gaear Grimsrud (Peter Stormare). O que deveria ser uma operação simples rapidamente se transforma naquela tragédia gostosa que é o meu estilo favorito.
A trama está repleta de diálogos afiados e situações absurdas que revelam a ironia intrínseca à condição humana. A decisão dos Coen de apresentar a história como "baseada em fatos reais" adiciona uma camada extra de subversão, pois esse detalhe fictício força o espectador a confrontar a linha tênue entre a realidade e a ficção.
O elenco é um dos elementos que mais contribuem para que o filme tenha se tornado um verdadeiro clássico.
A vencedora do Oscar Frances McDormand, esposa de Joel Coen e colaboradora frequente dos irmãos, brilha no papel da chefe de polícia Marge Gunderson. Sua interpretação de Marge, uma mulher grávida e de temperamento calmo, mas absolutamente implacável na busca pela justiça, é considerada um dos maiores desempenhos de sua carreira.
William Macy também está sensacional, retratando a desesperança e a mediocridade de um homem que se vê afundando cada vez mais em seus próprios erros. Steve Buscemi e Peter Stormare,formam a dupla entre o bandido nervoso e tagarela com o silencioso malvadão.
A fotografia é essencial para a atmosfera do filme, capturando a vastidão e o vazio das paisagens cobertas de neve de Minnesota e Dakota do Norte com uma precisão visual que se tornou marca registrada do filme. A neve, onipresente nas cenas não é apenas um elemento estético, mas também uma metáfora para o isolamento e a frieza moral dos personagens. As tomadas longas em espaços abertos contribuem para criar um senso de desolação e inevitabilidade.
Fargo permanece relevante não apenas como um exemplo brilhante de cinema, mas também como uma exploração profunda da moralidade e do destino, envolta na paisagem congelada e inóspita do meio-oeste americano.
Em 2014, a história foi adaptada para uma série de televisão que também é sucesso.
A série é antológica e é fiel ao estilo do filme e mistura elementos de tragédia e comédia, ao mesmo tempo em que constrói narrativas complexas e visualmente marcantes.
Cada temporada apresenta uma história autônoma, com grande elenco, personagens e tramas distintas, mas unidas pelo mesmo tom peculiar que caracteriza o universo criado pelos Coen, nas paisagens geladas do meio oeste caipiríssimo estadunidense. A série expande o universo narrativo do longa com novas histórias que, embora fictícias, são apresentadas ironicamente como "baseadas em fatos reais".
A trilha sonora da série utiliza de forma marcante a percussão de fanfarra americana, especialmente nas temporadas mais recentes, o que traz um toque distintivo à série. As músicas evocam desfiles militares e celebrações patrióticas e contrastam com o clima sombrio e violento da narrativa. Esses ritmos rítmicos e regimentais oferecem uma camada de ironia, já que a série aborda o caos e a violência em ambientes rurais aparentemente pacíficos. A escolha de instrumentos de fanfarra também reforça a crítica social, conectando a música ao tema de controle e autoridade.
Temporada 1 - Lester Nygaard (Martin Freeman) um vendedor de seguros cuja vida pacata é completamente desestabilizada após conhecer o assassino Lorne Malvo (Billy Bob Thornton). A trama se desenrola como uma espiral de violência e desespero, com Lester gradualmente se transformando de uma vítima em um anti-herói frio e calculista. As decisões aparentemente pequenas acabam levando a consequências catastróficas.
Temporada 2 - Retrocede para 1979 mostra as raízes do crime organizado e nas disputas de poder no meio-oeste. Centrada na tensão entre famílias mafiosas destaque para o casal Kirsten Dunst e Jesse Plemons que se envolvem acidentalmente em uma conspiração mortal, colocando-os em um caminho de violência inescapável. Estilo visual retrô muito bacana.
Temporada 3 - Situada em 2010, explora o conflito entre irmãos gêmeos interpretados por Ewan McGregor: Emmit, um magnata imobiliário, e Ray, um oficial de condicional ressentido. A rivalidade entre eles desencadeia uma série de eventos que envolvem crime, corrupção e uma cadeia de enganos cada vez mais letal. Esta temporada também introduz V.M. Varga (David Thewlis), um assassino sinistro, que manipula e explora as fraquezas dos outros.
Temporada 4 - Kansas City nos anos 1950, onde duas famílias criminosas, uma liderada por afro-americanos e outra por imigrantes italianos, competem pelo controle do submundo da cidade. No centro da trama está Loy Cannon (Chris Rock), chefe da família afro-americana, que tenta consolidar seu poder em um ambiente marcado por preconceito e violência. Esta temporada examina temas como racismo, imigração e o sonho americano, oferecendo uma análise crítica da história social dos Estados Unidos através da lente do crime organizado.
Temporada 5 - Retorna às raízes da série, resgatando os temas centrais dos filmes dos irmãos Coen, mas ajustando-os para o contexto contemporâneo. Ambientada em 2019, explora temas contemporâneos da polarização sócio política dos Estados Unidos, focando em personagens como Dot Lyon (Juno Temple), uma mulher que se vê envolvida em uma rede de mentiras e violência, e Roy Tillman (Jon Hamm), um xerife criminoso e autoritário que controla milícias locais. A trama destacando o controle e poder que os personagens exercem sobre os outros.
Somente a 4a temporada que não merece nota 10, as outras todas sim, igualmente o longa.
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