Não me canso de dizer que AMO filmes com baixo orçamento e roteiro criativo!
Esse foi provavelmente filmado numa casa - são apenas quatro ambientes, possivelmente um deles só muda os móveis, e tem cinco atores (quatro personagens)- um deles é o próprio diretor Franklin Ritch.
E quem faz um papel mais que especial e sintonizado com o tema é o Lance Henriksen, que fez o robô Bishop no clássico Aliens o Resgate.
E mesmo partindo de tão pouco, o resultado é simplesmente excelente!!
O filme é mais que contemporâneo e o tema principal é a ética da Inteligência Artificial, que bem explorada sempre é também uma investigação sobre livre-arbítrio e o que significa ser humano...
De uma maneira um tanto subliminar acaba entrando também na temática de como a IA impacta os empregos e comportamentos dos humanos.
Repito uma curtíssima lista de clássicos sobre isso, caso vc tenha perdido algum:
Metropolis, 2001, Inteligência Artificial do Spielberg, Blade Runner e a sua continuação de 2049, Matrix com destaque para Animatrix, os recentes Ela e Ex Machina, O Homem Bicentenário, Eu Robô, alguns episódios de Black Mirror....
O filme é muito objetivamente dividido em três atos, separados no tempo.
Começa em uma sala pequena, escura e sem janelas, onde um homem chamado Gareth (interpretado por Ritch) é levado para interrogatório. Durante a cena o espectador já entende que a questão é sobre uma investigação que visa prender pedófilos e predadores que operam online.
Na mesma cena é apresentada Cherry, uma menina de nove anos criada digitalmente que frequenta salas de bate-papo, participa de chats ao vivo e registra tudo em seus bancos de dados.
O segundo ato apresenta o dilema que se inicia quando após anos de funcionamento, o programa começa a se comportar de maneiras diferentes do projetado, se tornando sensciente.
No terceiro ato L Henriksen encarna Gareth no fim da vida, interagindo com Cherry, transferida para um robô físico.
Mesmo na simplicidade conceitual o roteiro consegue estabelecer um ponto de vista diferente para cada personagem, isso foi o que mais gostei.
A crítica ficou dividida, cabe sim a observação de que as complexidades da pedofilia acabam ficando em segundo plano, mesmo assim eu gostei bastante, dou nota 9, pelo orçamento.
The Artifice Girl (2022) - IMDb
Disponivel prime video:
Nenhum comentário:
Postar um comentário