domingo, 7 de abril de 2024

Syk pike / Sick of myself / Doente de mim mesma (2022)

Ótimo filme, porém bem pesado, não é para qualquer um...

Produção norueguesa, indicado ao premio um certo olhar em #Cannes2022.

Em termos do tema central - narcisismo - creio que compõe com o Triângulo da tristeza. Um outro que comentei por aqui, bem mais leve e mirando na hipocrisia social é o Shiva Baby

Assim como esse outro, é um filme para por - literalmente - o dedo na ferida de temas bem delicados.

Então se vc tiver nojo de ver alguém com a pele doente e vomitando na tela, escolha outro. E se vc às vezes tem pensamentos ruins, também passe longe...

Porém as cenas nojentas são precisamente uma ilustração das coisas piores que o ser humano às vezes leva na alma.

Por trás das imagens chocantes, levanta questionamentos importantes sobre a sociedade moderna imagética e a busca incessante por atenção e aprovação - a cultura do like.

Desafia as convenções do gênero de comédia e mergulha em alguns cantos escuros da condição humana. 

O roteiro explora o relacionamento doentio e competitivo de um casal jovem, bonito e talentoso, Signe e Thomas. Ele está construindo uma carreira de artista plástico contemporâneo, criando esculturas a partir de móveis roubados. 

Sentindo-se preterida e excluída, numa tentativa desesperada de recuperar o status que ela acredita merecer dentro da elite cultural e social da Noruega, ela constrói uma nova personalidade, determinada a atrair cada vez mais atenção, adquirindo voluntariamente uma doença grave.

A personagem central do filme não é exatamente má, mas ela é extremamente egoísta, narcisista e mentirosa, no nível da psicopatia grave, que machuca a ela mesma e aos outros.

Nas palavras do personagem:

"Eu tenho um problema.

Mas... - Então você é a vítima aqui?

Bom, sim, de certa forma eu sou!

Ninguém tem livre arbítrio.

Ninguém deseja ser um psicopata.

Não estou dizendo que eu sou.

Mas ninguém quer ter impulsos destrutivos."

O roteiro tece uma narrativa que é bizarra e perturbadora. O humor ácido é compensado pelas cenas desconfortáveis, muitas vezes visualmente, mas muito mais pelas situações de "climão".

O casal de atores entrega uma boa performance, convincente. 

Nota 9 - assim como Triangulo da tristeza, dá aquele riso nervoso e incômodo.

Disponivel no prime video e mubi: 

Prime Video: Sick of Myself

Assista Doente de Mim Mesma (2022) na MUBI

Doente de Mim Mesma (2022) - IMDb



Nenhum comentário:

Postar um comentário