Boa série, criada por Fernanda Torres adaptada do livro que foi feito por encomenda como ela mesma explica no vídeo abaixo.
Narra a vida (a partir da morte) de cinco amigos ao longo de várias décadas. A adaptação para TV explora temas como amor, traição, e mudanças sociais no Brasil ao longo das últimas décadas.
A autora explica em entrevista que seu objetivo era escrever sobre homens sem qualidades e na adaptação para TV as histórias das mulheres que fazem parte da vida dos protagonistas masculinos ganhou destaque trazendo uma perspectiva mais ampla e atualizada da narrativa original, com um tom feminista e trágico.
Curioso que a maior virtude da série que é a profundidade na construção dos personagens é também o maior defeito, pois não precisaria de dez episódios, seria perfeito com um episódio para cada um dos cinco amigos.
O elenco é um dos pontos altos da série, com performances notáveis de Fábio Assunção, Marjorie Estiano, Emilio Dantas, Débora Falabella, Bruno Mazzeo, entre outros. Cada ator conseguiu trazer nuances e uma humanidade palpável para seus personagens, refletindo a diversidade e complexidade das relações humanas.
A direção artística de Andrucha Waddington e a direção de Daniela Thomas elevam a qualidade da série. Eles conseguiram capturar a atmosfera dos diferentes períodos em que a história se passa, desde a juventude dos personagens nos anos 60 até a maturidade e velhice.
A trilha sonora tem clássicos da Bossa Nova e outros gêneros que marcaram as décadas retratadas.
Nota 7, tirando o comprimento, é uma ótima pedida.
Fim (Série de TV 2023– ) - IMDb
Disponivel no Globoplay
Fim: assista agora! (globo.com)
Veja um trecho da entrevista no programa Roda Viva:
Nenhum comentário:
Postar um comentário