domingo, 14 de abril de 2024

Fim (2023-)

 


Boa série, criada por Fernanda Torres adaptada do livro que foi feito por encomenda como ela mesma explica no vídeo abaixo.

Narra a vida (a partir da morte) de cinco amigos ao longo de várias décadas. A adaptação para TV explora temas como amor, traição, e mudanças sociais no Brasil ao longo das últimas décadas.

A autora explica em entrevista que seu objetivo era escrever sobre homens sem qualidades e na adaptação para TV as histórias das mulheres que fazem parte da vida dos protagonistas masculinos ganhou destaque trazendo uma perspectiva mais ampla e atualizada da narrativa original, com um tom feminista e trágico.

Curioso que a maior virtude da série que é a profundidade na construção dos personagens é também o maior defeito, pois não precisaria de dez episódios, seria perfeito com um episódio para cada um dos cinco amigos.

O elenco é um dos pontos altos da série, com performances notáveis de Fábio Assunção, Marjorie Estiano, Emilio Dantas, Débora Falabella, Bruno Mazzeo, entre outros. Cada ator conseguiu trazer nuances e uma humanidade palpável para seus personagens, refletindo a diversidade e complexidade das relações humanas.

A direção artística de Andrucha Waddington e a direção de Daniela Thomas elevam a qualidade da série. Eles conseguiram capturar a atmosfera dos diferentes períodos em que a história se passa, desde a juventude dos personagens nos anos 60 até a maturidade e velhice.

A trilha sonora tem clássicos da Bossa Nova e outros gêneros que marcaram as décadas retratadas. 

Nota 7, tirando o comprimento, é uma ótima pedida.

Fim (Série de TV 2023– ) - IMDb

Disponivel no Globoplay

Fim: assista agora! (globo.com)

Veja um trecho da entrevista no programa Roda Viva: 




Jeanne du Barry (2023)

  

Depois das polêmicas na justiça Johnny Depp andava meio sumido das telas e retorna como Luís XV nesse drama de época.

Muito luxo para pouco filme. No IMDB está com nota 6,7. Com um orçamento de US$22.4 milhões, "Jeanne du Barry" foi um dos filmes franceses mais caros de 2023.

Eu não conhecia a história de Madame du Barry, nascida pobre, usa sua inteligência e charme para subir na sociedade e constrói uma reputação como uma cortesã habilidosa. Ela se torna a favorita do Rei Luís XV, eles se apaixonam e, contra todas as convenções e etiquetas, du Barry se muda para Versalhes, onde seu relacionamento com o rei escandaliza a corte.

Sexto longa da atriz e diretora Maïwenn, que tem uma história pessoal com algumas polêmicas, atuou no filme O profissional, vide  os comentários dela sobre o seu envolvimento com o diretor Luc Besson, nesse link: Luc Besson and the Disturbing True Story Behind ‘Léon: The Professional’ (thedailybeast.com)

Ela compõe com Depp o casal principal, mas quem rouba a cena é o coadjuvante Benjamin Lavernhe, que faz o mordomo do rei.

O ponto alto é a produção de arte, com as locações no palácio, figurino, maquiagem e penteados. O filme está bonito, isso não se pode negar.

Nota 6, recomendo para quem gosta de filme de época.

Até daria 7 mas pensando bem, a forma como normaliza o racismo, mesmo no contexto da corte francesa, não é legal. O personagem negro tem um destaque, mas não chega nem a figurar direito.

Curioso como os designers não deram conta de escapar do plano americano na hora de fazer os posters hein.

Jeanne du Barry (2023) - IMDb

Disponivel prime video (com VPN)

Prime Video: Jeanne du Barry - Die Favoritin des Königs

A garota artificial (2022)


Não me canso de dizer que AMO filmes com baixo orçamento e roteiro criativo!

Esse foi provavelmente filmado numa casa - são apenas quatro ambientes, possivelmente um deles só muda os móveis, e tem cinco atores (quatro personagens)- um deles é o próprio diretor Franklin Ritch. 

E quem faz um papel mais que especial e sintonizado com o tema é o Lance Henriksen, que fez o robô Bishop no clássico Aliens o Resgate.

E mesmo partindo de tão pouco, o resultado é simplesmente excelente!!

O  filme é mais que contemporâneo e o tema principal é a ética da Inteligência Artificial, que bem explorada sempre é também uma investigação sobre livre-arbítrio e o que significa ser humano...

De uma maneira um tanto subliminar acaba entrando também na temática de como a IA impacta os empregos e comportamentos dos humanos.

Repito uma curtíssima lista de clássicos sobre isso, caso vc tenha perdido algum: 

Metropolis2001Inteligência Artificial do Spielberg,  Blade Runner e a sua continuação de 2049Matrix com destaque para Animatrix, os recentes Ela Ex Machina, O Homem Bicentenário, Eu Robô, alguns episódios de Black Mirror....

O filme é muito objetivamente dividido em três atos, separados no tempo.

Começa em uma sala pequena, escura e sem janelas, onde um homem chamado Gareth (interpretado por Ritch) é levado para interrogatório. Durante a cena o espectador já entende que a questão é sobre uma investigação que visa prender pedófilos e predadores que operam online.

Na mesma cena é apresentada Cherry, uma menina de nove anos criada digitalmente que frequenta salas de bate-papo, participa de chats ao vivo e registra tudo em seus bancos de dados.

O segundo ato apresenta o dilema que se inicia quando após anos de funcionamento, o programa começa a se comportar de maneiras diferentes do projetado, se tornando sensciente.

No terceiro ato L Henriksen encarna Gareth no fim da vida, interagindo com Cherry, transferida para um robô físico.

Mesmo na simplicidade conceitual o roteiro consegue estabelecer um ponto de vista diferente para cada personagem, isso foi o que mais gostei.

A crítica ficou dividida, cabe sim a observação de que as complexidades da pedofilia acabam ficando em segundo plano, mesmo assim eu gostei bastante, dou nota 9, pelo orçamento.

The Artifice Girl (2022) - IMDb

Disponivel prime video:

Prime Video: The Artifice Girl

sábado, 13 de abril de 2024

Cangaço novo (2023-)


Ótima série, com certeza uma das melhores nacionais recentes

Ambientada no Nordeste brasileiro, traz uma atualização da figura do cangaceiro, mesclando drama familiar, questões sociais e muita ação.

A trama segue a jornada de Ubaldo, um homem simples, ex militar,  que trabalhava como contador em um banco em São Paulo, mas que é demitido e fica sem saber como vai cuidar do pai adotivo que está doente.

Ele decide viajar até Cratará, uma cidade no interior do Ceará, onde conhece suas duas irmãs e vai atrás da sua herança: um terreno no local

A série é muito direta sobre a podridão nos altos e baixos escalões da sociedade; sobre a violência cometida por aristocratas e miseráveis.

O sertão e o Nordeste do Brasil já foram retratados de diversas maneiras, destacando conflitos de classe e questões políticas em filmes como O Cangaceiro, Deus e o Diabo na Terra do Sol e Baile Perfumado

Cangaço Novo revisita e atualiza os problemas estruturais do Nordeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil, com uma narrativa envolvente e personagens complexos.

Pode ser viagem minha mas parece uma mistura de Bacurau e Breaking Bad.

Tenho citado muito aqui no blog mas não tem como deixar de comparar também com Os Outros. 

Ótimas performances do elenco que está todo muito bem, com atuações únicas e convincentes, contribuindo para a riqueza e profundidade da série.

Destaque para a Thainá Duarte, cuja personagem é muda.

Veja essa entrevista com o elenco:


A direção de "Cangaço Novo" está nas mãos de Fábio Mendonça e Aly Muritiba. Uma das virtudes da série é um aprofundamento mais detalhado de cada um dos personagens principais.

O roteirista Fernando Garrido é o mesmo de Albatroz.

A fotografia é bem bacana, e não poupa nos efeitos visuais para capturar a beleza única e a dureza do sertão.

Nota 10!! E foi renovada para a 2a temporada. 

Cangaço Novo (Série de TV 2023– ) - IMDb

Disponível prime video:

Prime Video: New Bandits - Season 1





Mussum o filmis (2023)

 



Necessário elogiar o trabalho do Ailton Graça, mas não me agradou muito, comparando ao documentário de 2019 - Mussum, um filme do Cacildis.

Bela homenagem, filme de ator, busca um equilíbrio entre o drama e a comédia, andando na lâmina da faca para não entrar em polêmicas, ainda mais considerando que muitos protagonistas ainda são vivos. 

Filmar biografia é sempre complicado, vide por exemplo as polêmicas com a série O Rei da TV. 

O diretor Silvio Guindane é estreante no cinema, vindo de séries do Multishow. 

O roteiro adapta o livro "Mussum - uma história de Humor e Samba", de Juliano Barreto. O roteiro traça a vida de Mussum desde sua infância pobre, passando pela carreira militar, a relação com a Mangueira, até o sucesso com os Originais do Samba.

O filme abre espaço para a performance muito bem feita, honesta e respeitosa do ator principal, mas gostei mais do documentário porque mostra além das virtudes aborda também defeitos de Carlinhos do Reco Reco. 

Destaque para a trilha sonora, que reflete a vida e a carreira do artista. 

Nota 6, e mesmo eu não tendo gostado recomendo para quem gosta do cinema brasileiro.

Disponível em vários streamings.

Mussum: O Filmis (2023) - IMDb

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Treta / Beef (2023-)


Ótima série dramática, bom roteiro, o ponto alto é o desenvolvimento dos personagens que vai fundo nos dois principais, mas nenhum que aparecemaparece na tela é abordado superficialmente.

A  trama parte de  um conflito cotidiano aparentemente trivial mais que comum no Brasil - uma briga de trânsito - que escala para proporções inimagináveis. 

Produzida e protagonizada por Steven Yeun (Glenn em TWD) e Ali Wong, pela blockbuster A24.

Um dos pontos fortes da série é ir mais fundo nesse sentimento de fúria e explorar as relações dele com outros aspectos de fragilidade humana, gerando uma catarse com os personagens, apesar das suas falhas e decisões questionáveis.

O que começa como uma série de pegadinhas e tentativas de vingança, evolui para uma disputa cada vez mais perigosa e intensa, revelando as camadas complexas de cada personagem.

O roteiro poderia até investir mais nessa escalada, se isso acontecesse a série ficaria um pouco parecida com Breaking Bad. mas não é o caso, embora as situações limite sejam o motor do roteiro, no primeiro plano estão as reações e motivações emocionais dos personagens.

Lembra um pouso a ótima série da Globo Os outros ou o clássico Um dia de fúria.

Vai fundo na exploração da profundidade psicológica dos personagens, não se limita a retratar um embate superficial, mas sim mergulha nas motivações, inseguranças e desejos que impulsionam o casal de desconhecidos em suas ações. A narrativa é habilmente tecida, permitindo que o público compreenda e até mesmo se identifique com os personagens, apesar de suas falhas e decisões questionáveis.

O roteiro equilibra bem drama e comédia, aborda temas sensíveis e complexos, fazendo-o com um senso de humor que é tanto perspicaz quanto respeitoso. 

Cada episódio vai escalando em cima do anterior, elevando a tensão e o investimento emocional do espectador, culminando em um final que é ao mesmo tempo surpreendente e satisfatório.

Vale destacar que curiosamente o final (desfecho) é melhor que a cena final.

Ponto fora da curva no catálogo netflix.

Nota 9 - recomendo!

Treta | Site oficial da Netflix

Treta (Série de TV 2023– ) - IMDb

domingo, 7 de abril de 2024

Syk pike / Sick of myself / Doente de mim mesma (2022)

Ótimo filme, porém bem pesado, não é para qualquer um...

Produção norueguesa, indicado ao premio um certo olhar em #Cannes2022.

Em termos do tema central - narcisismo - creio que compõe com o Triângulo da tristeza. Um outro que comentei por aqui, bem mais leve e mirando na hipocrisia social é o Shiva Baby

Assim como esse outro, é um filme para por - literalmente - o dedo na ferida de temas bem delicados.

Então se vc tiver nojo de ver alguém com a pele doente e vomitando na tela, escolha outro. E se vc às vezes tem pensamentos ruins, também passe longe...

Porém as cenas nojentas são precisamente uma ilustração das coisas piores que o ser humano às vezes leva na alma.

Por trás das imagens chocantes, levanta questionamentos importantes sobre a sociedade moderna imagética e a busca incessante por atenção e aprovação - a cultura do like.

Desafia as convenções do gênero de comédia e mergulha em alguns cantos escuros da condição humana. 

O roteiro explora o relacionamento doentio e competitivo de um casal jovem, bonito e talentoso, Signe e Thomas. Ele está construindo uma carreira de artista plástico contemporâneo, criando esculturas a partir de móveis roubados. 

Sentindo-se preterida e excluída, numa tentativa desesperada de recuperar o status que ela acredita merecer dentro da elite cultural e social da Noruega, ela constrói uma nova personalidade, determinada a atrair cada vez mais atenção, adquirindo voluntariamente uma doença grave.

A personagem central do filme não é exatamente má, mas ela é extremamente egoísta, narcisista e mentirosa, no nível da psicopatia grave, que machuca a ela mesma e aos outros.

Nas palavras do personagem:

"Eu tenho um problema.

Mas... - Então você é a vítima aqui?

Bom, sim, de certa forma eu sou!

Ninguém tem livre arbítrio.

Ninguém deseja ser um psicopata.

Não estou dizendo que eu sou.

Mas ninguém quer ter impulsos destrutivos."

O roteiro tece uma narrativa que é bizarra e perturbadora. O humor ácido é compensado pelas cenas desconfortáveis, muitas vezes visualmente, mas muito mais pelas situações de "climão".

O casal de atores entrega uma boa performance, convincente. 

Nota 9 - assim como Triangulo da tristeza, dá aquele riso nervoso e incômodo.

Disponivel no prime video e mubi: 

Prime Video: Sick of Myself

Assista Doente de Mim Mesma (2022) na MUBI

Doente de Mim Mesma (2022) - IMDb



Argylle (2024)


Esse filme parece aquela gelatina mosaico feita com todos os sabores. Feito para vender, tem de tudo entre ação, espionagem e comédia. 

Só que apesar de seguir a risca a bíblia dos filmes do gênero, não deu certo... custou 200 e arrecadou pouco menos de 100 milhões de dólares...

O que mais me chamou atenção é que tem tiro e facada em todas as cenas, mas não tem sangue, nem quando o tiro é na cabeça...

É bem parecido com outros do mesmo diretor, por exemplo a franquia Kingsman. O tom debochado é exatamente o mesmo de Kick Ass

Eu entendi a importância do exagero para os filmes de ação quando o Schwarzenegger pulou do avião voando e caiu correndo em Comando para matar. 

Esse é o elemento central do filme: exagero. Ele funciona como a música brega - é tão ruim mais tão ruim que fica bom.

O roteiro é baseado em dezenas de plot twists. Pode acontecer de ter gente que vai entender só os tiros e facadas...

A trama gira em torno de uma autora reclusa que é atraída para o mundo dos espiões e da espionagem depois que ela percebe que um novo romance de espionagem que ela está escrevendo espelha eventos do mundo real.

Bom elenco, o coadjuvante Sam Rockwell (Três Anúncios para um Crime, Sete psicopatas) está bem melhor que a principal Bryce Dallas Howard.

Outros nomes de peso com Samuel L. Jackson, Bryan Cranston (Walter White em Breaking Bad) , Catherine O'Hara (a mãe em Esqueceram de mim), Henry Cavill (Superman), Dua Lipa, Ariana DeBose. Destaque também para o gato que é personagem central na trama.

Como toda grande produção do gênero que se preze, "Argylle" foi filmado em várias localidades na Europa, incluindo Londres, Grécia e Espanha, e cenas (fake??) com Hong Kong ao fundo. 

Nota 7, se gostar privilegie o produto nacional, assistindo Peçanha contra o animal

Argylle: O Superespião (2024) - IMDb




sábado, 6 de abril de 2024

O protetor 3 o capítulo final (2023)


Tudo que vende sempre pode vender mais um pouco. Já arrecadou mais de 190 milhões de dólares então é muita gente que gosta...

Denzel Washington entra para o time Chuck Norris dos vovôs badass, que já tem como membros o Bruce Willis, Nicolas Cage e Liam Neeson.

"Equalizer 3" traz novamente o frio e controlado Robert McCall, ex-agente da CIA caçador implacável de malvadões. 

Muito efeito de pólvora e tinta vermelha, a única coisa que achei legal foi a locação na Costa Amalfitana já que desta vez vai ser a máfia que vai sofrer na mão do Denzel.

Destaque para a Dakota Fanning que paga de agente secreta superdotada. 

Nota 6, mais um da franquia, eles colocam isso no título mas dando lucro o cara vai continuar matando com a bengala.

O Protetor: Capítulo Final (2023) - IMDb

Los delincuentes (2023)

 


Indicação da Argentina para melhor filme internacional no #Oscar2024, indicado para o prêmio um certo olhar em #Cannes2023.

Não gostei muito, achei excessivamente comprido -> 3h e 10min!!!

Se explorasse o roteiro em todas as possibilidades do bom argumento, tudo bem, mas não é o caso.

O diretor não é muito conhecido.

Comédia dramática (mais drama que comédia) que se passa no centro de Buenos Aires. A história gira em torno de dois bancários, Morán e Román. 

Outros personagens também usam esse anagrama para o nome, achei isso totalmente sem sentido...

Morán, interpretado por Daniel Elías, trabalha como escriturário em um banco e é praticamente invisível para seus colegas. Em busca de uma vida melhor, ele decide cometer um crime: roubar uma quantia enorme de dinheiro, exatamente $650,000, o dobro do que ele teria ganho até sua aposentadoria. Ele planeja se entregar à polícia, mas antes disso, oferece a Román, interpretado por Esteban Bigliardi (A Sociedade da Neve), uma parte do dinheiro se ele concordar em escondê-lo durante o tempo que Morán estiver preso.

O plano começa a sair do combinado quando Román conhece uma mulher - Norma (!!!...) - que transforma sua vida para sempre. A partir daí, a trama se desenrola de maneira imprevisível, levando a uma mudança radical na vida dos dois. 

A fotografia é um dos pontos fortes do filme. A cinematografia de Alejo Maglio e Inés Duacastella captura a essência da história e contribui para a atmosfera do filme, mostrando cenas na capital e no interior da Argentina. 

Nota 6 - recomendo só se vc gostar muito de filme argentino, ou como eu, faz questão de assistir até os pré-indicados ao Oscar.

Disponível no Mubi, Prime Video e Apple.

Os Delinquentes (2023) - IMDb

Bastarden / A terra prometida (2023)

 


Indicação da Dinamarca para melhor filme internacional no #oscar2024, chegou no shorlist 15 mas não entrou nos cinco indicados.

Bom drama, de época (sec. VXIII) roteiro clássico de herói x vilão e do homem que enfrenta o sistema. Baseado em fatos reais, conta a história do soldado e explorador dinamarquês Ludvig Kahlen. 

Filme de ator, mais uma estrelinha para o Mads Mikkelsen, que já tem uma carreira sólida em Hollywood, tendo sido por exemplo escalado para substituir o Johnny Depp em Animais Fantásticos os segredos de Dumbledore.

Aqui no blog tem uma postagem sobre o Druk - Another Round

O sucesso anterior do diretor foi em 2012 com o mesmo ator - O amante da Rainha, que ganhou dois prêmios no Festival Internacional de Cinema de Berlim e foi indicado ao #Oscar2013 de Melhor Filme Estrangeiro. 

Roteiro adaptado, prende bem o espectador, só achei que poderia explorar um pouco mais o arco entre as duas principais personagens femininas, como triângulo.

A direção de arte e fotografia entregam um ótimo resultado, sem exagerar no orçamento.

A trilha sonora é grandiosa. Confira nesse LINK.

Nota 9, recomendo.

Disponivel na bluray.com The Promised Land Blu-ray (Bastarden)

Bastarden (2023) - IMDb