Filme italiano que tenta desvendar a vida tumultuada e a genialidade do pintor, retratando-o como uma estrela de seu tempo, cuja vida transgressora e genialidade artística deixaram uma marca indelével na história da arte. Sua vida foi marcada por controvérsias e perseguições pela Igreja Católica devido à natureza transgressora de suas criações.
Caravaggio preferia retratar pessoas comuns em suas pinturas religiosas, acreditando que elas capturavam a dor da existência humana. Ele tinha uma relação próxima com a marquesa Costanza Colonna, que o protegeu e influenciou. O filme também destaca encontros com figuras históricas como Giordano Bruno e Artemisia Gentileschi, além de explorar a relação de Caravaggio com o Papa Paulo V e seu sobrinho Scipione Borghese.
O Sombra é um funcionário da Igreja a serviço do papa. A narrativa se desenvolve a partir do ponto de vista dele, que interroga pessoas que conheceram Caravaggio, construindo uma representação indireta do artista.
O principal Riccardo Scamarcio está muito bem e o elenco também manda bem, destacando a Isabelle Huppert.
A fotografia do filme merece uma menção especial. Inspirada pela técnica de chiaroscuro de Caravaggio, a cinematografia captura a interação dramática entre luz e sombra, criando uma atmosfera que reflete a turbulência e a intensidade das obras do pintor.
É delicioso reconhecer os easter eggs de pinturas famosas ao longo do filme.
E sou só eu ou vcs tb acham que o designer da Microsoft lembrou das aulas de história da arte??
Dispnivel prime video e disney+ (c/ vpn).
https://www.imdb.com/title/tt11877386/
Nota 7, recomendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário