sábado, 11 de março de 2023

Entre mulheres / Women talking (2022)

 


De quando em vez comento aqui como dá raiva ver as traduções que fazem com os títulos...

Indicado ao #Oscar2023 de melhor filme e roteiro adaptado,  mas apesar do excelente elenco, ficou de fora das indicações para melhor atriz.

Produção de Brad Pitt e Frances McDormand. O elenco conta estrelas como Rooney Mara, Claire Foy, Jessie Buckley, Judith Ivey, Ben Whishaw e Frances McDormand.

Valendo também destacar que nesse ano o B Pitt produziu também o Ela Disse, com temática próxima, mas esse é melhor.

Bom filme, fidelíssimo ao título original,  sobre temas difíceis em torno da violência contra as mulheres.

O filme conta a história de um grupo de mulheres que vivem em uma comunidade menonita isolada no Canadá. Elas descobrem que foram vítimas de uma série de agressões sexuais cometidas pelos homens da colônia durante a noite, enquanto elas estavam inconscientes por causa de um spray anestesiante. As mulheres se reúnem para discutir - daí o título - e votar o que fazer diante dessa situação: permanecer na comunidade e perdoar os agressores, conforme sua fé exige; sair da comunidade e buscar justiça; ou fazer alguma outra coisa.

Uma coisa que achei bem legal na adaptação é a forma como o espectador descobre em qual época se passa o filme.

Quem não gosta de filme de texto não vai curtir muito, mas exatamente por ter essa base comum que dá chance para cada atriz brilhar com o seu papel e o roteiro adaptado consegue captar as s diferentes personalidades e perspectivas das mulheres envolvidas na decisão, bem como seus conflitos internos e externos. 

Os homens da colônia não aparecem nem falam, com exceção do professor que registra as conversas das mulheres em uma ata :o

No youtube tem algumas entrevistas bem bacanas com o elenco e a diretora Sarah Polley. 

Não é o meu favorito neste ano, mas vale conferir por entrar no terreno da força e solidariedade feminina, que só me cabe elogiar e calar.

Nota 7, recomendo. 

Nos cinemas.

Entre Mulheres (2022) - IMDb





Nenhum comentário:

Postar um comentário