Eu acho remake the o of the borogodo...
Com tanto dinheiro e milhões de roteiristas profissionais, os estúdios preferem refilmar coisa que sabe que ainda dá lucro e eventualmente até oscar.
Porém já vem papando algumas premiações e está indicado no #oscar2025 a maquiagem, design de produção, figurino e fotografia... e sou forçado a reconhecer que merece todas, mas por outro lado elas não fazem o remake significativamente melhor...
Antes de mais nada, se não viu o clássico de 1922, dirigido por F.W. Murnau, veja e vc há de convir que não é à toa que o de 100 anos atrás merece mais aplauso, pois há mais de um século já dava o mesmo resultado que esse remake.
O original é um marco do expressionismo alemão e um pioneiro do gênero de terror, com sua narrativa simbólica e visualmente impactante.
O remake mantém a essência da história, mas apresenta uma forma mais direta e explícita, pra a juventude tik tok - em contraponto tem 2h15min - e utiliza a tecnologia moderna, para tentar agradar os novos espectadores e os fãs do original.
O original foi uma adaptação não autorizada de Dracula de Bram Stoker. Devido à falta de autorização, a produção teve que alterar nomes de personagens e outros detalhes para evitar problemas legais. Por exemplo, Conde Drácula tornou-se Conde Orlok, e os locais e nomes de personagens foram adaptados.
Eu achei A sombra do vampiro de 2000 melhor... já trazia o Willem Dafoe na companhia de John Malkovich e Udo Kier. A história é uma ficção baseada em uma lenda que dizia que Max Schreck, o ator que interpretou o Conde Orlok, era realmente um vampiro. Na época o Willem Dafoe foi indicado a melhor ator coadjuvante no #Oscar2001.
Nessa versão de 2025 achei o elenco bem mediano e o Dafoe está de volta interpretando o Prof. von Franz, mas sozinho não segura. Tanto que as indicações para o oscar foram todas mais técnicas.
A mais justa é a de melhor fotografia, com certeza é um dos pontos altos do filme, com cenas que evocam o estilo gótico do original, utilizando luz e sombra de maneira magistral para aumentar a sensação de mistério e medo. É bem difícil fazer filmes escuros, mas eles se saíram muito bem nesse quesito.
Nesse quesito é parecido com O Conde, que concorreu a melhor fotografia no #Oscar2024.
O anterior do mesmo diretor, O Farol, também com o Willem Dafoe também foi indicado a melhor fotografia no #Oscar2020.
Mas o meu favorito do gênero é o Daybreakers, pelo argumento. e lógico, o Fome de viver, pelo elenco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário