domingo, 16 de fevereiro de 2025

Setembro 5 (2024)


Indicado a melhor roteiro original no #Oscar2025, indicado a melhor roteiro e edição no Critics Choice Awards e indicado a melhor filme no Globo de Ouro. 

Bom filme, retrata o atentado terrorista ocorrido durante os Jogos Olímpicos de Munique em 1972, mas, em vez de focar nos terroristas ou nas vítimas, mergulha nos bastidores da cobertura jornalística da ABC Sports.

O Brutalista ainda não vi, mas apesar de não ser nenhuma brastemp, comparando com Anora, A verdadeira dor e A substância, até que merece... esse último acaba tendo chances também...

Válido como um estudo sobre ética, responsabilidade e o poder da mídia em momentos de crise. Remete a outros como The Post e Spotlight, O relatório,

Mas não achei que supera o Munique do Spielberg. O Golda ainda não assisti, depois desse vou passar na frente na fila...

O filme se passa quase inteiramente dentro dos estúdios da ABC, o diretor optou por criar uma atmosfera claustrofóbica e a montagem com cenas curtas ajuda a manter o espectador imerso na tensão constante do ambiente de uma transmissão ao vivo .  

Só que nós temos o nosso próprio ônibus 174 que rendeu um documentário e um filme:

Sequestro do ônibus 174 – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ônibus 174 – Wikipédia, a enciclopédia livre

Última Parada 174 – Wikipédia, a enciclopédia livre

O mérito do roteiro é que ao invés de se aprofundar nas causas políticas do atentado, o filme explora os dilemas éticos enfrentados pelos jornalistas. Questões como a responsabilidade de transmitir informações em tempo real, a espetacularização da tragédia e o impacto das notícias falsas são abordadas . O roteiro também se destaca por sua estrutura enxuta, não por acaso, com 94min. 

Destaque para Peter Sarsgaard, como Roone Arledge, executivo e  Leonie Benesch, que eu amei no ano passado pelo A Sala dos Professores. Ela rouba a cena. 

A fotografia é essencial para a atmosfera do filme. Com planos fechados e uma iluminação que reforça o ambiente claustrofóbico, consegue capturar a tensão e o caos da sala de controle. A trilha sonora complementa perfeitamente a narrativa, com sons que variam entre sussurros, estática de rádio e até silêncios. 

O ponto negativo é que acaba deixando de lado um aprofundamento maior sobre o contexto histórico do atentado. Temas como as tensões geopolíticas da época e o impacto do ataque na Alemanha pós-Segunda Guerra Mundial foram apenas mencionados superficialmente, o que pode deixar o espectador menos familiarizado com os eventos históricos com a sensação de que faltou contexto.  

Nota 7, recomendo para quem gosta de jornalismo no cinema.

Setembro 5 (2024) - IMDb

Prime Video: Setembro 5


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