Eu sou fã incondicional do Kleber Mendonça Filho.
Pérola do cinema nacional, esse estava na fila para entrar aqui no blog, compondo com Aquarius, Bacurau e o excelente Retratos fantasmas.
Entrada brasileira no shortlist do #Oscar2014, e injustamente não foi indicado, a mesma coisa com Bacurau e Retratos fantasmas. Daí se vê como tem que ter bala na agulha para fazer uma campanha como a do Ainda estou aqui.
Ele está na lista dos 100 melhores filmes brasileiros da ABRACINE. Tem muitos aqui na minha dvdteca...
Estou vendo aqui no youtube que está disponivel o documentário Bacurau no Mapa, #ficaadica.
Esse explora as tensões sociais e históricas de uma rua no Recife, e só depois em Retratos Fantasmas que vim a saber que o apartamento que aparece nos filmes é da família do diretor...
A narrativa fragmentada gira em torno da chegada de uma empresa de segurança privada, contratada pelos próprios moradores desencadeando uma série de eventos que revelam as tensões latentes entre eles.
O vampiro não entra na casa sem ser convidado...
Em tempos de milícias tomando o lugar do Estado omisso, mostra como a elitização e exclusão por meio da opressão e exploração do trabalho nos violentam todo dia.
Coloca em cena as tensões na interação entre espaços públicos e privados das nossas metrópoles, e um ambiente de constante inquietação, tensão e desconforto que permeiam as relações de trabalho domésticas.
Na tela donas de casa, empregadas, patrões assediadores, socialites esnobes e outros tipos que topamos diariamente, e infernizam a vida em condomínio.
Nessa entrevista o diretor fala que viu todos os filmes do Tarantino para escrever o roteiro.
Me lembrei do Domésticas do Fernando Meirelles e a recente série Os outros.
O título é materializado na trilha sonora e edição de som, que amplifica os ruídos urbanos - motores, latidos de cães e música alta.
Destaque no elenco para Maeve Jinkings, figurinha carimbada nos filmes do diretor.
Enfim, como os outros do ditetor, é um filme que vai além do entretenimento e se torna uma reflexão profunda sobre o país, um dos mais importantes do cinema nacional contemporâneo.
Nota 8, Esse tem que estar na sua lista de já vistos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário