domingo, 23 de janeiro de 2022

Coda / No ritmo do coração (2021)

 538191079-coda-poster - Libras Online

Ótimo filme, excelente entretenimento, um pouco xarope com um pé de high school movie, mas quem nunca? Merece toda atenção pela forma delicada e realista com que trata o tema da inclusão de pessoas com deficiência, ainda que seja necessário considerar a enorme distância entre a maneira que esse tema é tratado no Brasil e no primeiro mundo.

Drama familiar em que a protagonista é a única ouvinte de uma família de surdos, e carrega o fardo de ser desde sempre a intérprete dos pais e do irmão. 

Coda é o acrônimo em inglês para "criança de adulto surdo", criada por um ou mais pais ou responsáveis surdos.

As coisas se complicam quando no último ano do ensino médio ela entra para o coral e resolve tentar o vestibular em uma faculdade de artes. O seu professor de música se oferece para treiná-la gratuitamente enquanto ela ensaia um dueto com o seu crush da escola.

Essa trama um tanto batida não consegue ofuscar, ou melhor dizendo, abafar as ótimas atuações do elenco de atores surdos na vida real.

Refilmagem do francês "A família Beliér" que inclusive causou alguma polêmica porque os atores não eram pessoas com deficiência.

Destaque para a atriz Marlee Martin, vencedora do #Oscar1986 (Os filhos do silêncio). 

O filme corre por fora para o #oscar2022, com pouca chance de ser indicado para melhor filme, mas se vier a indicação de atriz ou para o Troy Kotsur como ator coadjuvante, serão merecidíssimas.

Nota 9, recomendo, especialmente se vc estiver procurando algum mais suave para dar uma escapada dessa realidade tão fria e dura que estamos vivendo.

https://www.imdb.com/title/tt10366460/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário