sábado, 25 de dezembro de 2021

Matrix resurrections (2021)

Pôster de 'Matrix Resurrections' reúne antigos e novos personagens

Acharam mesmo que essa continuação ia ressuscitar espetacularmente a franquia, mesmo depois de uma das diretoras ter se recusado a dirigir porque não queria "andar para trás com a carreira"?

Lamento informar mas a outra irmã foi lá e entregou o que todo mundo queria, com competência e profissionalismo, mas como os executivos de Hollywood só estão preocupados em ganhar mais dinheiro, talvez ninguém tenha notado mas ela fez igualzinho ao George Lucas: literalmente matou a história, sem qualquer chance de ressurreição futura, pegou seus milhõezinhos e o público que fique com essa porcaria. Vocês não gostam disso? Então toma aí.

O filme já começa meio deprê com o super herói voador Neo de volta à velha rotina do escritório. E vai daí para pior... tem uma cena que ele tenta voar e não consegue. 

Tem MUITAS cenas no filme que revelam essa intenção, desde as várias vezes que o personagem tenta cometer suicídio mas o sistema não deixa e principalmente a cena em que um dos programas malvados diz que as pessoas conectadas com a matrix não querem nada novo, de qualidade, todos querem ser controlados e ficar nessa gosma mesmo.

Não deu para contratar o Hugo Weaving e o Laurence Fishbourne? Não tem problema, bota aí as cenas antigas mesmo e troca os atores, inventa qualquer justificativa no roteiro que ninguém vai nem reparar.

Ninguém vai reparar que copiaram e colaram o John Wick e nesse filme ele não sabe atirar.

Uma boa parte das duas horas e meia é gasta com flashbacks e muitas piadas e reviews da trilogia, beirando um saudosismo e uma repetição que na minha opinião foram deliberadamente desrespeitosas, para não correr o risco que quererem fazer um filme número cinco...

E a pá de cal é a cena pós créditos, no melhor estilo vingadores, anunciando como a saga vai continuar... no tiktok, que a maioria doo publico nem vai ver, pois já terá saido do cinema.

Que final mais melancólico para um grande sucesso do fim dos anos 1990. Os fãs de Alien e do Exterminador do Futuro devem estar mais satisfeitos com as gororobas que continuam a sair.

Triste para os fãs, mas ao mesmo tempo tem que aplaudir a diretora que soube usar todos os recursos da indústria para mostrar que há limites e que Hollywood pode muito, mas não pode tudo, mesmo se der lucro requentando uma história que havia terminado bem há quase vinte anos.

Como saldo entre os quatro longas e a animação Animatrix, fico disparado com a última, que é onde as ideias da franquia foram desenvolvidas com mais liberdade.

Nota 5, não recomendo, mais coerente que ver esse filme no cinema é pagar o dobro do ingresso pela pipoca e coca-cola, que só pra isso que ele foi feito.




 

The green knight (2021)

The Green Knight Archives - Home of the Alternative Movie Poster -AMP-

Este é um ótimo filme, mas dificilmente vai conseguir agradar ao público brasileiro.

É uma história de jornada épica, um conto da távola redonda, que se passa em castelos, pântanos e florestas, a fotografia é belíssima.

É do mesmo diretor de Sombras da Vida / A ghost history, filme que amo, e de certa forma trata a mesma temática, com uma originalidade extrema, e por isso mesmo, quem gosta de roteiro linear não vai curtir o filme.

A sinopse é um recém sagrado cavaleiro que na ceia de natal luta com um ser mítico e misterioso, o qual lhe desafia a encontrá-lo novamente em um ano, para que ele possa revidar os mesmos golpes de espada que recebeu.

E assim, o filme desviando narrativamente do que estamos acostumados a ver, vai desfiando a jornada deste herói em sua saga até encontrar o Cavaleiro Verde.

Não chega a ser spoiler contar então que o tal Cavaleiro é uma metáfora da morte, ser mítico e indecifrável com o qual todos nós já temos encontro marcado, e que o princípio ou o final da jornada pouco importam, o que é relevante de fato está no caminho.

Belíssimo filme, mas certamente fadado ao fracasso nessas terras onde os mais amados são o whatsapp e o tiktok.

Se calhar, assistam, mas se vc fica muito no whatsapp e tiktok, deixe para lá.

Nota 8. https://www.imdb.com/title/tt9243804/

 

Unforgivable / imperdoável (2021)

 Imperdoável poster - Foto 10 - AdoroCinema

Peguei para ver esse filme com muita preguiça, por causa do péssimo Bird Box e porque em geral a Netflix gasta tudo só no casting e esquece que o filme precisa de roteiro.

Mas... até que esse dá para o gasto, é melhor que o anterior que a S Bullock fez para o canal de streaming.

Filme de atriz, nesse caso nem deve ter sobrado muito para o resto do elenco, mas todos fazem um bom trabalho, o resultado é bem razoável.

Eu não diria que é ponto alto da carreira dela porque eu adoro Crash sem limites e até mesmo os dois filmes da Miss Simpatia (apesar do meu ator favorito nesses ser o William Shatner).

Um dos pecados do filme é exatamente não dar espaço para os personagens coadjuvantes, nem o par romântico é desenvolvido e também por exemplo o arco dos irmãos, ou da família do advogado - pelo menos ele e a esposa, dava para aprofundar um pouco mais, sem alongar muito a montagem. 

Enfim não é nenhuma Brastemp, eu acho que na temática ex-presidiários o recente The card counter vai até mais fundo, tem também a ótima série When they see us - essa sim, é soco no estômago. Contando também as séries Oz e Orange is the new black.

No conjunto funciona bem, entrega o que se espera, nem mais, nem menos, devido ao trabalho competente da atriz e do elenco.

Nota 7, recomendo, mas se vc não viu Crash, vencedor do #oscar2006 de melhor filme, não sabe o que está perdendo.


 

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Still Alice / Para sempre Alice (2016)

Still Alice (2014) | Still alice, Alice movie, Movie posters minimalist 

Resgatando e atualizando um comentário curtinho que fiz no facebook em 2016:

Esplêndido, mesmo desconsiderando a catarse com a minha condição. 

#oscar2015 merecidíssimo de melhor atriz. 

Nota 9. Esse sim merece um lenço de papel.

Compare com "Ensaio sobre a cegueira", The father e Little Fish.

https://www.imdb.com/title/tt3316960/

 

Little fish / Memórias de um amor (2020)

 Little Fish - Filme 2020 - AdoroCinema

Romance não é muito a minha praia, mas esse mistura um pouco de ficção científica no argumento e o resultado ficou simples e bom, gostei bastante.

A sinopse é a história de um jovem casal vivendo em meio a uma pandemia de um virus que causa perda de memória progressiva.

O filme é bem simples e direto e apesar dos clichês básicos do gênero e essa tradução horrorosa do título, o produto final ficou um filme leve e bem interessante sobre o que resta mesmo para lembrar no final de tudo.

Não chega nem aos pés do "Ensaio sobre a cegueira", mas compõe por baixo com esse e com "Para sempre Alice" e também com o ótimo e premiado Meu Pai, um bom pacote para pensar sobre como e o quê lembramos e esquecemos.

Confiram também El olvido que seremos, comentei recentemente por aqui.

Link do filme no imdb: https://www.imdb.com/title/tt9735470/

 

sábado, 11 de dezembro de 2021

Peçanha contra o animal (2021)

 Peçanha Contra o Animal (2021) - IMDb

Escrito pelo Tabet para si mesmo no personagem.

Merece o crédito e divulgação porque nem todo mundo tem coragem de trolar o Johnny Saad em público.

Funciona como um longa do Porta dos Fundos, ou seja, algumas piadas são sensacionais, outras nem tanto.

Na verdade eu nem gosto tanto do personagem nos vídeos, mas no conjunto com o parceiro, o chefe e colegas da delegacia, dá para ir além do brucutu fascista.

Lembra um pouco o Ed Mort ou o Johnny English.

Estamos precisando rir mais, então vem a calhar, nota 6.

O mais louco é que é capaz da turma que se sentiu ofendida com os especiais de natal gostar.

 

 


 

The soul (2021)

 The Soul (2021) - IMDb

Produção chinesa, bom filme de ficção com alguns toques de suspense, bom roteiro, no jeitinho que os americanos gostam de pegar para refilmar.

O filme começa com um argumento de assombração mas a trama vai desenrolando com muitas reviravoltas, até previsíveis, mas respeitando a inteligência do espectador.

A sinopse é o dono de uma grande empresa de biotecnologia, em 2032 que morre assassinado, aparentemente pelo próprio filho, sob a influência do fantasma da sua mulher suicida, e sendo traído pela nova esposa, com seu sócio na empresa.

No início fiquei com a impressão de que era mapeado (atores escaneados e aplicados sobre computação gráfica) pois mexeram muito na fotografia, mais perfeito do que natural, cada plano tem dezenas de camadas adicionadas, até os mínimos detalhes.

Porém a performance dramática dos atores é bem exagerada, tem hora que parece novela mexicana.

E certamente podia ser mais curto que 2h10min, se refilmarem, certamente vão cortar meia hora.

Mesmo assim recomendo, nota 7.

https://www.imdb.com/title/tt13598976/


 

domingo, 21 de novembro de 2021

Querida voy a comprar cigarrillos y vuelvo (2011)

 Querida voy a comprar cigarrillos y vuelvo (2011) - IMDb

Dos mesmos diretores de Mi obra maestra e El hombre de al lado.

Ótimo argumento, um homem comum faz um pacto com um demônio viajante para retornar ao seu passado e viver novamente dez anos - nem menos nem mais - de sua vida

A história se passa em várias épocas e países, entre outras trapalhadas o personagem tenta produzir o Big Brother, evitar o 11 de setembro e grava a música Imagine como se fosse sua.

A fotografia também é bem legal, dezenas de planos muito bem compostos.

O narrador é o próprio escritor argentino Alberto Laiseca, autor do conto que embasou o filme.

Uma ótima reflexão sobre o quão difícil - para não dizer impossível - é reinventar-nos e fazer tudo diferente, principalmente escapar de nosso egoísmo e mediocridade.

Nota 9, adoro filmes com baixo orçamento e ótimas ideias.

https://www.imdb.com/title/tt1756692/


Shiva baby (2020)

 Shiva Baby Details and Credits - Metacritic

Ótimo filme independente, lançado no Festival de Toronto, remake do curta com o mesmo nome, de 2018.

Coloquei abaixo o poster do curta porque reflete melhor o espírito do filme:

 Shiva Baby (2020) - IMDb

A sinopse é uma jovem estudante judia que sai da garçonniere do seu "suggar daddy" para ir a um funeral da família, onde dá de cara com uma antiga namorada, com ele... e com a esposa.

Ótima comédia dramática bem ácida, boas atuações do elenco, produção simples, com praticamente uma locação apenas- o que reforça o sufoco vivido pelo personagem.

Bons personagens, principalmente as femininas, a mãe e suas amigas, as tias e nas entrelinhas, as estratégias possíveis e multas vezes controversas, para contrapor e fugir do controle do pai e do amante.

Nota 8, recomendo, porque nos acostumamos a ver esse tipo de filme somente pela lente do Woody Allen, então tomara que a diretora caloura Emma Seligman traga um novo olhar refrescante para essa cena.

https://www.imdb.com/title/tt11317142/

sábado, 20 de novembro de 2021

Greta / Obsessão (2018)

 Greta (2018)

Isabelle Huppert mandando bem de vilã psicopata de Nova Iorque, o roteiro não ajuda muito, mas vale conferir.

A sinopse é uma senhora que tem a mania de deixar a bolsa perdida no metrô para pegar as meninas novinhas boazinhas que ligam para devolver.

Tudo bem que em geral os títulos em português são horríveis, mas trocar nome próprio já é demais, né. 

O argumento é bom (apesar de que em NY se alguém achar uma bolsa no metrô é capaz de achar que é uma bomba), mas não é explorado em toda a potencialidade, não se compara a outros que tratam do tema Síndrome de Estocolmo, como Split e o clássico Silêncio dos Inocentes.

Daria para ir um pouco mais fundo nas duas personagens, principalmente a vilã. Aí vira um suspense meia boca.

Vide por exemplo Monster, que deu o oscar para a Charlize Theron que nesse aspecto vai mais fundo.

Nota 7, recomendo pelo fato de não serem tão comuns os filmes sobre assédio entre mulheres.

https://www.imdb.com/title/tt2639336/


 

Ready or not / casamento sangrento (2019)

 Ready or Not (2019) - IMDb

Ruim com força, sem elenco, sem roteiro, é aquele esqueminha Highlander - somente um poderá sobreviver.

A sinopse é uma noiva tendo que fugir para não ser morta pela família do noivo na noite de núpcias.

Muito B, nota 5. não recomendo.

 

I see you / A espreita do mal (2019)

 I See You (2019) - IMDb

Não é um filme de terror! Bom filme, ótimo roteiro e ótima montagem. Confira e não se deixe enganar pelo cartaz.

Tem cara de filme de terror, começa com toda pinta de filme de terror, ainda mais com essa tradução safada do título para o Brasil, mas não é isso!

Na verdade é um bom trhiller policial e de suspense "escondido" dentro de um filme aparentemente de terror. O título remete à brincadeira de esconde-esconde e isso também é uma metáfora, pois é praticamente uma história dentro de outra.

A sinopse é um cidadezinha do interior onde desaparecem dois adolescentes, os efeitos da primeira cena levam o espectador a acreditar que é mais um filme de poltergeist com espíritos maléficos produzindo efeitos físicos cabulosos.

Até a trama se revelar no meio do filme, quando a história é contada mais de uma vez, pelo ponto de vista de outros personagens, o que rende boas reviravoltas.

Não é nenhum Inception (A origem) nem O silêncio dos inocentes, mas conecta muito bem os arcos do roteiro.

E também foi bom matar a saudade da veterana Helen Hunt, estrela da antiga série Louco por Você.

Recomendo, nota 8

https://www.imdb.com/title/tt6079516/

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

The power of the dog / Ataque dos cães (2021)

The_Power_of_the_Dog_2021_WEBSCREENER_HDRip_WEBRip - - Download - Legendas  TV

Peguei para ver na inocência,  nem tinha visto a sinopse, fui pelo gênero (sem trocadilho - western), recentemente vi o Cry Macho com o Clint Eastwood, o título em português também engana bem, então fui na mesma onda, quando apareceu a logo Netflix já fiquei com o pé atrás.

O filme tem um bom elenco, no ano passado o meu favorito foi o Estou pensando em acabar com tudo, com o Jesse Plemons, mas nem ele nem a Kirsten Dunst conseguem chegar na mesma intensidade do Benedict Cumberbatch na personagem e aí o roteiro não atinge todo o potencial.

Valendo destacar que ambos já fizeram um casal na ótima série Fargo.

A história é sobre um cowboy extremamente bruto e enrustido, que se envolve com o filho da cunhada.

Ótimos personagens, a fotografia do filme também é muito bonita, mas nesse caso faltou direção, nem de longe a diretora Jane Campion chega no mesmo nível de vinte anos atrás com O Piano.

Pode ser que sobra uma indicaçãozinha ae no #oscar2022, se fizerem MUITA propaganda.

Não assisti Brokeback Mountain, acho que seria o mais próximo para comparar.

Nota 6. 

https://www.imdb.com/title/tt10293406/


 

Lamb (2021)

 Lamb (2021) - IMDb

Muucho loko...

Vencedor do prêmio Um Certo Olhar de #Cannes2021

Lembra um pouco Upstream Color, Horse Girl, ou os David Lynch.

A sinopse é um casal de fazendeiros que cria ovelhas nas montanhas da Islândia, e um belo dia resolve criar uma delas dentro de casa, por um motivo especial e sombrio que se revela, de repente, no meio do filme.

A fotografia é belíssima e o filme é um pouco non sense mas com MUITAS metáforas e camadas.

No IMDB o gênero está citado como drama e terror, mas não chega a tanto, está mais para um realismo fantástico, como esses outros que enumerei acima.

O pôster é uma clara referência ao quadro Dama com Arminho do Leonardo da Vinci:

 Dama com Arminho – Wikipédia, a enciclopédia livre 

Nota 7, recomendo para quem gosta de filmes estranhos em idioma que não ouvimos todo dia e  que fazem pensar.

https://www.imdb.com/title/tt9812474/ 

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

El olvido que seremos (2020)

 Memories of My Father (2020) - IMDb

Que belíssimo filme sobre memória e o esquecimento!

Simples, direto e realista, tocando em temas que vão do fascismo ao câncer, com muita leveza, mas sem abrir mão do sentimentalismo latino. Tem a mesma vibe de Central do Brasil.

Seleção oficial de #Cannes2021.

Parece até bizarro que esteja disponível no catálogo netflix, pois é o oposto das produções do streaming.

Roteiro adaptado do livro do respeitado escritor colombiano Héctor Abad Faciolince, sobre a vida e o assassinato do seu pai Héctor Abad Gómez, médico, professor universitário e defensor dos direitos humanos, um dos milhares mortos por grupos paramilitares na Colômbia.

O filme mostra a vida cotidiana da família de classe média alta, formada majoritariamente de mulheres, inclusive uma freira, em um ambiente liberal, progressista e criativo, mas até de certa forma burguês - contradição que é muito bem conduzida no roteiro.

Dialoga com outro que comentei recentemente: A metamorfose dos pássaros.

 O título é tomado de um soneto atribuído a Jorge Luiz Borges, que fecha maravilhosamente o filme:

Aquí. Hoy

Ya somos el olvido que seremos.
El polvo elemental que nos ignora
y que fue el rojo Adán y que es ahora
todos los hombres, y que no veremos.

Ya somos en la tumba las dos fechas
del principio y el término. La caja,
la obscena corrupción y la mortaja,
los triunfos de la muerte, y las endechas.

No soy el insensato que se aferra
al mágico sonido de su nombre.
Pienso con esperanza en aquel hombre

que no sabrá que fui sobre la tierra.
Bajo el indiferente azul del cielo,
esta meditación es un consuelo.

Recomendadíssimo, nota 9, gostei muito.

https://www.imdb.com/title/tt11385336/


 

domingo, 14 de novembro de 2021

Stillwater (2021)

 Stillwater (2021) - IMDb

Boas atuações do Matt Damon e da Abigail Drelslin (pequena miss sunshine).

Bom drama, bom roteiro, listado na espera do site termômetro #oscar2022, só peca na duração: 2h20, com certeza dava para ser mais curto sem perder nada da história.

A sinopse é um americano típico (quando perguntado se votou no trump ele responde que não pôde votar porque havia sido preso) cuja filha está presa por homicídio na França. 

Ele parte numa jornada para tentar ajudá-la  - mesmo sem saber se ela queria ou não - e no meio do caminho acaba constituindo uma nova família.

Um ponto alto do filme são as locações na periferia de Marselha.

Recomendo, nota 8,  perde ponto na montagem.

https://www.imdb.com/title/tt10696896/

Finch (2021)

 Finch (2021) - IMDb

Filminho de sessão da tarde, está para o cinema como a caderneta de poupança está para os investimentos.

O náufrago, roteiro completo, tudo de novo, só que agora é no deserto gerado pelas mudanças climáticas globais, o Wilson é um robô e tem um cachorro. 

Resumo assim para não dar spoiler.

Se procura filmes que merecem alguma consideração sobre esse tema, veja Ex Machina, ou Homem Bicentenário, alguns episódios de Black Mirror, e mesmo se quiser um bem xarope, veja Wall-e que estará melhor servido.

Nota 5, recomendo só se for assistir após o almoço de domingo.

The card counter (2021)

  The Card Counter (2021) - IMDb

Bom filme, produção executiva do Martin Scorcese (com outros dez...)

Boa atuação do Oscar Isaac, o roteiro não é nenhuma brastemp, lembra um pouco o curta The Letter Room, com o mesmo ator, indicado ao #oscar2020.

A sinopse é um ex-soldado que serviu como torturador em uma prisão no Iraque, cumpre pena por esses crimes enquanto seus superiores saíram livres, torna-se jogador profissional de pôquer na prisão e segue numa jornada de vingança e penitência.

O filme tenta ser um thriller psicológico, com um ótimo argumento, mas não entrega tudo que poderia.

O Willem Dafoe ficou extremamente subaproveitado no elenco, e com certeza faltou química com a personagem femme fatale da Tiffany Haddish.

Nota 7, bom entretenimento, não esperem demais, apesar dele ter sido selecionado no festival de #Veneza2021

md

 

 

Cry macho (2021)

 Cry Macho (2021) - IMDb

É pra chorar, mesmo... O Clint Eastwood caiu na netflix.

Sem dúvida nenhuma o pior filme da carreira dele, péssimo roteiro, com tons racistas e sexistas. 

Ponto baixíssimo em uma carreira de tanto sucesso.

Não chega nem aos pés de outros que inclusive já comentei aqui no blog, como O caso Richard Jewell, Invictus, Meia noite no jardim do bem e do mal e As pontes de Madison.

Parabéns para quem escreveu a sinopse no imdb, me enganou direitinho - Uma antiga estrela de rodeio e criador de cavalos aceita um emprego para levar o filho jovem de um homem longe de sua mãe alcoólatra.

Bizarro que no site Termômetro oscar ele esteja colocado "na reserva" para a premiação.

Nota 4, não recomendo.


 

sábado, 13 de novembro de 2021

Wrath of man (2021)

 Wrath of Man não inova mas consegue entreter – Fala Visual

 É o novo do Guy Ritchie, diretor de quem sou muito fã, confira o comentário do último, Magnatas do Crime.

O Jason Statham já tem estrada para entrar para o clube Chuck Norris dos vovôs badass mas continua atirando.

O roteiro não tem muita novidade, inclusive o título "infiltrado" que escolheram em português já entrega a historinha batidinha de vingança pela família.

O diferencial do Guy Ritchie é conseguir aliar ao tiroteio e correria os bons personagens. 

A trama vai se revelando em doses adequadas, consegue segurar o ritmo até o final, derrapa um pouco exatamente nessa parte, mas ainda assim dou nota 8.

Recomendo só para quem gosta de personagem malvadão frio e calculista, nesse caso, tipo Cigano Igor.

Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum (2013)

 Inside Llewyn Davis: Never New, Never Old | Movie lover, Album covers,  Movie poster wall

Estou revendo a filmografia dos irmãos Coen - #maaratonacoen

Ótimo drama, de ator, com o competente Oscar Isaac antes de ser catapultado nas Star Wars da Disney (confira também o recente Duna), coadjuvado pela Carey Mullingan (Promise young woman) e pelo Justin Timberlake. O John Goodman também faz uma ótima ponta.

Muitas premiações merecidas, indicado a dois #oscar2014, melhor fotografia e melhor trilha. 

Indicado a palma de ouro e vencedor do grande prêmio do juri de #Cannes2013

Um músico talentoso que não consegue superar a perda do seu parceiro de música country vai aos trancos e barrancos vivendo um dia de cada vez com a mochila e o violão, no inverno do Green Village em Nova Iorque.

Nota 9, recomendo! 

https://www.imdb.com/title/tt2042568/

Marighella (2019/Wagner Moura) + (2012/Isa Ferraz)

   undefined   Marighella

Há algo de podre no reino...

Essenciais para entender porque devemos defender a democracia a qualquer custo.

O filme de estreia do Wagner Moura como diretor foi aclamado pela crítica e demorou dois anos para vencer a censura imposta pelo necrogoverno.

DEVE ser assistido por tod@s @s brasileir@s.  

Bom filme, boa performance do Seu Jorge e de todo o elenco. 

A fotografia lembra muito Cidade de Deus e Tropa de Elite, filmado com a câmera na mão e com os elementos já bem conhecidos dos filmes de ação, mas atingindo magnificamente o seu objetivo de incomodar e fazer pensar, assumindo claramente a que veio.

O filme é bem diferente do documentário, e ambos devem ser assistidos para que sejam apreciados naquilo que tem de melhor.

Para ter a certeza mais que absoluta que fascismo não se discute, somente se combate.

O filme foi atacado por bozobossais no imdb, com direito a um sistema especial de ranqueamento: Minha nota é 9. ASSISTAM!!



 

terça-feira, 2 de novembro de 2021

Dune (2021)

 Novo pôster de Duna mostra a Casa Atreides

Uma versão grandiosa, opulenta e... digna.

Vá lá, que ganhe os #oscar2022 que tiver que ganhar. 

A trilha do Hans Zimmer também ajuda demais a encher a bola do filme.

Quem lê meus comentários sabe que o gênero Sci fi é um dos meus preferidos.

Particularmente essa história acompanho no cinema e nos quadrinhos desde a adolescência.

Até para saber valorizar o que esse remake tem de bom, vale a pena revisitar os anteriores:

Obviamente o meu preferido é o do Lynch - o autógrafo peguei quando ele veio a BH para lançar o livro "em águas profundas". Apesar de cair no lugar comum do livro melhor que o filme.

E dou o braço a torcer que essa nova versão talvez faça mais justiça ao livro.

O problema maior é esse - o livro é tão grande que mesmo com 2h35min de filme deixou a impressão de que cortou muita coisa - e olha que já estão filmando a parte dois para lançar em 2023...

Para entender de onde saiu isso tudo vale a pena assistir o documentário Duna de Jodorowsky para entender melhor as conexões entre os quadrinhos e alguns clássicos dos anos 1980 como Guerra nas Estrelas, Exterminador do Futuro e Alien.

É mesmo uma pena que a versão do Jodorowksy tenha dado errado, pois além do Giger e Moebius o filme teria participação do Orson Welles, Salvador Dali e a trilha seria do Pink Floyd!... Tem um bom vídeo sobre isso no canal do Omelete:

 


O Frank Herbert e outros autores como Philip K Dick que sempre comento por aqui beberam nas fontes do Isaac Asimov. Aliás, vale conferir a série Fundação que está em cartas na apple tv.

Nota 7, se vc não assistir terá perdido um marco do cinema em 2021. Veja nem que seja pela experiência, mas sabendo mais do contexto, com certeza a experiência vai ser melhor.

https://www.imdb.com/title/tt1160419/


 

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Beckett (2021)

 Beckett poster - Foto 15 - AdoroCinema

Mais pretensiosos que eu escrevendo esse blog só mesmo esses filmes da netflix.

Começa pelo nome e sabe-se lá se quiseram mesmo insinuar algo relativo a Esperando Godot.

O filme é uma espécie de anti-007 non sense.

Um turista americano se vê envolvido em uma perseguição pela polícia grega durante suas férias, após um acidente de carro e vai encarando desventuras em série para conseguir chegar na embaixada americana em Atenas.

O diretor trabalhou em Me chame pelo seu nome, que tem pouco ou nada a ver com esse, que é bem pior.

Vai literalmente tropeçando e surfando nos elementos de filme de espião, mas sem muito mistério.

O Mr. Bean ou o Mike Miers fazendo caricatura do gênero se saem melhor.

A única virtude que vi no filme foram as locações no interior da Grécia e na periferia de Atenas. Do meio para frente meio que esquecemos da história e começamos a brincar de dar pause e tentar ler as placas em grego.

Para um bom Non sense começando no hospital veja Albatroz e se quiser um pesado sobre manifestações de rua e revolução então é o Nuevo Orden.

Nota 4, não recomendo.

 

domingo, 31 de outubro de 2021

Animales humanos (2020)

 Animales Humanos - 12 de Dezembro de 2020 | Filmow

Achei o filme um tanto pretensioso, eu o colocaria num grupo de filmes recentes que se inspira em diretores como David Lynch e Roman Polanski para tentar fazer thrillers psicológicos, mas acabam passando do limite e não chegando lá.

Nesse, o argumento é muito bom - a impossibilidade de conviver bem com os vizinhos - um casal tem a filha atacada pelo cão dos vizinhos, que são ativistas protetores de animais. Eles tomam suas providências e vão enfrentar toda a ira e vingança dos donos do animal.

Até a metade, em que se constrói a tensão, o filme até que vai muito bem, mas a solução da trama e o desfecho derrubam o roteiro, caindo em um lugar parecido com o de Não Matarás, que comentei por aqui.

Nota 5, não recomendo, a menos que vc ache que Jogos Mortais, Round 6 e coisas desse tipo são o melhor do suspense e terror que tem por aí.



Los tiburones (2019)

 The Sharks (2019) - IMDb

Filme indicado para prêmio do juri e vencedor de melhor diretora em #Sundance2019.

Produção uruguaia, argentina e espanhola.

Bom argumento, atores desconhecidos, a atriz principal segura bem o papel de Rosina, adolescente de 14 anos que vive em uma pequena cidade litorânea onde se espalham rumores de ataques de tubarões.

Vivendo com os pais em condições precárias ela é levada pelo próprio pai para ajudar em um trabalho braçal, onde conhece Joselo, um pescador um pouco mais velho, com quem se envolve (ou pelo menos tenta).

Os tubarões e uma cadela prenha são o pano de fundo do roteiro que teria tudo para explorar o que tem de fato que é uma grande tensão reprimida entre os personagens, inclusive sexual, mas não vai muito além de já vimos em outros filmes com corpos na água e animais representando a frieza e irracionalidade humanas.

Aliás esse é o tema de outro que vi recentemente, mais ou menos do mesmo nível: Animales Humanos.

Mas os que eu recomendaria que são mais bem sucedidos em explorar tudo isso são Relatos Selvagens, Amores Perros.

Nota 6. 

https://www.imdb.com/title/tt9358136/

 

domingo, 10 de outubro de 2021

Voyagers (2021)

Voyagers Fan Casting on myCast

Cruz credo que filme ruim!

Pior que ele só esse subtítulo que deram no Brasil - Instinto e desejo.

O Colin Farrel me enganou direitinho, o argumento  é aquele antigo da missão espacial para colonizar algum planeta, vai bem até a primeira meia hora do filme.

Depois vai caindo em queda livre e sem direção, tem cenas que parece discurso antifascista, em outras tenta o suspense com sangue, e tem outras que finge ser uma alta discussão filosófica existencial, mas não é nada disso.

Nota 3, passe longe, tem coisa bem melhor para vc assistir, se gosta de ficção dá uma conferida nas séries Electric Dreams ou Love, death + robots. Até mesmo a mediana Raised by wolves é melhor.

Ou nessa linha astronauta treinado desde que nasceu, veja o Ender's Game. 

Sobre essas temáticas em que esse filme fracassa flagorosamente, recentemente vi um razoável: High Life.


 

 

No sudden move (2021)

 


Bom thriller de gangster, bom elenco e bom roteiro, com mais reviravoltas do que  tiros, um ritmo mais lento que exige do espectador mais atenção aos diálogos, talvez seja por isso que está com a popularidade em queda no imdb.

A direção de arte e a trilha sonora também estão bem legais.

Os dois atores principais, Don Cheadle e Benicio Del Toro estão muito bem, e o resto do elenco coadjuvante também, destaque para o Ray Liotta e a ponta do Michael C. Hall (Dexter, A 7 palmos). E de quebra tem o Brendan Fraser, aquele mocinho do filme "A múmia" que eu não via há anos nas telas.

A história se passa na Detroit dos anos 1950 - os carros sabemos que são alugados, mas as locações estão absolutamente incríveis. Os personagens do Toro e Chadle são contratatados para sequestrar a família do gerente de uma empresa, enquanto ele é obrigado a pegar um documento no cofre da sua empresa. A trama se desenrola com o sequestro dando errado e os dois escalando a rede de mandantes do crime.

Roteiro bem escrito, um tanto previsível, mas bem equilibrado, com vários turnovers, o filme entrega o que promete.

Nota 8, recomendo para quem não acha que todo filme de ação tem que ter só tiroteio e correria.

https://www.imdb.com/title/tt11525644/ 


sábado, 9 de outubro de 2021

Albatroz (2019)

 



Bom filme, sentando do lado dos queridos diretores David Lynch e Shane Carruth, com muitas referências ao primeiro.

Ou seja, é o tipo de filme que é propositalmente feito para vc NÃO entender, nem da primeira, nem da segunda vez que assistir. Os vídeos de entrevistas com o diretor, escritor e elenco abaixo deixam claro que o filme foi concebido como um quebra cabeças.

Por isso que ele entra para uma categoria de filme que será sempre pouco assistido, mas sempre muito lembrado pelos cinéfilos. Parabéns ao diretor Daniel Augusto e ao escritor Braulio Mantovani (Cidade de Deus e Tropa de Elite).

A história gira em torno de um fotógrafo que fica famoso por testemunhar o assassinato de um suposto terrorista, aclamado pelo qualidade artística das fotos mas criticado por ficar fotografando ao invés de ajudar para salvar a vida do homem. O filme começa com ele levando a esposa ao hospital,  o carro é baleado, ele acorda no hospital e ela sumiu. 

A partir daí se desenrola uma trama literalmente frenética e SENSORIAL.

Literalmente. AVISO IMPORTANTE: O filme usa muitos gatilhos sensoriais, com muitas cenas com a tela totalmente branca, flashes e cores fortes e vibrantes, verde, roxo, azul, colocadas de propósito para provocar reações específicas no cérebro, portanto, NÃO É RECOMENDADO PARA QUEM SOFRE DE EPILEPSIA.

O roteiro é completamente não-linear, lembra muito a Estrada Perdida e Cidade dos Sonhos do Lynch, só que muito mais pesado nos recursos audiovisuais. Perto desse, os do Lynch são até menos complexos.

Entre os personagens aparece uma antiga namorada escritora com um corpo em seu apartamento, não dá para saber o quanto da história está dentro ou fora do livro que ela está escrevendo o seu marido rico, uma amante atriz, uma neurocientista e o delegado que investiga o crime.

A personagem da neurocientista dá a dica para alguma interpretação possível, quando explica como o cérebro reage diante de uma ilusão de ótica - o que vc vê é o seu cérebro te enganando.

Portanto, não adianta tentar encontrar qualquer coerência para a história do filme,  para encontrar algum sentido a partir da cena final absolutamente incompreensível, você vai ter que montar um quebra cabeças pensando que tudo o que está na tela é uma ilusão de ótica para enganar o cérebro.

Nota 7, recomendo para quem não se importa de terminar o filme sem entender nada.  

DEPOIS que vc assistir, se for preguiços@ como eu, busque no youtube os comentários do blog Dá Pena ou Vale a Pena, acho que eles decifraram a esfinge do filme.

Veja o trailer e entrevistas abaixo:


 




 

 

 

 

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Reminiscence (2021)

 Reminiscence É Uma Das Grandes Aposta da Warner Bros. Para 2021! Thriller  Sci-fi Com Hugh

Bom filme, bom elenco, bom roteiro. A direção de arte futurista retrô também está bacana, apesar da computação gráfica para criar um mundo pós-apocalíptico inundado pelo aquecimento global.

Parece uma mistura de Blade Runner com Minority Report.

A sinopse é o roteiro tradicional do ex detetive particular que se envolve com uma femme fatale e vai atrás dela nas boates e guetos da máfia, mas vale a experiência do Hugh Jackman, Thandiwe Newton e Cliff Curtis,  que seguram o filme, os efeitos especiais e o enredo também ajudam, o conjunto da obra ficou bom.

Aliás tem mais gente do elenco da série Westworld no filme, dá pinta que é por contrato do estúdio.

Nota 8, recomendo.

https://www.imdb.com/title/tt3272066/

 

Stowaway / Passageiro acidental (2021)

Stowaway (2021) - IMDb

Padrão netflix: gastaram tudo no casting da Toni Collete e Ana Kendrick - pagando bem que mal tem?

Roteiro horroroso, sem pé nem cabeça até para o padrãozinho "vamos para o espaço consertar a nave por fora" é ruim.

Para falar a verdade, achei o filme até meio racista. Vejam ae e me digam...

Nota 4, não recomendo. Assista  o 2001 de novo ou a série Star Trek.


 

domingo, 26 de setembro de 2021

Electric dreams (2017-2018)

 Electric Dreams Key Art Poster on Behance

Ótima série, junto com Love, Death + Robots e Black Mirror e Calls é das melhores que apareceram ultimamente.

Todo verdadeiro fã de ficção conhece a obra do Phillip K. Dick. 

Para quem não conhece, basta só mencionar que Blade Runner foi baseado em um livro dele, né.

O imdb lista nesse LINK como esse autor é um dos mais filmados do gênero, certamente você já viu e gostou de algum filme baseado na obra dele.

Um dos mais bacanas é "o homem duplo" com o Keanu Reeves. 

O produtor executivo dessa série é o Brian Cranston, o eterno Walter White de Breaking Bad.

Vê-se por essas e outras produções que ele anda gastando muito bem o dinheiro que ganhou.

Ele protagoniza um dos episódios e aliás, o ótimo elenco também é um dos pontos altos da série.

Mas o melhor mesmo fica por conta dos bons roteiros (obrigado P. Dick) e todos tem uma produção melhor que muitos longas de streaming até mais aclamados e badalados por aí.

A série é antológica, ou seja, os episódios não tem uma sequência, e obviamente cada um deles agrada mais ou menos conforme o espectador, o que também é legal. 

O meu favorito foi o quinto, "real life". Escolha o seu e comente ae.

Nota 10 pelo conjunto.

https://www.imdb.com/title/tt5711280/



 

Old / Tempo (2021)

 Old - director M Night Shyamalan is back with his latest thriller with a  twist!

Shymalan em sua zona de conforto.

Quem é fã de carteirinha do diretor, como eu sou, vai ficar satisfeito, estão lá todos os elementos típicos dos filmes dele, mas deixa aquele gostinho de quero mais.

O roteiro lembra muito um dos melhores da filmografia dele, A vila, segura bem o mistério até o final, mas exatamente na hora de revelar a trama é que o roteiro "morre na praia" (e isso é um trocadilho infame)...

E quem traduziu o título para português brasileiro ainda ajuda a dar uma afogada, entregando o tema. A sinopse é uma praia em que as pessoas estão presas e envelhecem mais rápido. Por mim teria deixado "Velho" mesmo.

Bom filme, boas atuações do elenco (que sempre traz o diretor em uma ponta) mas o grande pecado do filme talvez seja destacar os poucos efeitos efeitos especiais e cenas na água e não investir na construção psicológica dos ótimos personagens e seus conflitos dentro da história.

É o que o Split consegue fazer de forma magistral, mas que o próprio Shymalan detona depois em Glass.

O roteiro esboça isso mas tinha potencial para ir muito, muito mais profundamente nesse aspecto, além do que o filme chega. 

Parte das quase duas horas de filme com certeza  poderia ser melhor aproveitada para tensionar mais o drama de cada personagem, pelo menos a família no centro da trama, mas também os outros hóspedes que estão na praia e até mesmo o gerente e seu sobrinho e também o motorista, que são coadjuvantes na história.

Nota 8, recomendo, mas se vc não viu esses outros mencionados aqui, então vc ainda não viu o melhor do Shymalan, por exemplo em A visita.

https://www.imdb.com/title/tt10954652/

 

A visita (2015)

 Amazon.com: THE VISIT MOVIE POSTER 2 Sided ORIGINAL 27x40 M. NIGHT  SHYAMALAN: Posters & Prints

 Recuperando e ampliando um comentário antigo  no facebook:

 Tinha dez anos, desde A Vila que o Shymalan andou fazendo filmes meia boca. 

  Esse marca um retorno digno do diretor ao seu melhor estilo.  Com bom argumento, montagem e roteiro, A Visita traz o diretor de volta. 

Boas performances também dos atores adolescentes. 

O final bem que poderia ser mais trágico e sangrento, mas aí seria muito para Hollywood. 

Recomendo, nota 9. 

Assista de noite, de preferência com chuva e trovoada, e se possível sozinho!

 https://www.imdb.com/title/tt3567288/

domingo, 19 de setembro de 2021

Sete psicopatas (2012)

 Seven Psychopaths – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Sensacional! 

Ótimo elenco e roteiro, bom metacinema. 

Meus filmes preferidos são sem efeitos especiais, centrados nos personagens e na história. Só não ganha 10 porque poderia ser um pouco mais curto, mas mesmo assim não vai desagradar. Lembra muito Snatch, Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes e Amores perros sendo que o elemento comum entre esse são os cachorros! 

Recomendo!

Mate-me mais uma vez (2014)

 Mate-me Mais Uma Vez - Filme 2014 - AdoroCinema

Quem é fã do Tarantino vai gostar demais desse. 

As cenas de sangue seriam dispensáveis mas o roteiro redondinho, a boa trilha sonora, Alice Braga no papel principal e o humor ácido e pontiagudo dessa produção valem minha nota 9!!! 

Lembra Snatch - Porcos e Diamantes, Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes e outros do gênero. 

Adoro filmes com o mínimo de efeitos especiais, e que dependem só do bom roteiro e performance dos atores para agradar!!! Recomendo!

 

 

Snatch (série 2017-)

 Snatch - Série 2017 - AdoroCinema

 Muito bacana ver como os garotos de Gryffindor estão gastando o dinheiro mágico que ganharam. 

Emma Watson vai consolidando a carreira com altos e baixos, entre os altos As Vantagens de Ser Invisível

Daniel Redcliffe até o momento só nos baixos, mas definitivamente Rupert Grint acertou em cheio ao produzir essa série que dá continuidade ao filme, na melhor qualidade do humor inglês. 

Nota 8, Destaque para a trilha sonora com o melhor da cena gangsta londrina!!!

https://www.imdb.com/title/tt5992164/  

Gangs of London (2020)

 


 Bom elenco, atuações razoáveis mas é muito episódio para pouco roteiro.

Vem na onda de outras séries que estão no ar sobre mafiosos ingleses.

Essa lembra um pouco a Obsession, é mais centrada no drama familiar, com mais violência explícita, por isso que é pior.

Nota 7, recomendo só para quem curte sangue adicionado na pós-edição (mesmo assim recomendo mais os do Tarantino)...

Por mim fico com os filmes do Guy Ritchie que são mais bem humorados: Magnatas do crime, Snatch ( o longa e a série), Jogos, trapaças e dois canos fumegantes.

O do Steven Sodebergh Logan Lucky e o dos irmãos Safdie Jóias Brutas tb merecem indicação nesse quesito.

E ainda vale listar Kill me three times e Sete psicopatas, ambos ótimos!

 


sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Dupla explosiva (2017) / Dupla explosiva 2 (2021)

 Dupla Explosiva - SetCenas  The Hitman's Bodyguard [Movie] - The Hitman's Wife's Bodyguard | Monster  Music & Movies

Toda boa dupla vem em grupos de dois, certo? ;)

Caso raro em que o título em português ficou melhor que o original.

Para quem curte filme de ação extrema, com explosão, metralhadora e gritaria em TODAS as cenas.

Bom timing de comédia, o elenco caro só faz vista, o A. Banderas e o M. Freeman ficam no limite da competência, o Banderas de vilão grego exagera na caricatura.

O R. Reynolds e o S.L. Jackson seguram bem nos papéis principais, mas quem rouba a cena é a S. Hayek xingando palavrões pesados em todas as falas.

Nota 7 para os dois, recomendo para quem dispensa feijão para ficar com o fuzil, na hora de escolher o filme.


 

domingo, 5 de setembro de 2021

Respect (2021)

 Respect: A História de Aretha Franklin - Filme 2020 - AdoroCinema

 

Quem não gosta da Aretha bom sujeito não é.

Eu gosto, mas comparando esse com os últimos filmes biográficos que passaram na telona recentemente, como por exemplo o da Billie Holiday, esse aí fica devendo.

Nem o Forrest Whitaker salva o filme, e olha que ele está muito bem no papel do pai.

Se coloca na linha do protagonismo e empoderamento negro - daí o título - e deve conquistar algumas indicações no #oscar2022, mas não merece... é bem burocrático e a performance da atriz infelizmente fica muito abaixo do que o personagem mereceria...

Felizmente, nada disso afeta a voz imortal da cantora!

Nota 6, não recomendo, mas vc vai acabar assistindo...

Se vc ainda não viu Soul, definitivamente deixe esse para depois.

domingo, 29 de agosto de 2021

Bingo o rei das manhãs (2017)

 Bingo: The King of the Mornings (2017) - IMDb

 Belo filme, bom roteiro, a iluminação e fotografia ajudam a dar um clima sombrio para a história que só podia virar filme mesmo. 

Muitos planos e cortes bacanas. 

O Brichta surpreende, mas quem dá show de atuação é a Leandra Leal no papel coadjuvante. 

Destaque também para a trilha sonora. 

Nota 9, Recomendo. 

Quem não foi criança nos anos 1980 não vai ter a mesma catarse, mas para quem foi é imperdível. 

E depois assista esse fake making off com o Wagner Moura, que também ficou muito legal: https://www.youtube.com/watch?v=YKJWGhe_UX4

Chacrinha: O Velho Guerreiro (2018)

 Chacrinha: O Velho Guerreiro (2018) - IMDb

Sabia que esse nome artístico vem de um local?? 

Bom filme, na esteira do especial de TV de 2017 Stepan Nercessian continua encarnando essa bela homenagem. 

Eduardo Sterblitch também esta bem no papel do jovem Chacrinha. 

O roteiro é simples e despretensioso, até um pouco repetitivo, comparado com Bingo que é outra ótima biografia, é ate mesmo ingênuo mas leva minha nota 8. Recomendo.

Não podemos deixar o cinema nacional morrer, de novo.

Wilkolak / Lobisomem (2019)

 Wilkolak (2019) Polish movie poster

Apesar do título e natureza mais sombria esse não é exatamente um filme de terror.

Ele está mais para thriller dramático,  lembra um pouco O pássaro pintado, mas não chega aos pés em nenhum aspecto. Perto desse é até leve.

A sinopse é um grupo de crianças e adolescentes resgatados de um campo de concentração ao fim da 2a guerra que fica preso sem água  sem comida em um casarão abandonado, cercado de cachorros famintos treinados pelos nazistas.

O filme não vai muito além de  argumentar que "o lobo do homem é o próprio homem". Há outros do gênero que fazem isso bem melhor, como o que está mencionado acima.

Nota 6. Recomendo só para quem gosta desse gênero.

https://www.imdb.com/title/tt7203520/

sábado, 28 de agosto de 2021

La odisea de los giles (2019)

 La odisea de los giles movie poster #1637433 - MoviePosters2.com

 

 Bom filme argentino, comédia dramática, com ótimo elenco.

Como anda se tornando o padrão atual, produção do ator principal Ricardo Darin.

O roteiro - adaptado de um livro - não tem nada de espetacular mas é bem redondinho, a sinopse é um grupo de amigos em uma pequena cidade do interior da Argentina que tem as suas economias roubadas por um gerente de banco, e arma um plano francamente amador para tentar recuperar o dinheiro.

Segue mais ou menos a linha das comédias de assaltos planejados, mas sem exageros mirabolantes, o filme tenta ser bem realista ao inserir os personagens na trama com suas virtudes e defeitos, bom entretenimento com espaço para boas atuações de todo o elenco.

Nessa linha eu prefiro as comédias inglesas do Guy Ritchie como Snatch (o longa e as duas temporadas da série) e Jogos, trapaças e dois canos fumegantes.

Recomendo, nota 7. Ainda não assisti a série A casa de papel, mas pelo jeitão acredito que quem gostou dessa série deve gostar desse filme também.

https://www.imdb.com/title/tt10384744/

domingo, 22 de agosto de 2021

Café Society (2016)

 Café Society (2016) - IMDb

 Com vários do Woody Allen na fila, recentemente incluí aqui no blog Rifkin's Festival e Blue Jasmine.

Padrão no estilo do diretor - o homem mais velho da indústria do cinema que se envolve com uma mulher mais nova, nesse alternando entre Los Angeles e Nova Iorque.

O destaque fica para o Jesse Eisenberg que está bem no papel de namoradinho paciente, mas nenhuma brastemp, um pouco melhor que a Kristen Stewart.

Como sempre também, destaca-se a trilha sonora, com Jazz do bom, bem como cabe um elogio para a direção de arte, figurino e cabelos/maquiagem.

Nota 6, não entra nos top 10 do diretor, mas para quem é fã, merece conferir.

https://www.imdb.com/title/tt4513674/