quarta-feira, 2 de março de 2022

Memoria (2021)

 Memória / Memoria (2021) - Horários das sessões - filmSPOT

Filme vencedor do prêmio do juri e indicado para palma de ouro em #Cannes2021.

Mas lembrando que quem ganhou a palma de ouro foi o Titane... não se iluda (isso é um trocadilho pois o file é sobre ilusões):

É mais fácil soletrar o nome do diretor Apichatpong Weerasethakul de trás para frente que entender esse filme de primeira.

Projeto da aclamada e por mim amada atriz Tilda Swinton com o diretor.

Muito difícil falar dele sem dar spoiler, o que dá para dizer é que é um filme de ficção científica quase totalmente fora da caixa - por isso talvez que esteja sendo tão premiado.

A sinopse seria uma pesquisadora (provavelmente uma antropóloga - o filme não confirma isso) que está estudando múltiplos aspectos de várias fases da história e do comportamento humanos, a partir da sua interação com as pessoas e com uma escavação arqueológica na Colômbia.

O argumento e roteiro do filme giram de um som estranho que ela escuta, e ao perceber que ninguém mais ouve, ela vai em busca de respostas. Ela está tão imersa no contexto da pesquisa, que começa a ter  dificuldade de diferenciar as suas interpretações da pesquisa da realidade concreta.

O estilo é o chamado slow cinema, com planos longuíssimos - às vezes cinco minutos ou mais - com movimentos de câmera mínimos ou imperceptíveis e sem nenhum diálogo. 

Se vc só gosta de filmes no padrão estadunidense, com roteiro todo mastigado e um clímax antes do final NÃO veja esse pois vai odiar.

Agora se vc curte filmes desconcertantes, com linha narrativa totalmente aberta, que vc chega ao final sem entender nada do que viu e depois de uma semana pensando a respeito e ver o filme mais uma vez começa a ter algumas ideias que TALVEZ expliquem o filme, vai gostar.

Eu gosto de filmes desse tipo, mas prefiro os que são um pouco mais movimentados, como por exemplo Sombras da vida, Upstream Color, Horse  Girl ou o recente Lamb.

O ritmo lentíssimo desse me derrotou, vou por a culpa no juri de #Cannes 2021, nota 6.

Detalhe: segundo o IMDB,  " Em um movimento não convencional, a distribuidora de filmes Neon está lançando Memoria "de cidade em cidade, teatro para teatro, semana após semana, tocando na frente de apenas um público solitário a qualquer momento". Além disso, de acordo com o IndieWire (21/10/10) o filme só será exibido nos cinemas e não estará disponível em DVD, sob demanda ou em plataformas de streaming".

https://www.imdb.com/title/tt8399288/


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário