domingo, 16 de abril de 2023

Cloverfiled monstro (2008) / 10 Cloverfield Lane (2016) x Os Mulheres Negras x Ultraman

  

Eu assisti o segundo antes do primeiro, nem sabia que era uma antologia, gostei de ambos, sem dúvida o segundo é melhor, mas o primeiro não é de todo ruim, o terceiro Paradoxo Cloverfield tem má fama na crítica, ainda está na minha fila.

A franquia é produzida pelo J.J. Abrams,  Midas de grandes franquias em Hollwywood com nada menos que Star Trek, Star Wars e Missão Impossível na planilha de rendimentos financeiros...

Sendo sincero, no final do Rua Cloverfield 10 achei esquisitíssima a nave alienígena, o que não tira os méritos do bom roteiro, mas só depois que eu assisti que fui me informar e entender...

Apesar de compartilharem o mesmo nome e o tema de uma invasão alienígena, os filmes têm diferenças significativas em termos de gênero, estilo, narrativa e personagens. 

Cloverfield: Monstro vai no estilo "Bruxa de Blair", de documentário fake de ficção e ação, é um pouco chato até acostumar com a câmera balançando, mas faz todo sentido na proposta do filme. A sinopse é um grupo de amigos que tenta fugir da cidade enquanto o mostro vai destruindo os prédios e evacuando aracnídeos assassinos... como não é muito longo, 1h20, com efeitos competentes e uma boa montagem, resulta bem razoável e as cenas literalmente viscerais prendem o espectador, que fica torcendo para os protagonistas sobreviverem,  apesar de já termos visto isso muitas vezes em outros filmes. Pode ser que gostei do filme porque lá na minha retina do inconsciente ainda estão as cenas do Ultraman jogando água nos monstros japoneses.

O que me lembra dessa música dos Mulheres Negras:


E também dessa vinhetinha inesquecível:


Se você curte filmes de ficção com aliens, acho que vai gostar do primeiro.

Já o Rua Cloverfield, 10 parte da temática da  ficção científica mas fica principalmente nos gêneros de suspense e drama.

A sinopse é uma mulher que acorda em um bunker subterrâneo após um acidente de carro. Ela é encarcerada por um homem - o excelente John Goodman - que afirma que o mundo lá fora foi contaminado por um ataque químico ou nuclear. O roteiro explora com maestria a paranóia e claustrofobia e o desenvolvimento da Síndrome de Estocolmo entre os personagens, com este pano de fundo que fica entre o mistério e a dúvida.  Por isso que o final em que o "alien" aparece, na verdade nem traça uma conexão clara com o primeiro filme e deixa o final do roteiro aberto, com algumas perguntas sem resposta, o que eu sempre gosto nos filmes.

Nota 7 e 8 respectivamente.

https://www.imdb.com/title/tt1060277/

https://www.imdb.com/title/tt1179933/







Nenhum comentário:

Postar um comentário