De xarope em xarope que ando assistindo, escolhi na lista esse do Woody Allen que ainda não tinha visto.
Ótimo filme, excelente elenco. Bela fotografia, especialmente nas cenas noturnas na cidade-luz (difícil fazer Paris aparecer feia hein).
Ótima trilha com Jazz e clássicos franceses dos anos 1920 ->>> Da melhor qualidade!
Sucesso de crítica e bilheteria (a maior do W Allen nos EUA), quatro indicações merecidas no #Oscar2012, melhor filme, diretor, direção de arte e levou o de roteiro, que é realmente sensacional, sem dúvida um dos melhores do diretor.
O filme conta a história de Gil , um roteirista de Hollywood que sonha em ser um escritor sério. Ele está em Paris com sua noiva Inez e os pais dela, que não aprovam sua escolha profissional. Gil se sente deslocado e frustrado com sua vida, até que uma noite ele decide caminhar pelas ruas de Paris e acaba entrando em um carro antigo que o transporta para os anos 20, a época de ouro da cultura parisiense. Lá, ele encontra figuras lendárias como Ernest Hemingway, F. Scott Fitzgerald, Gertrude Stein, Pablo Picasso, Salvador Dalí e Luis Buñuel, entre outros.
Curiosamente, apesar do quadro Noite Estrelada do Van Gogh estar no poster, ele não aparece no filme...
Onde mais Woody Allen filmaria um romance de nostalgia fazendo literalmente uma viagem no tempo fora de Nova Iorque? Não tem escolha ou talvez Para Roma com amor que ele filmou em seguida e que tb ainda não vi. A Rosa Púrpura do Cairo acho que vai na mesma linha mas já tem muito tempo que eu vi, vou ter que por na fila de novo...
Certamente alguns bons da última década como La Belle Epoque, e o recente 3000 years of longing fazem referencias a ele e por outro lado creio que o Amelie Poulain ficou na retina do W Allen.
Nota 8 recomendadíssimo para quem gosta de arte e de cinema!
Confira a trilha sonora neste LINK e nesse outro LINK.
Informações do filme no imdb: Meia-Noite em Paris (2011) - IMDb
Nenhum comentário:
Postar um comentário