Dando sequência à #maratonacoen, busque essa hash para ver os outros dos irmãos Coen que já comentei aqui no blog.
Indicações merecidas para melhor filme e melhor roteiro no #Oscar2010.
Um Homem Sério conta a história de Larry Gopnik, um professor de física judeu que enfrenta uma série de problemas pessoais e profissionais na década de 1960. O filme, como é típico na filmografia dos Coen, é uma comédia dramática que explora temas como a fé, o destino, o livre-arbítrio e o sentido da vida, com uma pitada de humor negro, drama existencial e várias referências culturais.
O personagem é professor então já bateu a catarse de cara. Ele vive uma vida tranquila no subúrbio até que as desventuras em série começam e ele fica se questionando o porque de tudo. Cada um dos três rabinos que ele procura no filme lhe responde, de um jeito diferente, que não adianta muito tentar encontrar o sentido nas supostas decisões divinas.
Um elemento bem interessante são os "mapas da realidade" que os personagens fazem para tentar dar algum sentido ao caos diário, o quadro dele já diz muto:
Aí que está a pitada de horror que também é típica na filmografia dos Coen: a lógica do mundo e muito mais a sua lógica extrafísica ou espiritual não podem ser alcançadas pela compreensão humana e às vezes as repostas para as nossas questões mais importantes não são mais que um profundo silêncio, que cada um interpreta como quer ou como pode.
Nota 8 - recomendo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário