sábado, 1 de abril de 2023

Barton Fink (1991)


Concluindo a #maratonacoen, ainda faltam alguns para comentar aqui, mas com essa hash na busca vc confere os que já listei.

Não gostei muito do filme, é um dos primeiros da dupla, que depois foi aperfeiçoando o estilo inconfundível. 

Indicado a três #Oscar1992 e ganhador da Palma de Ouro, melhor ator John Turturo e melhor diretor em #Cannes1991.

Destaque também para o John Goodman que está sensacional.

Esse particularmente, achei que fica bem próximo do estilo surrealista e perturbador dos filmes do David Lynch que sou fanzaço, mas achei que exagerou nas metáforas.

Com um certo esforço, dá para pegar alguns elementos que depois na filmegrafia deles ficam mais claros e precisos como uma crítica à  indústria cinematográfica e a exploração da criatividade.

A sinopse é um dramaturgo de Nova York que é contratado para escrever roteiros para um estúdio de Hollywood, mas que enfrenta um bloqueio criativo e se envolve em uma série de acontecimentos bizarros no hotel onde se hospeda. O filme mistura comédia, drama, suspense e elementos fantásticos, criando uma atmosfera de estranheza e mistério.

Me remeteu bastante ao Coração Satânico. O J Goodman inclusive atuou nele também.

Alguns filmes do Lynch (Cidade dos Sonhos, Inland Empire) retratam o lado obscuro e corrupto de Hollywood, mostrando como os artistas são manipulados, explorados e alienados pelos produtores e executivos. Os filmes também questionam os limites entre a realidade e a ficção, e como o cinema pode influenciar ou distorcer a percepção das pessoas.

Em Eraserhead e A Estrada Perdida tem um certo metacinema, assim como nesse dos Coen fazem referência ao próprio ato do artista criar uma obra. 

Outras pontes são francamente oníricas:  alucinações, fantasias,  traumas. Símbolos como portas, chaves, malas, fogo, água e animais, que remetem a significados ocultos ou inconscientes. Difícil saber o que é realidade ou loucura na cabeça dos personagens.

A narrativa é meio tensa e incômoda, puxando um pouco para um horror com uma atmosfera de pesadelo, como Lynch faz em O Homem Elefante, Twin Peaks e outros. 

Enfim sou apaixonado com ambos os diretores, mas não curti muito esse, nota 4. 

https://www.imdb.com/title/tt0101410/



Nenhum comentário:

Postar um comentário