Filme passado na universidade com as tretas dos professores arruinando as carreiras uns dos outros e saindo no tapa com os alunos? Vou gostar disso??? Que isso...
Esnobado no #oscar2026 e pela crítica em geral, indicação merecida da Julia Roberts no #Globodeouro2026, fui assistir dando nada pelo filme é depois de ver quase todos chego a conclusão que era um dos melhores...
Ótimo ver a atriz num papel que foge do lugar comum. Igualmente o Andrew Garfield. Michael Stuhlbarg está muito bem de coadjuvante.
Não gostei da atuação da Ayo Edebiri, achei que não deu conta do papel, que é central na trama, acaba ancorando o filme.
Eu não gostei muito do anterior do diretor Luca Guadagnino, Me chame pelo seu nome, mas esse tenho que elogiar.
Sem preocupação de entreter, mas sim de incomodar, drama psicológico transitando entre suspense moral e crítica social, muito bem filmado, gostei muito dos planos focados em partes do corpo, p. ex. nas mãos, movimentos da câmera e a trilha sonora distorcida e dissonante gera um clima de Hitchcock - teve crítico que achou um desastre, eu adorei o som do filme.
O roteiro acompanha Alma, uma professora de Yale que se vê no centro de uma crise institucional quando uma aluna medíocre e rica, cuja família é patrocinadora da instituição, acusa um colega professor de abuso sexual, e ameaça revelar um segredo obscuro do passado da própria protagonista.
A trama se desenvolve com ambiguidades morais, tensões e motivações conflitantes, abordando a vida feliz acadêmica com a sua rotina de manipulação, abuso de poder e falta de ética.
A nota do filme no imd está baixa (5,7) pois só quem vive isso na pele vai sentir a catarse. Acho que o espectador médio também vai estranhar a atmosfera fria e opressiva, mas extremamente realista, dos espaços universitários.
Aqui no blog tem vários parecidos que exploram dilemas éticos entre intelectuais, listo alguns: Compartimento #6, Competência oficial, Armand, A sala dos professores, Druk, O professor substituto, Bad Luck Banging or Loony Porn, A sala dos professores, Club Zero, Os rejeitados...
Nota 9, recomendo, para quem sabe que a universidade não é um templo onde se desenvolve as altas virtudes do espírito...
Disponivel prime - Prime Video: Depois da Caçada





